Merenda Escolar, uma das melhores do Estado
Programa mantido pela prefeitura atende a mais de 3 mil crianças do ensino fundamental
Farofa nutritiva com talos de verduras; pirão de frango; feijão com lingüiça calabresa e couve; e vaca atolada (costela bovina com mandioca). Estas são algumas das novidades que passaram a compor o cardápio das refeições que são servidas diariamente às crianças das escolas públicas municipais em Cornélio Procópio. Diariamente , o alimento serve 16 escolas do 1º ao 5º ano e nove centros municipais de educação infantil (CMEIs), totalizando mais de 3 mil alunos.
“As refeições de nossas crianças sempre foram muito boas. Procuramos sempre manter cardápios variados desde o início da primeira gestão do prefeito Amin Hannouche quando, a pedido da secretária municipal de Integração e Desenvolvimento Social, professora Mary Alcântara Hannouche, alguns pratos foram substituídos por outros mais nutritivos, como doces por exemplo que passaram a ser servidos somente a cada quinze dias”, explica a diretora de Educação, professora Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira.
Segundo ela, cada criança que necessita de uma alimentação diferenciada, seja por desnutrição, obesidade ou por qualquer outro fator, recebe uma assistência nutricional. “Qualquer problema detectado pelos profissionais de educação quanto à alimentação, é repassado diretamente à nutricionista que acompanha cada caso de perto, de acordo com as necessidades específicas”, complementa a diretora.
CONTROLE DE QUALIDADE - Produzido na Cozinha Central do Município, que funciona no Departamento de Educação, o alimento é preparado seguindo rigoroso padrão de higiene para garantir uma alimentação saudável às crianças. O preparo do alimento é coordenado pela nutricionista Ana Carolina Baraldi que mantém cardápios com refeições balanceadas, nutritivas e com a quantidade de calorias ideal para o desenvolvimento das crianças.
“Esta é uma questão que levamos muito em conta, ou seja, manter sempre a alta qualidade dos alimentos. As mães podem ficar sossegadas quanto a isso, porque as refeições aqui são preparadas seguindo todas as normas exigidas. E quem tiver curiosidade e quiser vir conhecer a cozinha central, nossas portas estão abertas”, convida Ana Carolina.
O cardápio é sempre diferenciado. O desta semana, por exemplo, está assim: na segunda-feira, arroz e carne com batata e legumes; na terça, sopa de macarrão com abóbora e frango; quarta, polenta com molho de carne moída; quinta, arroz e feijão com calabresa e couve; e na sexta-feira, arroz e farofa nutritiva.
Nos dias de jogos da Seleção do Brasil na Copa do Mundo, as refeições são substituídas por bolacha e suco, para que não haja desperdício de comida. Nas Escolas em Tempo Integral , as refeições são produzidas na própria escola, sempre seguindo um cardápio balanceado e com nutrientes necessários para as crianças e sob coordenação da Cozinha Central.(Jornalistas: Ataíde Cuqui e Kizzmara de Souza)
Comentários
Postar um comentário