Secretário da Saúde nomeia diretores regionais - Reinaldo Lavorato assume a 18ª Regional de Cornélio Procópio

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, nomeou nesta semana 17 novos diretores regionais da Saúde. Eles se reuniram com o secretário e com o diretor-geral, René José Moreira dos Santos, que apresentaram as principais necessidades de cada região. Os novos diretores ajudarão o secretário Caputo Neto a cumprir o Contrato de Gestão que está sendo elaborado nos primeiros seis meses de Governo e será assinado com o governador Beto Richa.

Os novos diretores vieram a Curitiba, onde tiveram um dia de trabalho e conheceram a estrutura da Secretaria da Saúde. Eles também foram recebidos individualmente pelo secretário.

Saiba quem são os novos diretores:

1.ª Regional de Saúde (Paranaguá) é comandada pela segunda vez pelo cirurgião dentista e ex-secretário municipal de saúde de Paranaguá, José Renato Pinheiro. “O trabalho na Regional de Saúde é intenso nesta época do ano em razão da temporada de verão. Já nomeamos os novos diretores dos hospitais do Litoral e de Guaraqueçaba e revimos os compromissos assumidos para reforçar a estrutura de saúde na região”. O novo diretor destaca como desafios o controle de doenças como tuberculose e Aids no litoral. “Vamos trabalhar junto aos municípios no combate a estas doenças”.

Matheos Chomatas, 50 anos, é o novo diretor da 2.ª Regional de Saúde (Metropolitana). É médico e servidor da Secretaria da Saúde há 19 anos. “Nós vamos implementar o plano de governo do Beto Richa na região que nos compete. Queremos ter uma rede de atenção a saúde organizada e eficiente, para que todos os pacientes recebam tratamento adequado de maneira rápida”. Outro compromisso é ter uma gestão mais eficiente da dispensação de remédios para a população.

Giovatan de Souza Bueno, 43 anos, é o novo diretor da 3.ª Regional de Saúde (Ponta Grossa). Ele é cirurgião dentista e ministra palestras sobre liderança e trabalho em equipe. É especialista em gestão pública municipal. “Minha primeira tarefa é estabelecer uma parceria da regional com a diretoria do Hospital Regional e com a reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa para que o hospital realmente funcione”. Outra demanda do novo diretor é reestruturar a Regional de Saúde e se reunir com prefeitos e secretários municipais de saúde para ouvir as principais demanda deles.

Quem assume a 4.ª Regional de Saúde (Irati) é o cirurgião dentista João Antonio Almeida Júnior, 34 anos. Ele é especialista em gestão de saúde pública e mestrando em governo e administração pública. “A expectativa é a melhor possível”. Para ele o retorno do município de Irati ao Consórcio Intermunicipal de Saúde irá fortalecer toda a região. “Os municípios da região apresentam baixo índice de desenvolvimento humano, por isso vamos aplicar todos os programas de governo”. Almeida também vai readequar a estrutura da regional de saúde.

Vinicius Traiano, 33 anos, cirurgião-dentista, assume a 5.ª Regional de Saúde (Guarapuava) com a missão de fazer um levantamento real das principais necessidades da região. Isto inclui reuniões com todos os prefeitos da região e com o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde “Precisamos encontrar uma alternativa para suprir a demanda deixada pelo Hospital Nossa Senhora do Belém, que fechou as portas recentemente. O secretário também se comprometeu em visitar a região nos próximos dias”. Traiano reforçou que irá garantir a aplicação de todos os programas da atenção básica.

Euvaldo Lunardelli Filho, 53 anos, médico e servidor da Secretaria da Saúde há 26 anos, assume o comando da 6.ª Regional de Saúde (União da Vitória). “Minha principal meta é aproximar a Regional de Saúde dos cidadãos e dar mais atenção aos municípios”. O principal gargalo da região é o atendimento de urgência e emergência porque a principal referência ainda é Curitiba. “Vamos fazer um levantamento da demanda para tentar equaciona-la da melhor maneira”.

O médico e servidor da Secretaria da Saúde por 21 anos, Carlos Volpato, 63 anos, assume a 7.ª Regional de Saúde (Pato Branco). A principal ação regional será o apoio aos municípios para a reestruturação da atenção básica, que é uma prioridade do Governo Beto Richa. “Vamos colocar em prática todos os programas de governo e apoiar os pequenos e médios municípios”. Segundo ele os principais gargalos da região são as cirurgias eletivas e a sobrecarga dos leitos de UTI. “Para poder solucionar esta questão primeiramente vamos fazer o diagnóstico da região”.

O professor universitário Alceu Storchi, 38 anos, assume a direção da 8.ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão). “Estamos formando uma excelente equipe na regional e em todo o estado. Temos rumos bem definidos e com certeza vamos modificar a saúde da região Sudoeste”. Entre os desafios do novo diretor estão a reestruturação do Hospital Regional de Francisco Beltrão e a implantação do programa Mãe Paranaense.

Quem acaba de assumir a 9.ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu) é o cirurgião-dentista e professor universitário Odair José Silveira, 37 anos. “A dengue é a nossa principal demanda neste momento. Vamos colocar em prática o plano emergencial contra dengue e trabalhá-lo especificamente para a região de Foz do Iguaçu”. Outra dificuldade é a falta de leitos de UTI. “Será feito um novo levantamento da demanda por leitos na região e a partir disto traçaremos um plano de ação”.

A 10.ª Regional de Saúde (Cascavel) será comandada pelo médico e professor universitário Miroslau Bailak, 58 anos. Para ele os principais gargalos da região são a sobrecarga do atendimento de urgência e emergência e a demanda por leitos hospitalares. “Também vamos levantar junto aos municípios e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde as principais demandas. Além disso, vamos implantar todos os programas da atenção primária, como, por exemplo, o Mãe Paranaense, e dar atenção especial aos servidores da Saúde”.

A enfermeira Nilma Ladeia Dias assume pela segunda vez a 11.ª Regional de Saúde (Campo Mourão), com sede em Campo Mourão. Para ela a principal demanda é o credenciamento de alguns serviços de alta complexidade que não existem na região e o fortalecimento da atenção primária com a ampliação da cobertura dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal. “Vamos capacitar mais equipes, visando a melhoria da assistência à saúde. Também vamos trabalhar para o fortalecimento dos 25 municípios que pertencem a nossa regional e dar atenção especial aos servidores que trabalham na regional de saúde”.

O novo diretor da 12.ª Regional de Saúde (Umuarama) é Arecídio Cassiano Júnior, 60 anos, empresário e fundador do Hospital do Câncer de Umuarama. “Temos uma preocupação específica com a dengue pela condição climática da região. Por isso vamos aplicar o plano de enfrentamento contra a dengue em todos os municípios”. O novo diretor enfatizou que a falta de leitos de UTI na região implica na transferência de pacientes para a região de Londrina e Cascavel. “Vamos fazer diagnóstico completo da região para encontrar a melhor maneira de resolver este impasse”.

Será a segunda vez que a médica e servidora da Sesa há 28 anos, Djamedes Maria Garrido, comandará a 17.ª Regional de Saúde (Londrina). Ela aponta como prioridade zero a questão da dengue na região. “Vamos trabalhar em conjunto com os 21 municípios”. Outra demanda é a reestruturação da central de regulação de leitos e das portas de entrada de urgência e emergência. “Também vamos reestruturar a atenção básica com a ampliação da cobertura do programa Saúde da Família”.

REINALDO LAVORATO ASSUME A 18ª REGIONAL DA SAÚDE EM CORNÉLIO PROCÓPIO

Depois de muita conversa e entendimentos políticos, ficou acertado a ida do médico cardiologista Reinaldo Lavoratto para a 18ª RS em Cornélio Procópio.


O cardiologista e ex-secretário de Saúde de Cornélio Procópio, Reinaldo Lavorato assume a 18.ª Regional de Saúde (Cornélio Procópio). A grande expectativa para a região, segundo o novo diretor, é a construção do Hospital Regional de Cornélio Procópio, que solucionaria o problema da falta de leitos na região “A verba para a construção deste hospital já está garantida”. A regional também irá auxiliar na melhoria do sistema de saúde dos pequenos municípios para a realização de cirurgias eletivas e irá trabalhar para a implantação dos programas de Governo em todos os municípios.

Antonio Carlos Setti assume a 19.ª Regional de Saúde (Jacarezinho) pela quinta vez. Ele é dentista e especialista em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e funcionário da Secretaria da Saúde há 30 anos. Para ele a principal dificuldade da região é a contratação de médicos especialistas nas áreas de ortopedia e cirurgia cardiovascular. O aparecimento de casos de dengue na cidade de Jacarezinho é outra preocupação do novo diretor. “Todas as medidas estão sendo tomadas. Desde a eliminação dos criadouros através dos mutirões de limpeza e a aplicação do “Fumacê” nos bairros mais críticos até o repasse de informações para a classe médica quanto ao aparecimento de casos de dengue com complicação hemorrágica e envolvimento das equipes do programa Saúde da Família”.

Dieter Leonhard Seyboth, 63 anos, engenheiro químico com pós-graduação em administração hospitalar, assumiu a 20.ª Regional de Saúde (Toledo). Segundo ele, o atendimento de Urgência e Emergência da região deverá passar por uma reestruturação, a partir de um diagnóstico que será realizado nas próximas semanas. Além disso, a regional promoverá a integração dos municípios com o Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Em relação a dengue a nossa primeira ação foi reunir os técnicos dos municípios em situação mais preocupante. Em breve, os profissionais da Saúde da região receberão capacitação sobre a assistência aos doentes com dengue”.

O novo diretor da 21.ª Regional de Saúde (Telêmaco Borba), Roberto Amatuzzi Franco, é farmacêutico e já foi secretário municipal de Imbaú e Ortigueira. Também foi conselheiro do Conselho Regional de Farmácia – (CRF-PR). “Primeiramente vamos criar um perfil para o Hospital Regional de Telêmaco Borba, que é um hospital novo e vai atender a demanda de mais 150 mil habitantes”. Para ele outro desafio é a consolidação da atenção básica nos municípios. “Para que o hospital cumpra o seu papel, precisamos reestruturar o fluxo de atendimentos nas unidades de saúde”. A regional também passará por uma readequação, com a reorganização da farmácia especial e do banco de sangue para que volte a realizar coletas.

A 22.ª Regional de Saúde (Ivaiporã) será comandada pela empresária e técnica em Higiene Dental (THD) e em prótese dentária, Cristiane Mendonça Papin Ferreira, 36 anos. “Vamos colocar em prática o plano diretor, além de promover um choque de gestão na regional de saúde. Também vamos fazer um levantamento das principais demandas da região”.

Os diretores da 13.ª, 14.ª, 15.ª e 16.ª regionais ainda não estão definidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS