Qualificação Profiossional: Educação garante soberania do País e emancipação do cidadão

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS) instalou na manhã desta sexta-feira, 19, na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), o Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional. O Fórum é formado por representantes do Sistema Nacional de Ensino (Senai, Senac e Senat), além do Instituto Federal do Paraná, em parceria com as secretarias da Família e Desenvolvimento Social; da Educação e do Turismo.
Para o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, a proposta da instalação do Fórum na região, a exemplo do que ocorreu em outras nove regionais do Paraná, é de debater e apresentar aos municípios as propostas dos governos Federal e Estadual referentes aos programas de qualificação profissional.

Romanelli lembrou da importância da abertura de diálogo entre os municípios e as instituições ofertantes dos cursos profissionalizantes no sentido de transformar a realidade do Estado e País. “Este tema que envolve a Educação é extremamente importante, pois é só com investimentos em Educação que podemos promover a emancipação do cidadão e garantir a soberania do País”, enfatiza o secretário estadual do Trabalho.

Mais de 200 pessoas participaram do evento. Campo Mourão é a décima regional a ter instalado o Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, a última do interior do Estado. O debate sobre o tema envolvendo a Educação Profissional já foi iniciado também nas regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa. A etapa final acontece quarta-feira, 24, em Curitiba, reunindo os municípios da região metropolitana e do litoral paranaense.

O deputado estadual Douglas Fabrício também participou da instalação do Fórum em Campo Mourão. Para ele, o estabelecimento de parcerias é muito importante para garantir o desenvolvimento regional. “Em todo o Paraná são ofertados cursos de excelente qualidade e muitas vezes esses cursos não chegam até o cidadão. Este Fórum tem esse objetivo, de que todos saiamos daqui preparados e conhecedores de todas as ofertas disponíveis para que possamos convencer todas as pessoas que necessitem de capacitação que frequentem esses cursos ofertados pelo Estado e União”, observa.

A coordenadora do Programa Família Paranaense, Letícia Reis, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) também destaca a importância do investimento em Educação promovido por meio do Comitê Gestor Qualifica Paraná. Para ela, não existe emancipação do cidadão sem trabalho, sem renda e sem educação. “Temos o compromisso de ofertar oportunidades melhores às famílias paranaenses que queiram receber capacitação e qualificação profissional”, afirma.
O empresário Ater Cristófoli, que falou em nome do setor produtivo de Campo Mourão lembrou da dificuldade que as empresas têm de contratar mão de obra qualificada. Segundo ele, ao mesmo tempo em que existem vagas disponíveis no mercado de trabalho, também existem muitos trabalhadores que não têm condições de ingressar no mercado de trabalho. “É preciso dar oportunidade para que os alunos se dediquem aos estudos e se capacitem para ocupar as vagas disponíveis aos trabalhadores qualificados. As vagas existem, o que falta são trabalhadores qualificados”, avalia.

Cristófoli acrescenta que, com a instalação do Fórum e a ampliação do diálogo entre os municípios e as instituições ofertantes dos cursos profissionalizantes promove a inserção do trabalhador no mercado de trabalho e na sociedade. “Vamos lutar para que os benefícios sociais do Governo sejam distribuídos às pessoas que queiram estudar e se qualificar para que possam ocupar as vagas disponíveis pelo setor produtivo paranaense”, reforça.

A presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão, empresária Edilaine Maria de Castro, que representou o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana falou sobre a importância da Educação para a promoção do desenvolvimento social e econômico da região. Edilaine destacou o compromisso das lideranças empresarias da região com a melhoria da qualidade de vida e que, para isso, há necessidade de debater a questão da qualificação para ofertar melhores condições de trabalho aos trabalhadores. “Vamos juntos conquistar esse sonho de uma vida melhor, de uma Comcam melhore justa para se viver”, conclama.

PRONATEC — Em todo o Paraná existem mais de 75 mil vagas disponíveis que o trabalhador possa frequentar um curso profissionalizante por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná. O salário do trabalhador com curso técnico é 24 % maior.

Os estudantes que quiserem participar de curso profissionalizante devem procurar a direção da escola, que o encaminhará ao Núcleo Regional de Educação para conhecer os cursos ofertados em seu município ou região. Já os trabalhadores ou desempregado devem procurar o CRAS ou a Secretaria Municipal de Assistência Social para conhecer os cursos disponíveis e, desta forma, se qualificar gratuitamente.

Os trabalhadores que estejam recebendo o Seguro-Desemprego também têm a oportunidade de frequentar os cursos de qualificação profissional ofertados. Para isso, eles devem procurar a Agência do Trabalhador para mais informações sobre os cursos disponíveis. Mais informações sobre o Pronatec podem ser obtidas também pela internet, no portal www.pronatecparana.pr.gov.br.

Durante a reunião de instalação do Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional, o secretário Romanelli também fez a distribuição de novos equipamentos de informática ao Escritório Regional da SETS e Agências do Trabalhador da região da Comcam. Com informação de Valdir Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS