Poliomielite: Cornélio Procópio se mobiliza para a 2ª etapa da vacina sábado que vem
Neste sábado, dia 14, a Vigilância Epidemiológica de Cornélio Procópio, em trabalho conjunto com as dez unidades básicas de saúde (postos de saúde) estará trabalhando das 8 às 17 horas, desenvolvendo a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite em nosso município, dentro da Campanha Nacional.
Além dos postos de saúde equipes da saúde manterão postos no calçadão até as 12 horas, e supermercados Planalto 1, Cidade Canção e Danilo. Lembrando que é para crianças de 0 a 5 anos. Portando, vamos desde já alertando todos os pais que possuem filhos nessa faixa etária, abaixo de 5 anos, para que os levem a um dos pontos mencionados para receberem a vacina.
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar um número acima de 4 mil crianças menores de cinco anos contra a doença. O número corresponde a 95% dos procopenses nesta faixa etária e, segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Alexsandra Mariucci, apenas crianças que estejam com uma doença grave não devem ser imunizadas.
Ela disse que esta é uma vacina bastante segura e que a contra-indicação é somente para uma criança que esteja com uma doença grave, internada, alguma situação de saúde grave. Sintomas leves, resfriados, ou alguma doença leve, não é impeditivo para que a criança receba a vacina.
A Poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus e que pode causar paralisia. No Brasil, a doença está erradicada, mas o vírus circula pela África e Ásia. Assim, o risco ainda persiste, já que algumas pessoas portadoras do vírus, ao viajar para essas regiões e voltar para as Américas, podem trazê-lo consigo. Por isso é que as crianças precisam estar vacinadas para que, ao circular um vírus desse tipo novamente no País, as crianças estejam totalmente protegidas. (Ataíde Cuqui).
Comentários
Postar um comentário