DIRETAS JÁ: HÁ 30 ANOS ATRAS EM CURITIBA

PMDB reencontra história, diz Romanelli

Foi o primeiro comício que mudou a história do nosso país” – destaca Romanelli


 
Um partido protagonista de um momento histórico da recente redemocratização do Brasil, que ainda está presente “dentro de cada” ativista político, em um momento que o Paraná decidiu pela campanha do voto direto para presidente - as “Diretas Já”. Essa foi a definição de quem participou do encontro na segunda-feira, 20, em comemoração aos 30 anos do comício realizado em Curitiba em 12 de janeiro de 1884.

“Foi o primeiro comício que mudou a história do nosso país, serviu para os brasileiros entendessem o que é liberdade de expressão e manifestação do pensamento”, definiu o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), secretário estadual do Trabalho, no encontro que reuniu lideranças do PMDB, PSDB, PV, PPS e PSD. "O PMDB reencontra com sua própria história". O governador Beto Richa (PSDB) se fez presente.

Segundo Romanelli o PMDB, não foi o único responsável pela realização das Diretas Já. “Também é uma comemoração dos militantes de todos os partidos. Mas foi o PMDB vetor das aspirações de mudança e de democracia no país. Cada um que está aqui participou. Cada um tem um tijolinho na construção da democracia brasileira” disse Romanelli.

“Estamos comemorando os 30 anos da realização do comício das Diretas em Curitiba, e porque o comício de Curitiba? Porque dele nós fizemos a campanha das Diretas no Paraná e no Brasil”, completou.

Romanelli lembrou ainda do papel dos convidados na realização comício histórico: “O nosso ex-presidente, senador Álvaro Dias, teve um papel absolutamente fundamental, como o governador Beto Richa, que era jovem, mas que participou do comício das Diretas e que teve na figura do governador José Richa, um governador que teve a coragem de enfrentar a ditadura e mudou a história deste país”, disse.

O deputado continuou: “como teve coragem o ex-prefeito do PMDB Maurício Fruet, que sediou o comício. Ainda o senador e secretário-geral nacional do PMDB na época, Afonso Camargo, que desafiado por Ulysses Guimarães convenceu todos a fazerem um grande comício. Eu tinha 26 anos, havíamos vencido a eleição de Richa para governador. Tudo isso faz parte da história do nosso estado, da nossa cidade de Curitiba”, relembra.

Iniciativa - "O meu saudoso e querido pai foi fundador do velho MDB de guerra, foi fundador nacional do PMDB. E eu cresci dentro deste ambiente, um ambiente político saudável, com inúmeras reuniões que aconteciam com muita frequência na minha casa. Lá estavam Ulysses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas, Brizola. Cresci e minha formação política se forjou dentro deste ambiente. E como disse o Álvaro, é impossível não ter um pouco do PMDB dentro de cada um de nós. Cumprimentar os companheiros do PMDB por esta louvável iniciativa de comemorarmos os 30 anos do nosso comício das Diretas Já", disse Beto Richa.

“É um ato do PMDB, mas estão presentes parte dos companheiros de outros partidos, todos que garantiram a retomada das liberdades e a democracia no país”, disse Romanelli, organizador do encontro.

Além de Richa, dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB), o encontro teve a participação do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB), dos deputados federais Osmar Serraglio (PMDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), Cezar Silvestri (PPS), dos deputados estaduais Teruo Kato (PMDB), Stephanes Junior (PMDB), Alexandre Curi (PMDB), Nereu Moura (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), dos vereadores Paulo Salamuni (PV), presidente do legislativo de Curitiba, e de Celso Torquato (PSD), ativistas e militantes do PMDB e de outros partidos.


Romanelli: “O PMDB foi vetor das aspirações de mudança e de democracia no país”.

Íntegra do pronunciamento do deputado Romanelli
 
O nosso partido, PMDB, não foi o único responsável pela realização das Diretas. Mas ele foi o partido vetor das aspirações, das mudanças e da democracia no nosso país. Isso passou pelo PMDB.

E quando estamos comemorando os 30 anos da realização do comício das Diretas em Curitiba, pode até se perguntar: por que do comício em Curitiba? Porque dele nós fizemos a campanha das Diretas no Paraná e no Brasil, que mudou a história do país, fazendo com que pudéssemos redemocratizá-lo e mudar de fato, de uma forma definitiva, fazer com que os brasileiros entendessem o que é liberdade de expressão e manifestação do pensamento. E isto tudo com o comício do dia 12 de janeiro de 1984.


E aqui temos alguns dos que foram grandes protagonistas deste momento. Cada um que está aqui, da sua forma, participou. Cada um tem um tijolinho na construção da democracia brasileira.

Temos o nosso ex-presidente do PMDB, senador Álvaro Dias, que teve um papel absolutamente fundamental, como aqui também está conosco o governador Beto Richa, que era jovem, mas que participou do comício das Diretas e que teve na figura do governador José Richa, um governador que a coragem de enfrentar a ditadura e mudou a história deste país. Como teve o ex-prefeito Maurício Fruet, que sediou o comício. Aqui não falei ainda de um nome, mas que seria muito injusto esquecê-lo, que era senador e secretário-geral nacional do PMDB, Afonso Camargo, que desafiado por Ulysses Guimarães convenceu todos a fazerem um grande comício.

Eu fui chegando neste encontro e foram chegando os militantes, cada um com um pedacinho da história do comício. E ontem eu completei 57 anos, e estava na praia entre o Natal e o Ano Novo, quando foi então decidido fazer o comício. Mas fui convocado como militante partidário para participar da parte organizacional do comício. Lembro também do Ricardo Mac Donald, nós dois trabalhamos muito para realizar este comício.

E naquele momento eu tinha 26 anos, naquela época havíamos vencido a eleição do José Richa para governador. Tudo isso faz parte da história do nosso estado, da nossa cidade de Curitiba. Por isso essa reunião dos militantes do PMDB, mas também é uma comemoração dos militantes de todos os partidos. Naquele momento tínhamos cinco partidos: PMDB, PTB, PDT, PT e PDS.

Na verdade, a história vai passando e a gente pode até esquecer. Por isso este ato de celebração dos 30 anos do comício Diretas Já, que mudou a história da democracia, e que fez com que este país pudesse construir uma democracia sólida, forte e, ao mesmo tempo, construir justiça social - o que nós estamos fazendo todos os dias.

Por isso viva todos aqueles que aqui vieram, são todos bem vindos. É um ato do PMDB, mas com todos os companheiros de todos os partidos que com sua via garantiram a liberdade e a democracia. Viva todos, viva os 30 anos das Diretas. Obrigado governador pela sua presença, que demonstra justamente o respeito pela sua história e pelo PMDB. Sempre é um prazer de ver tudo o que nós construímos juntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS