SINDIRURAL MARCA PRESENÇA NO SEMINÁRIO “OS SEGREDOS FORA DA PORTEIRA”



Especialista de Chicago (EUA) proferiu palestra sobre "Perspectivas para Comercialização Agrícola da Safra 2012/13"



           Cornélio Procópio - Norte do Paraná -  Na sexta-feira (24), o Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio-PR (Sindirural), na pessoa de Floriano Leite Ribeiro, presidente do Sindirural, e o vice, Marcos Geraix, além do responsável financeiro, Carlos Kaminagakura, marcou presença no penúltimo seminário itinerante do circuito de palestras intitulado “Os segredos fora da porteira”, realizado de 20 a 24 deste mês, pela FAEP – Federação da Agricultura do Paraná, em parceria com os Sindicatos Rurais, em nove regiões do Paraná. O circuito contou com a participação do consultor internacional em commodities, investimentos e economia e diretor de Novos Negócios da Futures International, Pedro Dejneka, que vive nos EUA desde 1995, onde desenvolve técnicas e estratégias de comercialização vinculadas aos efeitos da Bolsa de Chicago, cidade onde reside. O penúltimo seminário aconteceu em Londrina, no Auditório Milton Alcover, localizado no Parque de Exposições Ney Braga. Os produtores vinculados ao Sindirural, Marino Fogare e Geraldo Sindici, também estiveram presentes.
            No seminário em questão os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre comercialização, gerenciamento, tendência de preços e sobre o mercado global das commodities agrícolas. Pedro Loyola, coordenador do Departamento Técnico Econômico da FAEP, iniciou a manhã de palestras com o tema "As mudanças na política agrícola e atuação da FAEP", onde propiciou o debate acercados caminhos da comercialização dos grãos e do gerenciamento de riscos, uma vez que apenas 18% da área agrícola brasileira dispõem de algum mecanismo de seguro rural. “A carência destes mecanismos que asseguram, principalmente, a produção do pequeno e médio produtor rural, prejudica o desempenho e o desenvolvimento assíduo da economia regional, estadual e nacional. Mas, estes recursos não estão totalmente ao alcance do produtor rural. Parte de uma estância maior, das ações e prioridades políticas estaduais e federais”, explica Loyola, enaltecendo também que a FAEP prima sempre pela fundamentação teórica e científica ao elaborar reivindicações e ações efetivas para com o Governo do Estado.
Com o tema "Perspectivas para Comercialização Agrícola da Safra 2012/13", Pedro Dejneka, consultor em commodities e macroeconomia de Chicago (EUA), proferiu uma palestra dinâmica e interativa com o público. Enfatizou a adesão ao seguro rural e como os recursos neste sentido são superiores nos EUA, além de sugestões eficazes de educação financeira, os processos de negociações “Fora da Porteira” e como conhecer a melhor época de fechar um negócio e vender os seus produtos. “O Brasil é o maior produtor rural do mundo da porteira para dentro. Faltam-lhe recursos e alternativas viáveis para administrar o entorno, recursos estes que devem ser disponibilizados pelas políticas públicas. Estar próximo do risco faz compreender que proteção é fundamental”, salienta. O especialista acentuou que quanto mais elástico o preço de um produto ou serviço, mas sensível torna-se a demanda. “O produtor deve ficar atento às oportunidades de venda do seu produto. Não vale a pena esperar que um problema se torne um grande problema, para depois pensar em revolvê-lo. Os preços devem subir até quando e onde o mercado demonstrar que a demanda tenha sido racionada o suficiente para que haja equilíbrio das partes”, reforçou.  Assessoria de Comunicação/Laiz Aurigliett.

Confira as fotos no local:




           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS