A RELIGIÃO E A POLÍTICA


                                                                                                                                             Enio Trevizani



Tem coisas que estou lendo referente à administração pública de Cornélio Procópio que me deixa um pouco com o “pé atrás”, como manifestações que dizem: “Deus esta guiando esta administração”, “que Deus ilumine”, “espero que Deus”, “Ele é um homem de Deus”. Alguns chegam ao ponto de colocar a figura do prefeito como “iluminado”...
É um tal de “Deus pra lá, Deus pra cá”, isto ocorre até nos corredores do legislativo . Administrar uma cidade não tem nada a ver com uma “missão divina” e o prefeito não é um “ungido” não, muito menos vereadores, ele são seres humanos, com todas as qualidades e defeitos que um possui. Podem errar, acertar, procurarem inspiração divina, terem uma fé, ouvir conselhos, mas colocar Deus em tudo que estes senhores fazem ou vai fazer por parte de alguns mais entusiastas, acho exagero ortodoxo.
Já diz o terceiro mandamento sagrado: “NÃO TOMARÁS O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO” e o estado é laico, porém vejo algo atrás disto tudo, fora a intolerância religiosa que tenta impor uma fé ou uma doutrina recheada de medos e proibições, baseadas em interpretações próprias que não nos interessa.
Não sou ateu e respeito à crença de todos, acredito que a diversidade das doutrinas é algo muito interessante, mas sei colocar cada coisa em seu lugar e modéstia parte, tenho certo conhecimento ao que se refere religiões, escrituras sagradas e o que o fanatismo pode causar.
A bíblia esta cheia de exemplos de coisas que poderiam ser evitadas e que causaram um grande mal posteriormente. Deus fala por profetas e não por padres, pastores e similares. Quando ele deseja se manifesta nas coisas simples...
Profetas são homens muitos especiais, divinos de desde a infância. São homens dedicados em tempo integral, com compromisso total, completa fidelidade e entrega Deus. Não suportam a injustiça e lutam pelo verdadeiro significado das escrituras sagradas e os Mandamentos de Deus e por isso dão a sua vida. Não escondem o que de errado acontece e não fazem conchavos.
Não se vendem e não fazem acordos. São homens que levam uma vida simples e solitária. Não possuem escritórios, mansões, carros e não viajam de aviões. Não comandam organizações. Estão contra a luxúria, as perversões, o poder que explora o povo, principalmente os pobres e a bajulação desenfreada. Sua principal função é levar a mensagem que diz que o homem tem que estar comprometido com Deus e não com as coisas do mundo.
Para saber mais sobre o assunto se você é cristão, judeu ou simpatizante, basta estudar a vida dos profetas: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias, além de dos patriarcas do livro de Gênesis, Moisés que mudou o destino de seu povo e o próprio João Batista, o "precursor" do Jesus Cristo, homens que se destacaram em seus tempos e sempre caminharam ao lado de Deus.
"Jesus disse:
Quem procura, não cesse de procurar até achar; e quando achar, será estupefato; e quando estupefato, ficará maravilhado e então terá domínio sobre o Universo.
Se vossos guias vos disserem: ‘o reino está no céu', então as aves vos precederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederam. Mas o reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.
O que entra pela boca não o torna um homem impuro, mas sim o que sai da boca, isto vos tornará impuros.
Desde Adão até João Batista, não há ninguém maior entre os nascidos de mulher do que João Batista, porque seus olhos não foram violados. Mas eu disse: Aquele que entre vós se tornar pequeno conhecerá o Reino e será maior do que João.
Rachai a madeira – lá estou eu. Erguei a pedra – lá me achareis.
Quem ficou rico, saiba dominar-se; quem ficou poderoso, saiba renunciar."
O texto acima se refere a trechos retirados do Evangelho de Tomé, encontrado numa caverna no Egito em 1947. Redigido em copta no início de nossa era que vale a pena ser lido na íntegra, é uma tradução de um original grego, escrito em meados do primeiro século. Portanto, ele é um dos documentos mais antigos de tradição cristã, já que os quatro evangelhos incluídos na Bíblia foram escritos entre os anos 80 e 120 de nossa era, demonstrando que o mais importante para os verdadeiros cristãos e a busca da verdade que salva e não ao poder e dinheiro que corrompe.
Nos dias atuais o cristianismo se tornou um "negócio" que rende milhões de dólares, que vai de livros de auto ajuda, passando por amuletos de toda sorte, bíblias com chamativos variados, chegando até a perigrinações "turísticas" a Terra Santa com várias opções de lugares para visitar e pacotes facilitados.
Jerusalém foi e ainda é palco de grandes disputas e agora esta se tonando uma cidade comum para se conhecer como as velhas cidades européias, um simples destino turístico, recebendo milhares de curiosos por dia, que não estão lá para sentirem o verdadeiro siginificado da cidade onde pisaram os patriarcas, profetas, sacerdotes, reis, anjos, homens santos e próprio Filho de Deus, profanando um lugar Sagrado, sem o menor respeito, como fizeram os romanos e outros povos que a invadiram.
Penso que é um absurdo misturar religião e política, em todas as partes da história mundial onde isto ocorreu nada acabou bem, isto é fato. Deixe que Deus ilumine a nossa vida espiritual e não envolva o seu “Santo Nome” para justificar a nossa atividade profissional onde há outros interesses.
Na antiga Inglaterra do Séc. XIV existia um bairro boêmio onde a cultura e artes as afloravam. No lugar havia bares, restaurantes, prostíbulos, teatros e casas de shows, um dos maiores poetas e dramaturgos da história universal, William Shakespeare morava ali e criou a sua obra, enriquecendo o idioma inglês e influenciando o teatro contemporâneo, mas o lugar foi destruído graças ao fanatismo religioso comandado Oliver Cromwell, que promoveu uma revolução civil no país e impediu que o país progredisse em pensamento.
Gênios tiveram que se calar e viver de forma reclusa graças à interferência religiosa que ignorava a própria criação divina, como Galileu e a ciência não se desenvolveu naturalmente como deveria acontecer. Outros tiveram que fugir de seus países para não serem mortos.
Outra notícia que me chamou a atenção nestes últimos dias foi saber da presença da esposa e da filha do alcaide dentro da prefeitura. Elas não estão oficialmente contratadas e muito menos recebem pela prefeitura, mas o prefeito deveria dar exemplo e não envolver a família na administração pública e tal interferência rende comentários que poderiam ser refreados.
Sei que este texto vai gerar repúdio e indignação, o tema é complexo e há muito o que falar sobre o assunto, porém tenho os pés no chão, sei bem o que estou escrevendo e faço um alerta. A crença de um cidadão ou grupo não pode interferir na vida de uma pessoa ou comunidade que segue outros ensinamentos, o fundamentalismo gera preconceito, que se transforma em intolerância e divide, causando atritos e o atraso da sociedade, isto é voltar a idade média quando a religião interferia na ciência, literatura e artes e ao invés de aproximar o ser humano da figura de Deus, que só causa o afastamento, revolta e frustação.
Demorou centenas de anos, mais uma das maiores conquistas democráticas no mundo contemporâneo foi à separação entre religião e política que nos tornou iguais diante das leis, levando em consideração nossas opções individuais, religiosas, sexuais, além da nossa origem étnica, evitando que relações políticas, sociais, cívicas, não sejam orientadas pelas opções religiosas ou interpretações pessoais dos livros sagrados.

Pense Nisso!!
http://www.cronicasprocopenses.com/cronica06.html
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS