HOSPITAL REGIONAL EM CORNÉLIO PROCÓPIOl: Canziani entrega cheque simbólico e anuncia pedra fundamental para 60 dias
Prefeito Amin considera o hospital como uma das maiores conquistas da história do município. Abertura da licitação deve acontecer esta semana
Cornelio Procópio - norte do Paraná - 23 de novembro foi a data escolhida pelo deputado Alex Canziani (PTB) para o lançamento da pedra fundamental do Hospital Regional que será construído em Cornélio Procópio. A data foi anunciada durante cerimônia de assinatura do cheque que simboliza a liberação de R$ 13,8 milhões correspondentes à primeira parcela de um total de R$ 30 milhões que virão do Governo Federal para obras físicas e equipamentos. A previsão é de que as obras comecem a ser construídas em 45 ou 60 dias.
O recurso já está depositado na Caixa Econômica Federal e o próximo passo será a abertura de licitação para o início das obras. A solenidade foi na sala de reuniões da prefeitura com a presença do prefeito Amin Hannouche, imprensa da região, vereadores e outras autoridades do município. Projetada para atender todos os municípios da microrregião, a unidade será construída em terreno de 24 mil metros quadrados, doado por Cornélio Procópio, na zona norte da cidade, entre os jardins Primavera e Progresso e vai beneficiar mais de 300 mil pessoas.
O dinheiro que será aplicado na construção virá integralmente do Governo Federal a fundo perdido, isto é, sem qualquer custo para os municípios da região. Foi conseguido através de emendas concentradas de todos os municípios da associação por indicação do deputado federal Alex Canziani (PTB) e apoio irrestrito do então ministro do Planejamento, hoje, das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), antes mesmo de ser eleita senadora, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“São os grandes responsáveis por esta conquista”, atribuiu o prefeito Amin Hannouche. Lembrou da dedicação que o deputado Alex Canziani desenvolveu desde que fez o pedido a ele ainda em campanha para prefeito. “Pedimos isto a ele em um de nossos comícios na eleição de 2008. De lá para cá, ele trabalhou incansavelmente conseguiu colocar a emenda e, correndo contra o tempo, conseguiu a liberação do recurso. Não devemos nos esquecer da grande participação dos 19 prefeitos da microrregião, que abriram mão de suas emendas individuais, dos sete vereadores de sua base na câmara, dos militantes do PT em nosso município, do Romanelli e também da diretora municipal de Saúde do município, Alexsandra Mariucci.”, disse Amin.
CONQUISTA HISTÓRICA - Adiantou que o hospital será uma das maiores obras para a história do município. “Tenho certeza que este é um momento abençoado na vida de Cornélio e da região. Este hospital, além de gerar mil empregos aproximadamente, vai salvar vida e, para mim, isto já valeu os meus dois mandatos de prefeito. Nos 73 anos de Cornélio Procópio, depois da Iguaçu (Cia. Iguaçu de Café Solúvel), esta é a maior conquista na história do município, pois nada é mais importante na vida das pessoas que a saúde”, complementou o prefeito.
O deputado Alex Canziani considerou a liberação dessa parcela como mais um grande passo dado na realização deste sonho. “O dinheiro já está depositado na conta da prefeitura o que significa que podemos iniciar esta obra de grande alcance social. O prefeito Amin também já deu a grande notícia de que segunda-feira (26), a Caixa já autoriza o início do processo de licitação e, se Deus quiser, em sessenta dias, estaremos aqui para uma nova festa e, aí sim, para dar início a essa grande obra que será importante não só para Cornélio, mas para a região”, afirmou o deputado.
Também falaram o vereador Ricardo Leite Ribeiro, a diretora municipal de Saúde, Alexsandra Mariucci, e o vice-prefeito, João Carlos Lima, que atribuiu a construção do hospital como um sonho antigo de todos. “Ainda como estudante, já sonhava com um hospital público regional. Como médico, sei o quanto sofremos pela falta de uma unidade como esta”, ressaltou o vice-prefeito. Alexsandra também falou e grandiosidade da obra que, segundo adiantou, terá 120 leitos, com 10 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para adultos, outras 10 para crianças, maternidade de alto risco e várias salas lúdicas, entre outras dependências.
Comentários
Postar um comentário