Governo: Pessuti abre transição e diz que vai entregar Estado bem melhor

O governador Orlando Pessuti coordenou na tarde desta quarta-feira (03), no Palácio das Araucárias, a primeira reunião oficial da equipe de transição do Governo do Estado. Ele garantiu que não haverá qualquer tipo de obstáculo para a prestação de informações ao próximo governador.

“Ao completarmos nove meses de gestão, vamos entregar um Estado bem melhor do que aquele que recebemos no dia 1º de abril deste ano. Estamos tentando honrar e cumprir tudo aquilo que tínhamos de compromisso. Devemos nos comportar como cidadãos do Paraná e não desta ou daquela coligação”, disse Pessuti.

O governador já orientou os secretários e presidentes de autarquias que se debrucem sobre os pedidos feitos pela equipe de transição. Durante a reunião, ficou definido que os pedidos de informações feitos por pessoas que buscam as secretarias em nome de Beto Richa sejam encaminhados por meio da equipe de transição.

“Foram cinco ou seis secretarias visitadas. Eram pessoas conhecidas nossas e procuramos dar um tratamento respeitoso, adequado ao momento que estamos vivendo, mas sugerimos a eles que as informações fossem solicitadas à equipe de transição. Foi o próprio futuro governador quem nos recomendou que agíssemos dessa forma”, afirmou Pessuti.

Em relação ao orçamento do Estado para o ano, que vem que deve ser votado e aprovado ainda este ano, Pessuti disse que o assunto já está sendo discutido com a comissão nomeada por Beto Richa. O orçamento foi enviado à Assembléia Legislativa no dia 30 de setembro.

“A proposta orçamentária foi enviada para os deputados, mas dentro da nossa visão de governo. É importante que a comissão de transição possa discutir detalhes para adequá-la aos seus projetos”, informou.

Ele citou como exemplos a Lei do IPVA, a criação da Secretaria da Mulher, Defensoria Pública, criação do cargo de Secretário Extraordinário para Relações Internacionais. “Eu conversei com o Beto Richa e ele disse que não via maiores problemas na tramitação dessas matérias na Assembleia Legislativa”, afirmou Pessuti.

O governador analisou as dificuldades na aprovação da Lei que cria a Defensoria Pública. “A Defensoria Pública terá implantação escalonada. Vamos gastar os recursos deste ano e no ano que vem já há repasse de verba previsto no orçamento. Se o Requião em 10 anos de mandato e o Lerner em 8 anos não quiseram mandar o projeto da Defensoria, eu nestes 7 meses mandei. Sou favorável que se vote, mas se não quiserem votar, paciência, não é comigo que terão contas a ajustar, mas com o povo do Paraná”, declarou.

O coordenador da equipe de transição de Beto, Carlos Homero Giacomini, considerou a reunião positiva. “Houve uma disponibilidade muito forte de parte a parte e não esperávamos outra coisa. O governo não fecha para balanço no dia 31 então precisa estar preparado para ter continuidade”, disse.

Na equipe de Pessuti, participaram da transição: os secretários Allan Jones dos Santos (Planejamento), Ney Caldas (chefe da Casa Civil), Maria Marta Weber Lunardon (Administração) e Cícero Gonçalves Oliveira (Controle Interno), além de César Ribeiro Ferreira (técnico da Secretaria da Fazenda).

Da equipe de transição de Beto participam Carlos Homero Giacomini, atual secretário municipal de Planejamento de Curitiba; Ivan Bonilha, ex-procurador-geral do município; Deonilson Roldo, ex-secretário de Comunicação; Luiz Eduardo Sebastiani, secretário municipal de Finanças; e Norberto Ortigara, secretário municipal de Abastecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS