Sanepar inicia gestão de resíduos sólidos em Cornélio Procópio



A Sanepar iniciou nessa quinta-feira, 22 de novembro, a coleta domiciliar e seletiva dos resíduos sólidos e a gestão do aterro sanitário de Cornélio Procópio. Para os moradores, inicialmente, não há mudança, pois serão mantidos a tarifa e os dias de coleta. Os projetos de melhoria do sistema ainda serão definidos. “Estamos contratando os estudos que vão apontar os principais problemas do aterro atual. Sabemos que, imediatamente, será preciso investir R$ 2,5 milhões para adequar o aterro”, disse o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Domingos Budel, que acompanhou o primeiro dia de atividades na cidade.


Os levantamentos iniciais determinam a construção de nova célula, que atenda as normas técnicas e as legislações ambientais. Deverá ser utilizada a manta geotêxtil, que garante a impermeabilização da célula e impede a contaminação do lençol freático. A drenagem de águas pluviais e do chorume será adequada, e os gases capturados.

“Uma das condições fundamentais para a gestão do aterro pela Sanepar é o tratamento do chorume. Também já temos estudos sobre a implantação de novas tecnologias e melhoria do processamento dos resíduos, com vistas a compostagem e o prolongamento da vida útil do aterro”, destaca Budel, citando a experiência bem-sucedida do aterro modelo de Cianorte, onde a Sanepar atua há 10 anos e está em processo de certificação da ISO 14.001.

Contrato – A Sanepar está assumindo os serviços de coleta do lixo domiciliar e a gestão do aterro por meio de contrato de programa, a partir de convênio entre o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura. A concessão, pelo período de 30 anos, garantirá a prestação de serviços que atendam a legislação ambiental e contribuam para a preservação dos mananciais subterrâneos e superficiais.

Coleta seletiva – A Sanepar contratou emergencialmente, por meio de licitação, uma empresa para iniciar o serviço de coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis. Caminhões devidamente identificados já começaram a circular pelas ruas de Cornélio Procópio nessa quinta. Serão mantidas as coletas na área central, diariamente, no período da noite. Nos dois setores que abrangem os bairros, o serviço será feito três vezes na semana, em dias alternados.

O material reciclável será recolhido em caminhão fechado e encaminhado para a associação de recicladores indicada pela Prefeitura, conforme determina a Lei Federal n.º 12.305/2010. 

A Sanepar deverá iniciar nos próximos meses uma campanha de educação socioambiental para orientar a comunidade sobre a importância da separação e do destino adequado para os resíduos.

Investimentos – O gerente regional da Sanepar em Cornélio Procópio, Bráulio Leonel, lembra que a Companhia mantém excelência nos serviços prestados para a cidade há mais de 30 anos. “Estamos investindo, apenas neste ano, mais de R$ 3 milhões em melhorias operacionais nos sistemas, incluindo ampliações da rede de distribuição de água e da estação de tratamento local. Em 2012, a Unidade Regional de Cornélio Procópio conquistou seu terceiro troféu no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento”, destacou.

Os indicadores de saneamento em Cornélio Procópio também demonstram a excelência dos serviços. O atendimento com água tratada se mantém, há anos, em 100% e a coleta e o tratamento de esgoto atende 93% da população urbana, muito acima da média nacional de pouco mais de 50%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS