Sanepar inicia gestão de resíduos sólidos em Cornélio Procópio

Os
levantamentos iniciais determinam a construção de nova célula, que atenda as
normas técnicas e as legislações ambientais. Deverá ser utilizada a manta
geotêxtil, que garante a impermeabilização da célula e impede a contaminação do
lençol freático. A drenagem de águas pluviais e do chorume será adequada, e os
gases capturados.
“Uma
das condições fundamentais para a gestão do aterro pela Sanepar é o tratamento
do chorume. Também já temos estudos sobre a implantação de novas tecnologias e
melhoria do processamento dos resíduos, com vistas a compostagem e o
prolongamento da vida útil do aterro”, destaca Budel, citando a experiência
bem-sucedida do aterro modelo de Cianorte, onde a Sanepar atua há 10 anos e
está em processo de certificação da ISO 14.001.
Contrato – A Sanepar está assumindo os
serviços de coleta do lixo domiciliar e a gestão do aterro por meio de contrato
de programa, a partir de convênio entre o Governo do Estado do Paraná e a
Prefeitura. A concessão, pelo período de 30 anos, garantirá a prestação de
serviços que atendam a legislação ambiental e contribuam para a preservação dos
mananciais subterrâneos e superficiais.
Coleta
seletiva – A Sanepar
contratou emergencialmente, por meio de licitação, uma empresa para iniciar o
serviço de coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis. Caminhões devidamente
identificados já começaram a circular pelas ruas de Cornélio Procópio nessa
quinta. Serão mantidas as coletas na área central, diariamente, no período da
noite. Nos dois setores que abrangem os bairros, o serviço será feito três
vezes na semana, em dias alternados.
O
material reciclável será recolhido em caminhão fechado e encaminhado para a
associação de recicladores indicada pela Prefeitura, conforme determina a Lei
Federal n.º 12.305/2010.
A Sanepar deverá iniciar nos próximos meses uma campanha
de educação socioambiental para orientar a comunidade sobre a importância da
separação e do destino adequado para os resíduos.
Investimentos
– O gerente regional
da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Leonel, lembra que a Companhia mantém
excelência nos serviços prestados para a cidade há mais de 30 anos. “Estamos
investindo, apenas neste ano, mais de R$ 3 milhões em melhorias operacionais
nos sistemas, incluindo ampliações da rede de distribuição de água e da estação
de tratamento local. Em 2012, a Unidade Regional de Cornélio Procópio
conquistou seu terceiro troféu no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento”,
destacou.
Os
indicadores de saneamento em Cornélio Procópio também demonstram a excelência
dos serviços. O atendimento com água tratada se mantém, há anos, em 100% e a
coleta e o tratamento de esgoto atende 93% da população urbana, muito acima da
média nacional de pouco mais de 50%.
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