ESCLARECIMENTOS DO SAMU CORNELIO PROCÓPIO
O novo coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Ronaldo Pinheiro da Silva, veio a público anunciar novidades no atendimento, responder algumas críticas e esclarecer dúvidas que surgiram por parte da população após a criação deste serviço que não só atende a cidade de Cornélio Procópio, mas toda a região.
De acordo com o coordenador, o SAMU é um serviço móvel de saúde, responsável pelos atendimentos de urgência e emergência de pacientes das mais diversas situações, além de acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema, no nosso caso, a Santa Casa.
O SAMU tem a obrigação de ir até o local da ocorrência em menor tempo possível e prestar atendimento, garantindo a integridade do paciente, mas é importante salientar sobre a gravidade da situação, pois se for um caso simples, sem urgência, o SAMU estará privado de atender um acidente de maior gravidade, colocando assim vidas em risco por falta de socorro rápido.
Na região, o SAMU conta com três ambulâncias se serviço avançado (Cornélio Procópio, Ibaiti e Jacarezinho), no qual um médico acompanha a equipe de socorristas e treze ambulâncias básicas, composta por um técnico de enfermagem e um motorista.
O médico regulador plantonista é quem define qual ambulância deverá atender a ocorrência, conforme as informações da pessoa que aciona o socorro. Além de Cornélio Procópio, o SAMU atende todas as cidades vizinhas, mas a base principal se encontra no município procopense e todas as ligações são dirigidas para esta base, ficando assim responsável pelo atendimento em todas as comunidades ao redor.
A grande novidade é que o SAMU agora conta como apoio do helicóptero Águia IV do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) da PM de Londrina, do CISNORPI (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e a SUPORTMED que passa a gerenciar o SAMU.
Ronaldo afirma que em breve mais quatro bases serão instaladas em locais estratégicos no Norte Pioneiro, ampliando assim a rede de atendimento do SAMU na região, facilitando e tornando mais ágil o serviço de resgate e socorro para a população.
Respondendo a questão levantada sobre a falta de treinamento em primeiros socorros de alguns agentes do SAMU, que é obrigatória, Ronaldo informou que os motoristas da ambulâncias tiveram apenas uma instrução básica ao serem contratados durante gestão passada, mas todos já estão passando por um processo de capacitação e reciclagem, não só os condutores, mas sim todos agentes, incluído médicos e enfermeiros. Esta educação continuada deverá ser ministrada a cada mês para manter os funcionários do SAMU atualizados quanto a procedimentos de atendimento e novas técnicas de socorro.
Outro quesito que foi mencionado é o atendimento telefônico e o coordenador esclarece que as informações solicitadas pelo atendente, que é o médico regulador, são de extrema importância e baseado nestas informações que o SAMU agiliza o deslocamento da ambulância procurando rotas mais curtas e pontos de referência para chegar ao local com maior rapidez, como também o procedimento que deverá ser aplicado à vítima, tornando o socorro mais eficaz e objetivo, sem perda de tempo.
Ronaldo e a equipe do SAMU estão a cientes que durante uma ocorrência, a pessoa que solicita o atendimento esta nervosa e se altera devido às perguntas, mas é de vital importância às informações e manter a calma e ouvir o que o médico regulador fala é essencial, pois ouvindo o atendente a pessoa pode até iniciar um procedimento e salvar uma vida ou mesmo preparar a vítima para a chegada dos socorristas, tornando assim o atendimento mais ágil.
O SAMU tem conhecimento que falhas ocorrem, como impedimentos na hora do deslocamento, quando lombadas e o trânsito lento atrasam a ambulância, mas pelo outro lado muitas vidas já foram salvas pelos socorristas do SAMU e objetivo é sempre melhorar o atendimento.
Para tal, a direção do SAMU esta disposta a ouvir críticas e elogios que podem ser feitos através do telefone da instituição e o site ANUNCIFÁCIL igualmente esta aberto para receber relatos de pessoas que foram atendidas pelos agentes do SAMU, dando assim mais credibilidade a este serviço de emergência criado em prol as comunidades do Norte do Paraná.
O coordenador vem a público também dizer para que a população colabore e não acione o SAMU como transporte, pois ocorreram casos onde o solicitante ligou informando uma emergência e chegando ao local, os socorristas foram informados que a pessoa em questão apenas desejava ser levada para o outro ponto da cidade, comprometendo uma possível ocorrência de maior gravidade que poderia acontecer.
Há outros que exageram nas informações pensando que a ambulância chegará mais rápido, mas não adianta, há normas pré-estabelecidas que garantem o deslocamento do veículo de socorro até o local de atendimento, que poderá variar entre 3 a 10 minutos, dependendo da distância.
Ronaldo falou sobre o caso de Santo Antônio da Platina, onde o companheiro de um jovem falecida acusou o SAMU de atendimento burocrático, mas segundo o coordenador, o rapaz entrou em desespero e acabou desligando o telefone no momento que seria passadas informações vitais. Esta ligação esta registrada no arquivo do SAMU, como também outras situações.
Lamentando o fato, Ronaldo reafirma que durante uma ocorrência o importante é manter a calma e ouvir com atenção as recomendação do médico regulador que esta do outro lado da linha.
Agradecendo o apoio da população, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, Santa Casa de Misericórdia, Hospital João Lima, Prefeitura de Cornélio Procópio e outras instituições do Norte do Paraná, Ronaldo finalizou reconhecendo o trabalho da gestão anterior e espera que logo o novo prédio do SAMU seja construído, contando com heliponto e outros equipamento para melhor atender a comunidade.Com informação: site anuncifacil.
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