Cornélio ganha hospital regional de referência em oftalmologia

Trabalho político consegue o benefício sem qualquer ônus o município. Pacientes da região terão consultas e cirurgias de graça

Numa luta para transformar o município de Cornélio Procópio em um centro de excelência na área de saúde, a cidade vem recebendo uma resposta bastante positiva neste sentido. Algumas conquistas já foram alcançadas, como a Farmácia Popular do Brasil e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); outras estão em fase de implantação, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Regional e o curso de medicina.

A grande conquista do momento é o Hospital de Olhos que acaba de firmar convênio com o município. Referência em oftalmologia, passa a oferecer atendimento de alta qualidade através de um corpo clínico altamente qualificado, composto por médicos com títulos de especialidades no Conselho Brasileiro de Oftalmologia e habilitados em diferentes subespecialidades, além de contar com equipamentos modernos para diagnósticos e tratamentos de alta complexidade, com atendimento gratuito para a população.

CONQUISTA - O Hospital de Olhos é comandado pelo especialista José Haggi Sobrinho que já tem uma clínica que atende há dois anos no município e agora será transformada em um grande hospital.  “Fizemos alguns acertos e através do Sistema Único de Saúde (SUS) e de um convênio que estamos firmando com a Secretaria Estadual de Saúde, vamos viabilizar o projeto. Serão cerca de 1600 consultas e 100 cirurgias de cataratas por mês, totalmente de graça para a população não só de Cornélio, mas de toda a região”, adiantou o prefeito Amin Hannouche.

A boa notícia é que tudo isso vai acontecer sem nenhum custo para o município, o investimento é particular da clínica. “O papel do Executivo Municipal foi trabalhar na intermediação. Graças a esse trabalho, conseguimos viabilizar a marcação de consultas através do SUS, agendadas diretamente pelas secretarias municipais de saúde, totalmente de graça para a população dos 23 municípios que compreendem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop)”, comemorou o vereador Ricardo Leite, que é líder do Executivo na Câmara de Vereadores e também atuou na negociação com o médico.

Na semana passada, durante encontro em Londrina do prefeito Amin Hannouche com o governador Beto Richa, o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, o presidente do Cisnop, prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edmar Santos, o diretor da 18ª Regional de Saúde, Reinaldo Lavorato, o vereador Ricardo Leite e o proprietário da clínica, José Haggi, foi assinado um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, que é o órgão que vai bancar as cirurgias que serão realizadas no novo hospital.

Quanto às consultas, o atendimento já será de imediato. Somente no caso das cirurgias é que deve demorar um pouco mais, já que uma estrutura toda deverá ser montada para transformar a clínica já existente em um grande hospital de olhos como já existe nas cidades de Ourinhos (SP), Jacarezinho e Cambará. Isto vai também vai resultar em uma economia para os cofres do município, já que estas cirurgias e algumas consultas mais complexas eram encaminhadas para Londrina ou Jacarezinho.

Além das consultas e das cirurgias, o novo hospital de olhos irá distribuir de graça colírios para glaucoma, exames para quem sofre de pressão ocular, de diabetes. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde através do telefone (43) 3904-1039.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS