NOTICIA URGENTE:

Boatos afirmam paralização no SAMU, coordenação da entidade nega o fato e tranquiliza população 

Com a nova empresa, muitos ficaram receosos com a futura administração, gerando incertezas. Uma proposta de menor de salários foi apresentada para os agentes, que segundo a coordenadora, não é muito diferente do dinheiro que vem recebendo os funcionários da entidade, que em breve será aumentado em reunião com a categoria.

ALESSANDRA MARIUCCI COORDENADORA GERAL DO SAMU

Na quarta feira (13) foi anunciado pelos sites de Jacarezinho que os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jacarezinho estariam planejando uma manifestação em frente à base da unidade na cidade, em reclamação a falta de acordo e informações sobre o serviço por parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP).
A notícia dizia que segundo um dos funcionários que preferiu não se identificar, a paralisação aconteceria em breve, inclusive com apoio dos médicos. Com a mudança na diretoria do Cisnop em janeiro, a empresa que cuidava dos recursos humanos, não renovou o contrato e uma nova empresa foi contratada pelo consórcio.
Os sites afirmavam também que segundo informações de pessoas ligadas a diretoria, os salários foram reduzidos e não houve acordo com os médicos. “100% dos médicos de Jacarezinho e Ibaiti não aceitaram a proposta da nova empresa e conforme contrato, deixarão os plantões”, diz a denúncia encaminhada para a imprensa.
Ainda de acordo com a denúncia, os funcionários que ficaram, até o momento só receberam uma proposta de salário, considerada por eles “indecente”. O texto descreve que até o momento, nenhum contrato foi assinado pelas equipes e em breve nenhum empregado que era do SAMU, terá vínculo coma entidade.
 

A matéria se encerra afirmando que a base de Andirá corre o risco de ser desativada por falta de funcionários. O clima entre os funcionários é de incerteza e desânimo. “O CISNOP está conseguindo desorganizar um serviço que estava começando a funcionar. O pior cenário deverá ser o de Cornélio Procópio, onde são necessários dois médicos por plantão, e mesmo que achem médicos para ‘quebrar o galho’, serão médicos sem treinamento e sem experiência em regulação. O SAMU pode parar, por causa da incompetência dos gestores e se não parar, com certeza, será um serviço de péssima qualidade”, completa o texto encaminhado na noite de terça-feira para a imprensa.
 

Depois dos boatos, a coordenadora geral do SAMU, Alexsandra Mariucci, ex-secretária da saúde de Cornélio Procópio, que assumiu o cargo recentemente, junto ao o CISNOP, que administra a entidade, tentou negociar com a empresa que presta serviços para o SAMU, mas não houve entendimento e o contrato encerrou exatamente no dia 13/03 a meia noite.
Com isso a direção do CISNOP foi obrigado a contratar uma nova empresa de forma emergencial por noventa dias, visto que os prefeitos da região solicitaram diversas ações para as unidades de suas cidades, que gera um estudo mais detalhado para a viabilidade de projetos nestes municípios.

Alexsandra informou a imprensa, que houve apenas um pequeno problema com uma equipe de Jacarezinho que não afetou o serviço de atendimento e já foi resolvido. Segundo a coordenadora, o que importa para o CISNOP e a boa gestão no atendimento. No total de 140 funcionários, apenas oito deixaram a entidade, no qual já foram substituído e os que estiverem descontente, a coordenação do SAMU ira procurar a direção do consórcio para discutir sobre o caso.
Alexsandra ainda declarou, que os médicos e enfermeiros que substituíram os que deixaram o quadro de funcionários, são extremamente profissionais e estão aptos a assumirem o posto a frente do atendimento de emergência. A coordenadora assumiu que o programa de treinamento continua como idealizado no ano passado.
 

Agradecendo a empresa que prestou serviço ao SAMU nos últimos meses, e desejando sorte à nova diretoria que passa administrar a entidade, a coordenadora geral tranquiliza a população, dizendo que o trabalho do SAMU não será extinto e não haverá paralisação, afirmando que serviço de atendimento continua 24h por dia conforme de costume em toda a região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS