Municípios da Amunop assinam  termo de cooperação para melhoria da Educação

Iniciativa é do deputado Alex Canziani e conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná


Um termo de cooperação para que todas as ações na área de educação sejam realizadas de forma semelhante em todos os municípios da região. Este é o objetivo do programa lançado sexta-feira (20) em Cornélio Procópio por iniciativa da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop) para garantir o direito à educação, fortalecer a democratização das relações de gestão e promover a aplicação dos recursos de forma eficiente e solidária.


O lançamento da parceria denominada “Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Norte do Paraná (ADE)”, aconteceu no anfiteatro da unidade local da Universidade Tecnológica Federa (UTFPR) e contou com a presença do vice-governador do Paraná e secretário estadual de Educação, professor Flávio Arns, do deputado federal Alex Canziani (PTB), do secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, deputado Luiz Cláudio Romanelli, prefeitos dos municípios associados à Amunop.


“Trata-se de uma iniciativa inédita no Paraná, pois a nossa microrregião é a primeira no Estado a desenvolver um trabalho neste sentido e tenho a absoluta certeza de que será um sucesso absoluto, como foram outros projetos que a Amunop encampou e tomou a iniciativa de fazer”, discursou o presidente da Associação e prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche. Disse que este será mais um trabalho integrado pautado principalmente pela troca de experiências entre os municípios que compõem a entidade.
A cooperação é uma iniciativa do deputado Alex Canziani, atual presidente da Frente Parlamentar da Educação na Câmara Federal, e envolve ainda o Instituto Mind Group (Comunidade Internacional de Cooperação na Educação) e a Comunidade Educativa CEDAC, ambas com sede em São Paulo. “A idéia que estamos trazendo para Cornélio e região é a de trabalharmos para a educação de forma conjunta e organizada quanto às metas, objetivos e necessidades de cada um e trabalharmos a região como um todo”, destacou Canziani.


A primeira fase do Arranjo da Amunop, explica o parlamentar, será levantar os indicadores educacionais daquele território, identificar as ações prioritárias e desenhar o mapa estratégico, além de apoiar a elaboração de planos municipais e regionais de educação, que deverão integrar os planos estaduais e nacional, já para o biênio 2012/201. O vice-governador Flavio Arns, por sua vez, disse que o Governo do Estado acatou a proposta e deverá estimular o programa para todas as regiões do Estado no sentido de fortalecer e unificar a educação.

A apresentação do programa contou com a participação do professor pernambucano Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Ele falou sobre as características gerais do ADE na gestão educacional; formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infra-estrutura física e recursos pedagógicos. Também participou a diretora do CEDAC, , Tereza Perez, e Álvaro Cruz, da Mind Group, parceiros do programa. 






























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS