Fórum de qualificação debate formação profissional em Maringá


DSC_0020.jpgO secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli reuniu lideranças de 25 municípios da região de Maringá para incentivar maior participação de prefeituras no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta sexta-feira (21).
Para Romanelli, a qualificação profissional de trabalhadores é um grande desafio e exige um trabalho integrado entre todos os segmentos envolvidos. “O que nós queremos é promover a qualificação profissional em todo o Estado. Para isso, precisamos da união de todos os segmentos para gerar mais e melhores empregos”, afirmou.
Romanelli lembra que os municípios têm à disposição a oferta de cursos profissionalizantes, executados pelo Sistema “S” (Senai, Senac, Senat, Senar), além do Instituto Federal do Paraná.
Em Maringá, cerca de 170 pessoas participaram das discussões e conheceram os pacotes de cursos ofertados pelos parceiros na execução do Pronatec.
O vice-prefeito de Maringá, Claudio Ferdinandi lembrou que, apesar de todo o esforço do Estado e dos municípios, muitos recursos federais acabam sendo devolvidos à União por falta de turmas formadas para participar dos cursos do Pronatec. “O empresário paranaense quer contratar trabalhadores qualificados, mas muitos destes trabalhadores acabam não tendo conhecimento de que há cursos de qualidade à disposição para que ele possa melhorar a renda e a qualidade do serviço prestado”, disse o vice-prefeito de Maringá.
O presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), prefeito Edgar Silvestre (Deca), de Marialva disse que o fórum foi importante para conhecer o trabalho desenvolvido pelas secretarias estaduais e pelas entidades ofertantes de cursos. “Este debate é importante para promover a qualificação daqueles trabalhadores que estão fora do mercado do trabalho, por não se adequarem às mudanças atuais existentes no mercado. Fico feliz de saber que este fórum conta com a participação maciça de toda a região”, enfatizou.
O presidente do Sindicato do Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Maringá (Sintracom), Jorge Moraes, que também é membro do Conselho Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho lembrou da importância de implantar ações voltadas à qualificação e que também garantam a segurança e a saúde deste trabalhador. “O Brasil cresceu muito, mas não houve uma preocupação com a qualificação do trabalhador. Mas, com esse programa, a proposta é de qualificar os trabalhadores para que o Brasil não precise mais importar mão de obra qualificada, sendo possível encaminhar esse trabalhador para o mercado de trabalho, com segurança e muito mais qualidade do serviço prestado”, conclui Moraes.
PRONATEC — O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo, por meio da qualificação profissional, facilitar o retorno do trabalhador ao mercado de trabalho no menor tempo possível.
Para difundir melhor o programa, o Governo do Paraná está realizando fóruns de qualificação em todo o Estado. O Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional já foi instalado nas regionais de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e, agora, em Maringá. Nos dias 27 e 28 será a vez de Paranavaí e Umuarama debaterem o assunto.
Participam dos encontros, prefeitos, secretários municipais, agentes de qualificação profissional representados pelas instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Secretarias de Estado da Educação; do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; da Família e Desenvolvimento Social e do Turismo.
Durante o Fórum, os participantes também puderam conhecer os cursos disponibilizados por cada um dos segmentos que ofertam mecanismos para qualificação profissional no Estado.
 
Ali Wardani diretor Sivamar Senac.jpgAli Wardani diretor Sivamar Senac

DSC_0036.jpg
DSC_0048.jpg
DSC_0072.jpg
Jorge Moraes Sintracom.jpgJorge Moraes Sintracom
Maria Ines Teixeira Barbosa chefe NRE Maringa.jpgMaria Ines Teixeira Barbosa chefe NRE Maringa
Nircelio Zabot SEDS.jpgNircelio Zabot SEDS
Prefeito Deca Marialva.jpgPrefeito Deca Marialva
Secretario Romanelli.jpgSecretario Romanelli
Valerie Cardoso Machado Inaba coodenadora Pronatec IFPR.jpgValerie Cardoso Machado Inaba coodenadora Pronatec IFPR
Vice-prefeito Claudio Ferdinandi Maringa.jpgVice-prefeito Claudio Ferdinandi Maringa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS