Poliomielite: Cornélio Procópio se mobiliza para a 2ª etapa da vacina sábado que vem

Neste sábado, dia 14, a Vigilância Epidemiológica de Cornélio Procópio, em trabalho conjunto com as dez unidades básicas de saúde (postos de saúde) estará trabalhando das 8 às 17 horas, desenvolvendo a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite em nosso município, dentro da Campanha Nacional.

Além dos postos de saúde equipes da saúde manterão postos no calçadão até as 12 horas, e supermercados Planalto 1, Cidade Canção e Danilo. Lembrando que é para crianças de 0 a 5 anos. Portando, vamos desde já alertando todos os pais que possuem filhos nessa faixa etária, abaixo de 5 anos, para que os levem a um dos pontos mencionados para receberem a vacina.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar um número acima de 4 mil crianças menores de cinco anos contra a doença. O número corresponde a 95% dos procopenses nesta faixa etária e, segundo a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Alexsandra Mariucci, apenas crianças que estejam com uma doença grave não devem ser imunizadas.

Ela disse que esta é uma vacina bastante segura e que a contra-indicação é somente para uma criança que esteja com uma doença grave, internada, alguma situação de saúde grave. Sintomas leves, resfriados, ou alguma doença leve, não é impeditivo para que a criança receba a vacina.

A Poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus e que pode causar paralisia. No Brasil, a doença está erradicada, mas o vírus circula pela África e Ásia. Assim, o risco ainda persiste, já que algumas pessoas portadoras do vírus, ao viajar para essas regiões e voltar para as Américas, podem trazê-lo consigo. Por isso é que as crianças precisam estar vacinadas para que, ao circular um vírus desse tipo novamente no País, as crianças estejam totalmente protegidas.  (Ataíde Cuqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS