SÁUDE - EMERGENCIAL -

Cumprindo meta, SAMU inicia curso de capacitação para médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e motoristas

Equipe do Samu de Cornélio Procópio(Foto: arquivo JM)

 Após uma reportagem em novembro de 2012 que apresentava o novo coordenador do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o prof. Ronaldo Pinheiro da Silva e as novidades no atendimento ao público em geral, não só em Cornélio Procópio, mas nas cidades que são assistidas pelo SAMU na região, Ronaldo veio novamente a público informar que os socorristas da entidade passarão a participar de cursos de capacitação a partir de janeiro.
Graças a SUPORTMED que administra o SAMU e que viabilizou a capacitação aos seus funcionários, médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e condutores de ambulâncias, totalizando 130 agentes divididos em três grupos, já na próxima semana todos eles iniciarão o curso de atendimento emergencial a vítimas de acidentes e todos os tipos de ocorrência onde o paciente apresente estado de saúde comprometido.
Na terça (15) e quinta feira (17), o primeiro grupo terá aulas sobre anatomia em um laboratório da entidade na cidade de Bandeirantes. O curso durará o ano inteiro, com aulas sempre nos mesmos dias (terça/quinta) e esta educação continuada não será somente teórica, alunos também irão participar de experiências práticas.
Contando com professores universitários e médicos da SUPORTMED de Londrina, as aulas terão também a participação dos profissionais do Corpo de Bombeiros, que trarão seus conhecimentos em resgate em várias situações para os alunos, como salvamento em água, altura e técnicas de imobilização e transporte de vítimas.
Na grade do curso, os alunos terão aulas sobre anatomia, imobilização, atendimentos emergências a pacientes que apresentem problemas cardiológicos e respiratórios, vítimas de traumas e a todo tipo de ferimentos, aprenderão a realizar partos se for preciso e manobras de ressuscitação, além de outras atividades que tornará a ação dos agentes do SAMU mais rápida e eficaz
Para 2014, um novo plano de aprendizagem será elaborado para que os agentes do SAMU continuem atualizados e segundo o coordenador da entidade, o trabalho de qualificação nunca vai parar para que os profissionais do SAMU continuem a salvar vidas de forma competente.
Ronaldo Pinheiro da Silva agradece a direção da Universidade Estadual do Norte do Paraná, que cedeu espaço para o SAMU, aos prefeitos Fred Alves de Cornélio Procópio e Celso Silva de Bandeirantes pelo apoio, aos novos secretários de saúde, aos prefeitos das cidades da região e principalmente a população que dá credibilidade e confia no trabalho do SAMU. Com informação: portal www.anuncifacil.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS