Formação e Qualificação Profissional

Caravana da Qualificação chega ao Sudoeste

Lideranças da região sudoeste do Paraná se reuniram na tarde desta quinta-feira (4) em Francisco Beltrão, para a instalação do Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional.
O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre técnicos da áreas do trabalho e assistência social, prefeitos, secretários e representantes do Sistema S (Sesc, Senai, Senat), além do Instituto Federal do Paraná.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli o objetivo a apresentar aos municípios da região as propostas dos governos Federal e Estadual para a qualificação de mão de obra em todo o Paraná.
Na ocasião, Romanelli disse que a meta do Governo do Paraná é de preencher as 75 mil vagas disponíveis para cursos profissionalizantes em todo o Estado. “O nosso desafio é fazer com que o trabalhador paranaense possa ocupar essa vaga e, dessa forma, estar melhor preprarado para ocupar as milhares de vagas para empregos disponíveis mensalmente em todo o Paraná”, diz.
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo, o deputado estadual Ademar Traiano e o prefeito Antônio Cantelmo Neto também participaram do debate, expressando apoio à iniciativa do Governo do Paraná em incentivar a qualificação profissional em todo o Estado. Para Campagnolo, a iniciativa de percorrer o Estado ofertando aos prefeitos as propostas de qualificação é uma das ações mais promissoras do governo do Estado " Através da união de todos, vamos minimizar o apagão de mão de obra que hoje temos no Estado e País", disse.
O deputado Ademar Traiano também destacou a importância da qualificação profissional para o crescimento da economia no Estado. “Para que haja crescimento da economia do Paraná, é necessário investimentos em atração de indústrias e geração de empregos. Por isso, é fundamental o investimento em qualificação de mão de obra, para que esse crescimento possa absorver essa mão de obra qualificada e apta para o mercado de trabalho”, comenta Traiano.
O gerente regional do Senac de Pato Branco, Ellison Marques explica que tanta oferta de curso de qualificação é uma oportunidade única que o trabalhador tem de se profissionalizar. “O Paraná conta com uma rede de educação profissional de excelente qualidade. Com os investimentos do Estado e União, o que se espera é que se reverta esse ciclo de falta de trabalhadores para o mercado de trabalho por não haver qualificação profissional. É um avanço em todo o Paraná”, observa.
PRONATEC — Em todo o Paraná existem mais de 75 mil vagas disponíveis que o trabalhador possa frequentar um curso profissionalizante por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná. O salário do trabalhador com curso técnico é 24 % maior.
Dentro do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação conta com 19 mil vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas a estudantes do 2° e 3°anos do ensino médio, com idades entre 16 e 18 anos. Mais informações no portal:www.pronatecparana.pr.gov.br.
Durante a reunião de instalação do Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, o secretário Romanelli também fez a distribuição de novos equipamentos de informática aos ERs e Agências do Trabalhador dos escritórios regionais de Francisco Beltrão e Pato Branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS