Em
2010, a empresa inaugurou uma enorme loja de aproximadamente 2.000 m²
em plena Times Square em Nova York. Com dois andares, o espaço tem
suvenires temáticos inspirados em ícones da cidade americana, um castelo
com espelho mágico e painel digital suspenso a mais de 20m de altura na
fachada.
A
Disney Store, oferece uma experiência de imersão no universo dos
personagens Disney para encantar crianças e adultos, agregou valor à
experiência de se estar na loja e o ponto de vendas e tornou um outro
local de diversão, interação e magia, como são os parques temáticos, os
canaisde TV e os websites. O diferencial da loja é a maior tecnologia
física na "Disney Store", como a possibilidade de interações digitais
com personagens e a presença de réplicas de estruturas das clássicas
animações. Proporcionar um ambiente com interação e experiências aos
consumidores, semelhante aos ambientes dos parques, esta é a proposta.
A
inovação é constante nas lojas, o uso profundo do RFID, telas touch
screen espalhadas pelo ambiente, digital signage, entre outras
tecnologias com um investimento de mais de US$ 50 milhões em plataformas
tecnológicas e no desenvolvimento do ponto de venda, a Magical Tree
cuja iluminação muda constantemente, inclusive de acordo com as escolhas
dos clientes em um aplicativo disponível para iPhone, permite mudar a
todo momento a ambientação da loja, criando novas referências e climas
no ponto de venda.
Todas
as novas lojas contam com o Princess Castle, de cerca de quatro metros
de altura (no caso da loja flagship na Times Square, em Nova York, a
construção tem seis metros), que mergulha no mundo das princesas Disney.
O castelo conta com espelhos mágicos, em que a criança pode, ao agitar
uma varinha (equipada com um chip RFID),ver sua princesa favorita
aparecer no espelho e falar com ela. Este é um exemplo do que a loja
oferece, dentre tantas oportunidades
Eataly
Além
de toda a qualidade e sofisticação dos produtos e serviço, a
instituição segue a filosofia “slow food”. Isto significa que cada
ingrediente – seja os ovos, massas ou as carnes – vem de pequenos
produtores que respeitam os animais, as leis trabalhistas, e a
sustentabilidade. Esta filosofia nada tem a ver como a idéia de tempo. O
adjetivo “slow”, neste caso, designa uma oposição `a indústria “fast
food”. Um dos objetivos deste movimento, criado pelo italiano Carlos
Petrino em 1986 e hoje presente em 132 países, é também resgatar os
sabores em extinção; muitos desapareceram a medida em que a indústria
alimentícia ganhou força. O primeiro Eataly nasceu em 2006 a partir da
idéia de Farinetti, um já bem sucedido empresário italiano. Ao ver que
os pequenos produtores se reuniam anualmente num evento chamado Salone
Del Gusto, que promove a iniciativa na Itália, ele então quis levar o
movimento para as massas. Assim, nasceu o Eataly como forma de promover a
idéia de uma forma rentável, criando empregos, e educando o público
sobre a importância deste moviment.
Tanto
que, entre os objetivos do Slow Food, está o resgate das receitas
caseiras, que embutem toda uma memória gastronômica e dão a sensação de
conforto. A Eataly também tem o objetivo de fazer com que produtos de
qualidade estejam acessíveis a todos, o que passa por oferecer muita
informação.
As
lojas têm displays que mostram como é possível se alimentar bem, com
produtos naturais disponíveis em cada época do ano, com ótimo sabor e
baixo preço.
Existe também uma grande preocupação em contar a história de tudo o que é apresentado no ponto de venda.
A
loja é uma ambientação que evoca o artesanal e faz parecer que se está
no coração da Itália, mesmo que o ponto de venda esteja no centro de
Nova York.
Galeria Melissa Nova York
A
primeira loja-conceito da marca fora do Brasil foi inaugurada em 2012 e
reúne conteúdo e arte em suas instalações. Como no projeto em SP, as
vendas não são o ponto fundamental da estratégia para NY, mas sim, uma
conseqüência, e o potencial de disseminação de ideias e experiências que
pode ser proporcionado com esse projeto em NY. A Melissa busca ser
vista de forma totalmente nova, não apenas em NY, mas nos EUA como um
todo e depende do sucesso desse espaço.
A
loja posiciona-se como um espaço de vocação multidisciplinar, é ponto
de encontro entre o universo da MELISSA, coleções criadas por parceiros
da marca com total exclusividade, lançamentos de produtos especiais e
exposições ligadas a temas como design, fotografia, moda, beleza e
tecnologia. A loja foi projetada por Muti Randolph, revolucionou o
conceito de “flagship store”, levando, além de produtos, conteúdo e
cultura para suas instalações.
Foi
idealizada como um canal de comunicação e reúne diferentes
colaboradores, paixões, inspirações e desejos. Imponente graças à sua
fachada super colorida e constantemente renovada, a galeria tem o jeito
da MELISSA: dinâmica, moderna e sempre buscando novidades para assim, em
plástico, construir sua história. A cada temporada a MELISSA convida um
artista para assinar a fachada da galeria.
Warbi Parker
A
história toda começou da colaboração entre quatro amigos que queriam
criar uma butique elegante e rebelde, ao mesmo tempo oferecer um
“produto chique a preço acessível”, além de transformar os óculos em um
acessório. O negócio começou on-line e agora está se estabelecendo em
pontos físicos. Conquistou os consumidores com produtos com design
atraente, preços competitivos e um modelo de negócios consciente, abriu
recentemente sua primeira loja física em Nova York.
Diferencial
da loja: Warby Parker se define como uma marca de moda que oferece
valor e serviço com uma missão social. Vende óculos por preços
acessíveis e possui um fantástico programa social, virou case na última
edição da convenção anual da NRF, com a campanha compre um par, doe um
par de óculos. Neste sentido, a loja doou 250.000 vezes em 2012!
Outro
exemplo da prática da loja é de oferecer um modelo de loja virtual,
com preços baixos, no qual o cliente escolhe até cinco óculos, recebe em
casa para experimentar por cinco dias, podendo devolvê-los, sem custos.
A
conexão com a tecnologia continua, com cabines fotográficas, em que os
consumidores podem experimentar armações, tirar fotografias e
compartilhar com seus amigos, para ter opinião sobre qual modelo levar.
Workshop de encerramento
O que a missão técnica me ensinou?
E
agora é hora de finalizar esta etapa de aprendizado e partir para a
avaliação do que representou para o grupo a missão técnica ao varejo de
Nova York.
Todos os comentários foram de total satisfação com o que foi visto e sentido através das experiências vivenciadas.
A
semana foi intensa, e agora resta a todos o grande desafio...aplicar
as melhores práticas em cada empresa coordenada pelos integrantes deste
grupo.
Depoimentos....
O desconhecido nos atrai! Foi com vontade de conhecer o que eu não sabia que vim para cá, e aprendi muito! Foi fantástico!
Parabéns a todos os participantes. Parabéns ao Osmar, a Jocelei e a Débora!
Obrigado a todos!
Valter Leonardo
Vale Atacado - Maringá
Fantástico!
Uma experiência ímpar, gratificante, construtiva, inovadora e enriquecedora!
Paulo Sisto de Mattos
Curitiba
A
missão técnica foi uma oportunidade única de ter acesso a produtos e
processos inovadores, de forma lúdica. Através das visitas as empresas,
foi possível conhecer as melhores práticas e tecnologias que estão
sendo adotadas em nível internacional,tendências e sobretudo identificar
oportunidades de negócios e inovações que poderão ser aplicadas nas
empresas do Brasil.
Parabéns Sebrae PR, a Fecomércio e a equipe técnica.
Fantástico!
Eliane Arruda do Nascimento
Sebrae MS
A
missão técnica proporcionou ampliar minha visão do varejo, acima de
tudo nos inspirou para voltarmos ao Brasil com novas idéias e novas
tendências. Aqui presenciamos tecnologia, inovação e aprendemos que a
história por aqui é bem trabalhada .
Foi excepcional poder estar nas principais flagship do mundo.
Recomendo a todos!
Bruno Jose Esperança
Esalflores - Curitiba
Imagine-se
na maior cidade do mundo na cidade que não dorme - New York, e
visitando as melhores empresas de diversos segmentos com práticas
diferenciadas que podem lhe indicar novos caminhos e gerar ótimos
resultados para as empresa.
O
Sebrae nos levou para Missão Técnica de Comércio exterior e nos deu
uma excelente oportunidade para conhecer as melhores práticas e
diferenciar-se no mercado. Vivemos em detalhes e conhecemos a fórmulas
de sucesso aplicadas por eestas lojas, que são referência no comércio
varejista de New York .
Esta
missão para mim foi única e espero que com isso possa aplicar o que
vimos, todos os conteúdos, nos levando a melhorar o nosso dia-a-dia.
Pois, “Um homem precisa viajar, para lugares que não conhece para
quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginarmos e não
simplesmente , como é ou pode ser”. Amyr Klink
O
penúltimo dia de visitas ao varejo de Nova York foi planejado para ter
um contato mais próximo com a tecnologia, com a emoção e com a percepção
de aprendizados construídos a partir da observação....
e a primeira experiência é na loja que como Nova York, nunca dorme, Apple é o nome dela!
Ter
a experiência de conhecer a loja que carrega a marca da criatividade,
inovação, design e originalidade é no mínimo entusiasmante. A foto acima retrata que a tecnologia não separa as gerações...
O grupo foi recebido pelo seu flag leader Dave Kamilas, que falou sobre a história da loja e seus diferenciais....
Esta
loja da 5 Avenida que foi inaugurada em 2006, custou aproximadamente
US$ 9 milhões e o grande objetivo é proporcionar a melhor experiência
de compra.
A
proposta é: “Como não temos produtos suficientes para encher uma loja
desse tamanho, vamos enche-la com a experiência de possuí-los”. A
questão não é ter muitas opções, mas ter as opções certas. Por conta
disso, os vendedores não recebem comissão. O objetivo é não forçar
vendas, que geram resultados no curto prazo. Querem que a venda seja o
primeiro passo de uma relação e não o último. Criaram cargos
diferenciados, para dar status para os melhores vendedores. O mais top é
o Mac Genius. Como diz Bob Fifer, cargos são baratos. A rotatividade é
de 20%, quando o normal é de 50%. O serviço faz toda diferença.
Serviços: Mac Specialists, Mac Geniuses e Mac Creatives .Um balcão
(Genius Bar) para suporte, usando o conceito de balcão de hotel, onde
você chega e resolve seu problema rápido. Essa ideia veio de um grupo de
foco.
A
loja não é separada por zonas de produtos, como é comum no setor, mas
por zonas de soluções. Ela está aberta 24 horas por dia e 365 dias por
ano. Com um mobiliário discreto de madeira clara e piso de pedra que não
chamam a atenção, fazendo com que o foco esteja sempre nos produtos. As
escadarias : foi um projeto do proprio Steve Jobs que acabou
patenteando a idéia. O motivo da escada ser de vidro era para incentivar
os clientes a irem para outros andares vendo os produtos expostos
através da escada! As Lojas da Apple tem a melhor venda por m2 do
varejo americano.
A
loja quer ser high touch e não apenas high tech. O foco é o ser humano.
Um local onde é possível testar os produtos, explorar o universo Apple e
relacionar-se com outras pessoas que gostam da marca criada por Steve
Jobs nos anos 80.
FAO
A
história da tradicional loja de brinquedos americana começou quando
Frederick August Otto Schwarz e três irmãos fundaram a famosa loja de
brinquedos Toy Bazaar em 1862, apenas 6 anos depois de terem chegado aos
Estados Unidos vindos de Westphalia na Alemanha. Frederick operou sua
loja até 1870 na cidade de Baltimore, estado de Maryland, região
nordeste dos Estados Unidos, mudando depois para Nova York, onde abriu o
The Schwarz Toy Bazaar na Broadway. Com o auxílio de seus três irmãos,
que estavam em constante contato com a Europa em busca de novidades no
segmento de brinquedos, a loja prosperou e começou a ganhar status entre
os consumidores
Em
1931 a loja se estabeleceu no famoso número 745 da Fifth Avenue. Em
2004 as lojas começaram aos poucos a voltar a funcionar com a
re-inauguração de sua tradicional loja na Quinta Avenida totalmente
redesenhada pelo arquiteto David Rockwell.
No
mês de maio de 2009, a FAO SCHWARZ, um ícone para muitas crianças de
todo o mundo e a mais antiga loja de brinquedos dos Estados Unidos, foi
vendida para o gigante varejista Toys “R” Us.
A
loja se posiciona e se assemelha a um verdadeiro paraíso infantil, onde
brinquedos de todos os tipos são expostos de uma maneira interativa e
genial, produtos tradicionais e para colecionadores, tendo como
diferencial da loja ser a mais antiga e fina loja de brinquedos do
mundo, é conhecida como a “Meca” dos brinquedos, uma marca construída em
cima de ideais e sonhos.
Ela foi pioneira no segmento: dentro de uma FAO SCHWARZ, as crianças podem abrir, testar e brincar com os produtos.
Cerca
de 6.000 metros quadrados de brinquedos realmente espetaculares e
únicos, que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar (artigos de
colecionadores).
As
estrelas da loja são o piano gigante que pode ser tocado com os pés
(como visto no filme da Disney “Quero ser grande”, estrelado por Tom
Hanks, no qual ele e Robert Loggia tocaram juntos no piano da loja),
localizado no segundo andar e que custa US$ 150.000; um simulador de
movimento para criança acima de cinco anos de US$ 300.000, capaz de
transportar oito pessoas a aventuras virtuais em três dimensões; a
Barbie Boutique, uma área especial totalmente voltada para os mais
variados produtos da tradicional boneca; e a FAO Schweetz, uma espécie
de doceria onde é possível se deliciar com centenas de balas, chocolates
e doces. O salão principal da loja é decorado com mais de 20.000 luzes
coloridas controladas por computador. Outro destaque da loja é sua
tradicional vitrine de natal, decorada com muito capricho e luxo, que se
tornou um verdadeiro símbolo da cidade nesta época do ano. Recentemente
a loja inaugurou um novo, moderno e aconchegante café. A tradicional
loja atrai mais de 3 milhões de turistas anualmente.
Create & Barrel
A
Crate and Barrel, opera uma rede de lojas nos Estados Unidos. Ela
vende produtos no setor de ambientes externos, aparelhos de jantar,
talheres, copos, travessas, acessórios de cozinha, alimentos gourmet,
móveis, tapeçaria, cortinas, iluminação, acessórios de casa e produtos
de cama, mesa e banho. A empresa foi fundada em 1962 e sua sede fica em
Northbrook, Illinois.
Começou
exatamente no dia 7 de dezembro de 1962 quando o casal Gordon e Carole
Segal abriu uma pequena loja familiar de apenas 160 m2 para vender
equipamentos e acessórios para casa e cozinha, localizada em uma modesta
rua, chamada Wells Street, do bairro boêmio de Old Town na cidade de
Chicago.
As
mercadorias eram dispostas nos mesmos engradados (Crate) e barris
(Barrel) que eram importadas, originando assim o nome da loja.
Em 1967, foi lançado no mercado o famoso catálogo da CRATE & BARREL, criando assim mais um canal de vendas para a empresa.
A empresa inaugurou sua primeira loja em plena Manhattan no ano de 1995; e hoje conta com170 lojas
Diferencial da loja: Suas lojas são arejadas e com produtos dispostos de uma forma prática e moderna.
As
lojas em cidades como Manhattan são muito grandes e contém grande
variedade de itens, que são agrupados de acordo com a maneira que eles
podem aparecer em uma casa.
Investiu
em um website para celular para oferecer a melhor experiência possível
aos usuários que realizam compras pelo celular. Usa o design como uma
ferramenta poderosa para construir o valor da marca.
Whole Foods
A
loja transformou-se na maior rede de comidas orgânicas e naturais do
país. É um supermercado especializado, campeã dos produtos orgânicos
com preços praticados em até 35% acima do Wal-Mart.
Possui
atualmente mais de 330 lojas nos Estados Unidos (presente em 40 estados
americanos), 74.000 funcionários e faturou US$ 11.7 bilhões em 2012.
O
cliente pode fazer suas compras e também aproveitar para almoçar,
jantar ou fazer um lanche no próprio estabelecimento, já que há uma ilha
que vende comida: desde café da manhã, até sopas, massas, salada e
comida japonesa.
Conjuga
satisfação do cliente (saúde), excelência em serviços (motivação dos
empregados), e cuida do meio ambiente (sustentabilidade).
Diferencial
da loja: oferece uma variedade de produtos de pequenos produtores e se
posiciona como comerciante de altíssima qualidade em produtos orgânicos e
gourmet . Cada colaborador, como são chamados os funcionários, tem até
US$ 20 por dia para gastar em relacionamento com o cliente. A empresa
emociona seus consumidores ao apelar e valorizar as cores, o cheiro,
design e o ambiente para a experimentação e realizam atividades que
valorizam a comunidade.
5 AVENIDA
É
a Avenida mais famosa e chique de Nova York. É uma das melhores ruas
para fazer compras no mundo, e também uma das mais caras ruas do mundo.
A
Fifth Avenue ou 5th Avenue é uma avenida extremamente movimentada de
Manhattan. Vai desde a rua Norte da praça Washington Square Park/Waverly
Place(6th Street)em Midtown até a 143rd Street/Harlen River Drive,
Harlen e devido às propriedades caras de particulares e mansões
históricas que possui em toda a sua extensão, é um símbolo de riqueza de
Nova Iorque.
Niketown
A
Niketown é a loja conceitual da Nike na Rua 57, em Manhattan, Está
localizada ao lado da Quinta Avenida, na 57th Street. Ou seja, durante
seu passeio pela famosa avenida, você entra na 57th Street, anda poucos
metros e chega na loja.
Ela foi feita para parecer um ginásio de
escola pública do início do século XX. As escolas públicas têm em sua
fachada um número que as identificam. Na loja da Nike lê-se PS 6453. PS
quer dizer Public School e 6453 vira NIKE, naquele esquema telefônico
que se usa aqui, de trocar números por letras.
Niketown é a maior e
melhor loja da Nike em Manhattan. É uma loja gigantesca, com 4 andares,
onde você encontrará todos os produtos da marca e os últimos
lançamentos.
Líder mundial em vendas de material esportivo, só é a número 2 do mercado na Europa perdendo apenas para a alemã Adidas.
Diferencial
da loja: Inovação em produtos e plataformas tecnológicas, como por
exemplo o Auto-analytics que é a prática voluntária de reunir e
analisar dados sobre si mesmo em busca de aprimoramento . Atletas há
muito usam recursos estatísticos e visuais de análise para melhorar o
próprio rendimento. Agora, a autoanalítica chega ao trabalho. Com
dispositivos portáteis (ou “wearable”), aplicativos para celular e
computador e recursos sofisticados de visualização de dados, ficou fácil
monitorar nossa atividade no trabalho — e fatores que possam afetá-la —
e usar a informação obtida para decidir onde concentrar nosso tempo e
nossa energia. Com a autoanalítica, o indivíduo assume o controle. A
pessoa pode fazer experimentos sozinha e determinar que tarefas e
técnicas a deixam mais produtiva e satisfeita — e, com base nisso,
promover mudanças. Auto-analytics é um Aplicativos para smartphones.
O
desafio para profissionais de marketing criar aplicativos que agreguem
valor à vida do consumidor e intensifiquem seu envolvimento com a marca a
longo prazo. Para tanto, é preciso entender como e por que alguém
escolhe um aplicativo.
Uniqlo
A
Uniqlo é uma marca consagrada no continente asiático: Japão, na China e
na Coreia do Sul, Superada apenas pela espanhola Zara e a sueca H&M
A
Estrategia da empresa está em conquistar novos mercados: americano,
europeu, e os países considerados emergentes como a Índia, Indonésia e
Vietnã. Sua unidade no bairro de Ginza, em Tóquio, é a maior da rede,
tem mais de cinco mil metros quadrados, 100 provadores e 50 caixas.
O
diferencial da loja está não está apenas nos preços acessíveis, com
jeans que saem por US$ 39,90. Encontra-se também na experiência de
compra, com decoração moderna e grandiosa, além do serviço de qualidade,
com funcionários que atendem em até quatro línguas. Outro atrativo é o
foco em tecidos tecnológicos, como o Heattech, ideais para o frio, já
que mantêm o corpo aquecido por meio da absorção de vapor. A marca não é
de moda, mas sim de tecnologia e, por isso, os investimentos em
novidades são grandes. Outra diferencial da loja é a decoração, com
escadas atrativas e painéis eletrônicos.
American Girl Place
A
loja é mais do que apenas uma loja - é um lugar para a imaginação.
Belamente projetada, a loja possui amplas vitrines e uma loja
encantadora.
A
boneca American Girl, foi criada em 1986 pelo ex-educador Pleasant T.
Rowland. Cada boneca retrata uma menina de 9 ou 10 anos de idade, em um
momento na história da América. Uma espécie de parque temático fechado
em si. A loja oferece roupas de bonecas direcionadas para meninas e
seus amigos e a possibilidade de poder comprar estas mini-réplicas de si
mesmos, com cor e textura do cabelo, cor dos olhos e cor da pele
semelhantes a suas características. Através da loja pode-se adicionar um
salão de cabelo para as bonecas, um hospital de boneca, uma livraria,
um café...
Enfim, o sonho de uma menina americana pode se tornar realidade nesta loja!
Workshop de aprendizados do dia
Andar pelo varejo de Nova York, observar tendências, conceitos e aprender..... esta foi a grande lição do dia!!!
Depoimento do Dia
"Esta missão está sendo fantástica!
Quero
destacar a importância de conhecer as empresas de forma a entender a
sua história, ter um feedback da sua trajetória e envolver-se no seu
“case” de sucesso. Isso é algo que só está a nossa disposição a partir
da missão técnica!
Reforço
a preparação para as visitas com informações dadas antes de chegarmos
as lojas escolhidas, isso gera o máximo de aproveitamento do tempo e é
importante porque nos envolvemos no processo, criando uma expectativa
da chegada e aguçando a percepção do que será visto .
Elogio
os instrutores pelo empenho, energia e pela qualidade das visitas.
Reafirmo que somos removidos da nossa realidade, com muito conteúdo,
objetivando a aplicação do que está sendo visto em nos nossos negócios,
adaptando é claro, a nossa realidade.
Esta
missão está sendo a minha segunda experiência e espero que como na
primeira, aplicar o conteúdo, levando atividades e melhorando a
qualidade , convertendo em resultados para os colaboradores , clientes
e de maneira geral para empresa."
Fábio Watte – Zariff Calçados Francisco Beltrão – PR
Comentários
Postar um comentário