ENSINO SUPERIOR

 

Cornélio Procópio tem maior proporção de universitários


Cornélio Procópio - Norte do Paraná - A cidade de Cornélio Procópio tem a maior proporção de estudantes universitários matriculados no Estado do Paraná em comparação com o número de habitantes. A conclusão é resultado de um levantamento feito pela FOLHA a partir de dados do Perfil dos Municípios no site do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que traz informações gerais e atualizadas de cada município paranaense. 

Cornélio Procópio ficou em primeiro lugar no ranking com o índice de 10,2%. O cálculo foi feito tomando por base a população do município, que de acordo com estimativa do IBGE para 2013 é de 48.420, e o número de estudantes matriculados no ensino superior é de 4.961, segundo o Ipardes. O número oficial do Ipardes é inferior à soma dos números fornecidos diretamente pelas próprias instituições, que é de 6,4 mil, sem contar o ensino à distância, que contempla outros 2 mil estudantes. 

As cidades de Maringá, Londrina e Curitiba, que são os três maiores centros universitários do Paraná, aparecem logo abaixo de Cornélio Procópio no ranking com os índices de 7,6%, 7,0% e 6,8%, respectivamente (ver quadro nesta página). 

O diretor de pesquisas do Ipardes, Júlio Suzuki, diz que o percentual tão elevado se justifica porque Cornélio Procópio é uma das poucas cidades do Brasil na casa de 50 mil habitantes com uma estrutura de ensino superior que engloba uma instituição em âmbito federal, outra estadual e várias faculdades particulares. "Cornélio Procópio é um exemplo de desenvolvimento regional pela via da oferta de cursos superiores, o que é algo diferenciado para uma cidade desse porte", afirma. 

Suzuki destaca que, de maneira especial, os cursos na área de tecnologia ofertados na cidade atraem estudantes de outras cidades e Estados, o que pode contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Norte Pioneiro e, em consequência, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, que é um dos mais baixos do Paraná. 

Hoje, o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Cornélio Procópio tem cerca de 2.500 estudantes. A instituição não tem um levantamento exato da origem deles, mas estima-se que 45% dos universitários sejam procedentes de outros Estados, 40% de outras cidades do Paraná e apenas 15% da própria cidade. 

Para Suzuki, a cidade deve, agora, criar condições para aproveitar a mão de obra formada nos campi das universidades locais. Segundo ele, Cornélio Procópio reúne todas as condições para favorecer o desenvolvimento tecnológico e, em consequência, o IDH de toda a região. "Se isto redundar em atividades econômicas de alto valor agregado, haverá um grande impacto na economia da região, mas para isso o município deve se apropriar dessa condição pós-formação dos estudantes", afirma o diretor do Ipardes. 

Ensino Médio
Em outro comparativo, Cornélio Procópio também fica em primeiro lugar proporcionalmente no Estado quando se compara o número de estudantes matriculados no ensino médio, que é de 2.248, para os matriculados no ensino superior, 4.961, ou seja, um pouco mais que o dobro. 


Proporção entre universitários e habitantes de Cornélio pode ser maior que 10,2%; isto porque Ipardes aponta que a cidade tem 4,9 mil matriculados no ensino superior, mas segundo instituições a soma chega a 6,4 mil


Fonte: FOLHAWEB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS