Municípios do Norte do Paraná recebem investimentos em Saúde

Em Cornélio Procópio, secretários Caputo e Romanelli entregaram equipamentos para 20 dos 21 municípios que integram a Amunop

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde repassou a vinte municípios associados à Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), em Cornélio Procópio, equipamentos para implantação do programa Telessaúde e veículos de apoio à área de vigilância em saúde. O repasse foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto e pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, também secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O deputado Pedro Lupion, o prefeito Fred Alves e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Aurora Fumie Dói, receberam os kits por Cornélio Procópio. Também participaram da solenidade na 18ª Regional de Saúde, Edimar Santos, chefe da Regional de Saúde; José Olegário, prefeito de Congonhinhas e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop); Celso Silva, prefeito de Bandeirantes e presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop); Alexandre Basso, presidente do Consórcio Paraná Saúde, secretários de saúde de diversos municípios da região, vereadores e lideranças regionais também participaram da solenidade. 

O Telessaúde é um serviço para municípios com menos de 100 mil habitantes e integra o programa de Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). Os kits entregues aos municípios são equipamentos de conexão de imagem e som que permitem aos profissionais das unidades de saúde receberem consultoria ou terem uma segunda opinião de especialistas. Compostos por equipamentos eletrônicos, como monitores, computador, web cam, intra cam, e outros aparatos, permitem que especialistas analisem e emitam laudos de um paciente em questão de minutos.

“O objetivo deste sistema é fazer com que o médico ou profissional de saúde tenha um diagnóstico preciso do caso com o qual ele está lidando. Em alguns momentos, por mais eficiente que o médico seja, ele precisa de uma segunda opinião, da palavra e da comprovação de um especialista e agora isto será possível”, declarou Caputo, durante entrevista coletiva antes da cerimônia. Disse que a saúde no Paraná teve um grande avanço durante o atual governo com o lançamento programas estruturantes como Apsus, Comsus, Hospsus e Farmácia do Paraná, que são apoio para as redes de atenção à saúde. São cinco redes prioritárias Rede Mãe Paranaense, de Urgência e Emergência, Saúde Mental, Saúde da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência.
 
Na oportunidade, Romanelli destacou vários outros investimentos feitos pelo Estado para garantir a melhoria da qualidade de vida da população paranaense. “Nós temos de reconhecer que nestes últimos três anos, nós estamos resolvendo muitos mais os problemas dos municípios paranaenses, atendendo o nosso povo, graças à estruturação de rede de atendimento à população”, disse Romanelli.

Caputo também anunciou ainda um conjunto de ações para qualificar a rede pública de saúde na região do Norte Pioneiro. São investimentos em hospitais, centros de especialidades e unidades de saúde. “Por muito tempo esta região foi negligenciada na área da saúde e esses novos investimentos vêm suprir uma demanda importante de leitos de UTI, consultas e exames especializados e atendimento básico de saúde”, destaca.

Saúde Fortalecida

O prefeito Fred Alves, por sua vez, ressaltou em sua saudação a atenção que o seu município tem dado à área de saúde. “Em Cornélio Procópio, visivelmente, tem havia avanços muito importantes. Com empenho financeiro do executivo, fechamos o ano com 23% de investimentos na área de saúde, quando a lei determina e nos obriga a investirmos 15%. Isto deixa bem demonstrado que, na administração do município de Cornélio Procópio a saúde, sem dúvida alguma, tem merecido grande prioridade”, afirmou o prefeito Fred Alves. Em sua fala também destacou o ótimo relacionamento de seu município com todos os órgãos ligados ao governo do Estado

Também foram entregues 18 veículos adquiridos com recursos do programa VigiaSUS, de qualificação da vigilância em saúde. Sertaneja e Nova América da Colina foram alguns dos municípios beneficiados com um novo veículo para a Saúde Municipal. O prefeito de Nova América da Colina, Alexandre Basso, representou os municípios da região na assinatura do Termo de Adesão ao programa.

Além de Nova América da Colina e Sertaneja, também foram beneficiados com novos equipamentos os municípios de Andirá, Itambaracá, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Santa Cecília do Pavão, Sapopema e outros dez municípios da região.
Veja as fotos da solenidades em Cornélio Procópio e região:




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS