DENGUE: Morte de uma pessoa com suspeita da doença põe Vigilância em estado de alerta


Cornélio intensifica ações contra o mosquito


Prefeitura vai fazer arrastão em bairros com maior infestação do mosquito. Mutirão terá vistorias minuciosas pelos agentes epidemiológicos.


A morte de uma mulher com suspeita de Dengue em Cornélio Procópio, mobilizou as autoridades sanitárias do município para uma ação de emergência: limpeza geral nos bairros onde o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti , agente transmissor da doença, é mais alto. Trabalho será feito sábado que vem, dia 5.


Nesse dia, a Prefeitura, com seus agentes epidemiológicos, funcionários da Vigilância Sanitária e da garagem e voluntários, estarão na zona norte da cidade, para um verdadeiro mutirão de limpeza em bairros como Vale Verde Pioneiros, Nova Esperança e Jardim Primavera. Vão recolher todos os materiais em desuso nas residências, como pneus, latas, sofás velhos e outros materiais que a população deverá colocar sobre as calçadas.


As áreas mencionadas são as que apresentam os maiores índices de infestação do mosquito, que transmite a doença. O Primavera, inclusive, foi o que registrou o óbito da senhora de 71 anos. Embora fosse constatado que ela passou por diversas complicações de saúde, o Departamento de Saúde não descarta a possibilidade de ter morrido em função da dengue.


A diretora do departamento, enfermeira-padrão Alexsandra Mariucci, convocou imprensa quarta-feira para falar sobre o assunto e as medidas preventivas que estão sendo tomadas. Segundo ela, mesmo que a suspeita de morte por dengue não tenha sido confirmada pelo resultado do material enviado ao Lacen (laboratório de Curitiba), a população deve estar atenta e tomar os devidos cuidados com o mosquito transmissor.


“Assim como no caso da Gripe H1N1, temos que estar muito atentos. Naquela ocasião, existia o perigo, a população colaborou muito para evitar a propagação da doença e, felizmente, não tivemos nenhum registro de morte. Agora, a preocupação deve ser a mesma. Por isso, contamos com o apoio de todos no combate ao mosquito que pode usar como criadouro até uma tampinha de garrafa”, alertou a diretora.


Já a chefe do Setor Vigilância Sanitária, Tânia Langer, que também participou da coletiva, julga que o trabalho deve ser ainda mais intenso devido ao aumento de casos confirmados com dengue no município. “A população deve fazer uma vistoria minuciosa em suas casas e em seus quintais todos os dias. E, se alguém tiver alguma denúncia a respeito de qualquer ato de descaso, pode ligar para a Vigilância que nós iremos investigar”, prometeu. O telefone para denúncias é o 3904-1037.


Lembrou que o mosquito da dengue se reproduz em água parada, que pode ser desde um pneu velho jogado em um terreno baldio, até pequenos criadouros que se estabelecem em uma casca de ovo, um brinquedo de criança, ou uma planta, como as bromélias, que podem acumular o mínimo de água suficiente para que o mosquito se reproduzir.


Os números - A enfermeira Claudiane Andrade, que é a responsável técnica da Vigilância Epidemiológica, os números da dengue em Cornélio Procópio são preocupantes, pois já foram confirmados 52 casos confirmados através de exames; 221 casos notificados que aguardam resultado do laboratório e o óbito que teria sido causa da doença. Ela oriente para que pessoas com sintomas procurem um hospital ou posto de saúde para que a coleta de material para exame seja feita de maneira correta, no oitavo dia após os primeiros sintomas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS