Cornélio Procópio registra a 
primeira morte por Gripe A em 2012

Município toma medidas de precaução para evitar avanço da doença com intensificação de campanha




A Secretaria Municipal de Cornélio Procópio anunciou nesta quinta-feira(14), o registro do primeiro óbito em 2012 por Gripe A (A1N1), também conhecida como Gripe Suína. Trata-se de um jovem de 20 anos, aluno da Escola Municipal de Educação Especial Procopense (EMEEP). Embora sem confirmação, outro aluno da escola, com os mesmos sintomas, também teria contraído o vírus, estando internado na Santa Casa local.

O anúncio foi feito pela secretária de Saúde, enfermeira Alexsandra Marcovanti Mariucci, durante entrevista convocada para prestar informações sobre o andamento da campanha de vacinação no município para os grupos mais vulneráveis às complicações pelo vírus, às faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde e os cuidados que a população deve tomar para evitar a doença.

Por precaução, a secretaria pediu a suspensão das aulas nessa escola por oito dias. “Durante reunião com a direção da EMEEP e com a secretária de Educação (Maria Lídia Funari), sugerimos o cancelamento das aulas pelo menos até quarta-feira que vem (20) para uma reavaliação. Se for necessário que se cancele por um período maior, vamos fazê-lo, mas, por enquanto, será mesmo por uma semana que é o tempo de incubação do vírus”, informou.

No município, a vacina já está sendo aplicada há quinze dias, seguindo protocolo da Secretaria Estadual de Saúde. A vacina é aplicada a crianças com idades de 6 meses a 2 anos; gestantes; pessoas com mais de sessenta anos e profissionais de saúde. A vacinação foi aberta para grupos de risco, como o caso dos alunos da escola em que o estudante freqüentava.

Acompanhamento
A secretária de Saúde disse que já pediu à Secretaria Municipal de Educação para que exerça um sistema de monitoramento em todas as outras crianças que estudam na escola, seus familiares, funcionários e professores que trabalham lá. A medida é para levantar se houve mais pessoas contaminadas pelo vírus. Lá, todos os estudantes já haviam sido vacinados com exceção do que foi a óbito e de outros que já estavam gripados.

O prefeito Amin Hannouche, que se encontra na capital do Estado, tão logo tomou conhecimento do fato, determinou que fossem tomadas todas as medidas necessárias no sentido de alertar a população através da imprensa sobre os cuidados básicos para se evitar a doença. Para Alexsandra, o mais importante neste momento é mesmo a precaução.

“Não dá para se imaginar que alguém esteja tomando a vacina e por isso estar livre, já que existe um período de incubação do vírus. Assim, o mais importante é que se evitem aglomerações, procurando ficar em casa, principalmente com o clima úmido e muita névoa que têm se registrado nos últimos dias, o que se torna mais propício a esse tipo de infecção”, alertou.

Adiantou que qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde, através dos telefones 3904-1040 e 3904-1045. “O importante é que na Santa Casa e nas unidades básicas de saúde (postos de saúde) já está sendo disponibilizado o medicamento básico, que é o Tamiflu, com os médicos orientados a prescrevê-lo em caso de suspeita da Gripe H1N1”, complementou. (Ataíde Cuqui)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS