Família e Desenvolvimento Social

Governo vai abrir credenciamento para acolhimento institucional

A secretaria da Família e Desenvolvimento Social divulga nesta terça-feira (13) o edital para credenciamento de entidades sociais que atuam no acolhimento institucional de crianças; adolescentes e adultos com deficiências ou transtornos mentais. As entidades interessadas deverão possuir registro no Conselho Municipal de Assistência Social ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O edital estará disponível no site www.familia.pr.gov.br. “O objetivo é garantir o atendimento dessas pessoas o mais próximo de casa, bem como regionalizar o serviço conforme as demandas nas regiões”, explica a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. No documento estarão descritas todas as condições para o início do processo.

O acolhimento institucional é destinado a famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos, etnia, gênero e orientação sexual.

O atendimento prestado deve ser personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização e serviços disponíveis na comunidade local. As regras de gestão e de convivência deverão ser construídas de forma participativa e coletiva, a fim de assegurar a autonomia dos usuários, conforme perfis.

INVESTIMENTOS - Desde 2011, o valor de repasses do Governo do Estado destinados para o acolhimento institucional de alta complexidade já chegam a R$ 20 milhões.

Serviço:

Acolhimento Institucional

(41) 3210-2521 – coordenaçãopse@seds.pr.gov.br

Escritório Regional:

www.familia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=526

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS