"Como Empreender com sucesso no Brasil"

5 mil empreendedores e líderes rurais vão ouvir o governador de Pernambuco

Sindirural de Cornélio Procópio estará presente com uma caravana de agricultores da região


Uma palestra do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), provável candidato à presidente da República no próximo ano, abordando a questão do empreendedorismo no Brasil, ocorre no próximo dia 29, Sexta-feira no ExpoTrade Pinhais, quando acontece o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2013.

Com o tema "Como Empreender com sucesso no Brasil", Campos tratará de questões como segurança jurídica, os desafios da infraestrutura e logística e a importância do agronegócio.

O evento ocorre pela 11ª vez reunindo cerca de 5 mil produtores rurais de todo o Estado no Expotrade Pinhais, a partir das 8 horas. O Programa foi criado e desenvolvido pelo SENAR-PR, FAEP em parceria com o Sebrae-PR e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) completa mais uma edição.

Na última década o programa já formou cerca de 19,5 mil produtores rurais, mediante o estímulo às habilidades do produtor e desenvolvendo  as competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis. Só em 2013 foram 58 turmas com cerca de 1.200 produtores participantes.
 
 Olimpíada Rural

Esse ano o evento de premiação do Empreendedor será transmitido ao vivo pelo Canal Rural. Simultaneamente à palestra de Eduardo Campos acontece pela manhã a etapa final da Olímpiada Rural de Matemática. A competição foi promovida pelo SENAR-PR para os jovens do campo, que participaram do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). Os 40 participantes que apresentaram melhor desempenho das atividades se classificaram para a etapa final.

O concurso trabalhou com os conteúdos de Regra de Três e Medidas de área e volumes, fundamentais para o desenvolvimento das atividades agrossilvipastoris. Todo o grupo receberá um pen drive personalizado e os
Outra novidade é o troféu que será entregue aos 10 finalistas do PER. Ele foi redesenhado pelo artista plástico paranaense, Geraldo Braun. A nova peça em acrílico recortado transmite a ideia de que o empreendedorismo é algo que brota como uma semente no ambiente rural.
 
Histórico

Criado em 2003 no Paraná o programa foi estendido a outros estados em 2007 e atualmente é oferecido em 23 estados e no Distrito Federal. Em 2008 o material do curso foi reformulado. Os participantes recebem, além dos livros com a parte teórica, um livro específico para elaboração do projeto. O conteúdo também foi reformulado focando todas as regiões brasileiras.

Esse ano o SENAR-PR lançou o Empreendedor Rural focado na pecuária de corte. As aulas começaram em abril em 10 turmas que foram organizadas em todo o Paraná. Ao todo foram 230 horas divididas em 30 encontros com conteúdos que foram selecionados por pecuaristas. Além das aulas teóricas os participantes receberam no mínimo quatro visitas técnicas em suas propriedades onde foi feita uma checagem de oito itens.

"Na maioria dos casos o produtor já tem quase tudo para produzir de forma diferenciada, o que falta é a visão de mercado e é isso que o curso oferece", explica Alexandre Lobo Branco, médico-veterinário e técnico do SENAR-PR.

Outro tema que faz parte do conteúdo do curso são as linhas de financiamento do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do Banco do Brasil, para a produção integrada Lavoura/Pecuária/Floresta. Nesse PER o produtor vai reconhecer as vantagens de se produzir carne de qualidade e os diferenciais da certificação, tudo isso de forma integrada às linhas de financiamento do ABC.

Desde 2012 o SENAR-PR oferece também o Programa Empreendedor Rural via internet -  o Empreendedor à Distância. Com foco no Planejamento Estratégico o curso tem 40 horas, divididas em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Como uma especialização do tema o curso é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS