Pessuti atende prefeitos da Amunop e Amunorpi e garante mais obras e melhorias

O governador Orlando Pessuti se reuniu nesta quinta-feira (10), em Londrina, com prefeitos e vice-prefeitos dos 93 municípios que integram a macro região Norte do Paraná durante o Programa de Descentralização do Governo.

Pessuti recebeu representantes da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

Todos os prefeitos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre obras em andamento, projetos e ações que estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado para melhorar a infraestrutura da região.

“É uma reunião para ouvirmos e sermos ouvidos. O nosso Governo quer buscar soluções em conjunto com aqueles que estão diariamente vivenciando a realidade e as necessidades da população”, declarou Pessuti. Ele reforçou que um dos principais objetivos da reunião a interiorização é o crescimento e desenvolvimento econômico do interior do Paraná.

Uma das pautas do encontro foi a necessidade de que as prefeituras iniciem as obras que já estão autorizadas até o final do mês. Em função da Lei Eleitoral, a partir do dia 3 de julho fica proibido iniciar qualquer tipo de obra pública. O governo também fica impedido de fazer a transferência de recursos que não sejam emergenciais.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski, orientou os prefeitos sobre os encaminhamentos necessários para iniciar as obras previstas, financiamentos e processos licitatórios neste período.

LIDERANÇAS - Para o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e prefeito do município de Sabáudia, Almir Batista, a aproximação implementada por Pessuti entre os municípios e o Governo do Estado é algo inédito na região.

“O governador veio à nossa região, ouviu as necessidades dos prefeitos de maneira franca e humilde”, disse. “Esta reunião veio para acabar com a angústia de muitos de nós que tínhamos dúvidas sobre obras e projetos e não sabíamos como agir”, completou o prefeito Almir.

O prefeito de Sabáudia enfatizou que a Região Norte é, territorialmente, uma das maiores produtoras de grãos do mundo, responsável pela produção de 33 milhões de toneladas de grãos. “E muitas vezes estamos aqui neste Norte do Paraná com investimentos reduzidos e precisando que o Governo ouça o nosso clamor. Então, esta atitude do Pessuti irá ficar na memória das lideranças da região”, salientou.

Já o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Maurício Bueno de Camargo, que também é prefeito de Cruzmaltina, disse que a interiorização deve continuar sendo um projeto de governo de futuro no Estado do Paraná.

“A importância da vinda do Governo do Estado à nossa região é grande e esperamos que este projeto faça parte do futuro do Paraná”, reforçou Maurício. Ele mencionou os projetos que beneficiaram a população da sua cidade, entre elas uma Biblioteca Cidadã, uma Clínica da Mulher e da Criança e a Patrulha Rural.

“Agora estamos pleiteando uma patrola e um caminhão coletor de lixo e teremos o auxílio do Estado para aquisição”, informou Maurício. “Os 26 municípios que integram Amuvi estão satisfeitos com o Governo. Apucarana, que é o maior deles, tem poucas pendências, pois há 15 dias fomos atendidos em Curitiba pelo governador e hoje estamos sendo ouvidos novamente”, observou.

O presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) e prefeito de Bandeirantes, Celso Silva, salientou que a aproximação do Governo do Estado com os municípios é “uma oportunidade democrática e direta para resolver os entraves burocráticos e encaminhar projetos”. Uma das prioridades da região, segundo ele, é na área da saúde, com a construção do Hospital Regional de Cornélio, com capacidade para 88 leitos.

Outra necessidade da região, segundo Silva, é a criação de uma central de abastecimento e distribuição, aos moldes da Ceasa, para estimular a geração de renda entre os produtores locais, que hoje são prejudicados pelos “atravessadores”. “Precisamos criar novas alternativas para estimular os produtores rurais a permanecer no campo, através do fortalecimento da agricultura familiar, respeitando as peculiaridades de cada município”, comentou.

Pessuti ouviu as reivindicações dos prefeitos e lembrou que, além das obras que já estão em andamento e as que devem começar até o fim deste mês, o Governo do Estado tem projetos que já têm recursos garantidos e nem todos os prefeitos se candidataram. No programa Trator Solidário, por exemplo, ainda podem ser financiados 2,5 mil tratores até o final do ano.

Participaram da reunião deputados federais e estaduais, entre eles o deputado estadual, Luiz Eduardo Cheida, deputado estadual, Artagão de Mattos Leão, deputado estadual, Alexandre Curi, deputado estadual, Cleiton Kielse, deputado federal, Rodrigo Rocha Loures e deputado federal, Luiz Carlos Hauly.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS