Intoxicação por leite tem primeira vítima adulta em Santa Catarina

Mulher de 58 anos foi para hospital na segunda (24), mas não foi internada.
Demais pacientes têm até cinco anos de idade e quatro estão internados.

Uma mulher de 58 anos de Piçarras, no Vale do Itajaí, foi o primeiro caso de suspeita de intoxicação por leite contaminado com Nitrito em um adulto em Santa Catarina. Segundo relatório divulgado às 15h desta terça-feira (25) pela Diretoria de Vigilância Epidemológica, o número de casos subiu para 26, e fora a mulher de 58 anos, todos ocorreram com crianças de até cinco anos de idade. Ainda de acordo com o relatório, quatro estão internadas.

Os novos casos ocorreram um em Florianópolis e dois em Piçarras. Os números por cidades são: sete em Florianópolis, seis em Navegantes, três em Balneário Camboriú, três em Piçarras, três em Tubarão, dois em Penha, um em Itapema e um em Joinville.
O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçu. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.
De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o Nitrito é um produto químico, utilizado como conservante.
O primeiro sintoma da intoxicação pela substância é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substância.
Conforme Luiz Carlos Custódio, responsável técnico da marca, a empresa também está fazendo um mutirão para recolher os produtos. "Desde semana passada, por medida de segurança, nos unimos aos técnicos do governo para retirar esses produtos do mercado. Na verdade, o problema já foi resolvido. Estamos apenas fazendo exames e análises nos produtos para saber se eles estão fora de perigo e para podermos voltar a produzir e comercializar os produtos", afirmou ele.
O Centro de Informações Toxicológicas orienta que quem consumiu o produto fique em alerta, observando a reação e, diante de qualquer sintoma, procure o Centro de Informações Toxicológicas ou a unidade de saúde mais próxima. Há um telefone com médicos de plantão e informações no site. "O CIT tem plantão 24h. Estamos recebendo diversas ligações e orientando as pessoas sobre esta intoxicação" explica Marlene.
fONTE:
Luíza Fregapani Do G1 SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS