CAMPANHA PARA RETIRAR TRILHOS DO CENTRO DA CIDADE
Entidades aderem ao contorno de Apucarana
No início, houve algumas
divergências em relação à proposta, pois foi lembrado outro projeto, o
do Trem Pé Vermelho, que ligaria Londrina a Maringá, passando por
Apucarana, e que contempla a existência de trilhos na área urbana.
Também foram ventiladas outras sugestões para a questão dos trilhos,
hoje usados através de concessão para a ALL, como a do
rebaixamento. Mauro Carlos, presidente do Observatório Social de
Apucarana (OSA), lembrou que em Londrina houve remoção dos trilhos.
“Hoje a cidade chegou de novo onde estão os novos trilhos e os problemas
continuam. Isso já não vai acontecer em Maringá, onde os trilhos foram
rebaixados”, argumentou.
Júnior Serea, presidente da ACIA,
lembrou, porém, que o objetivo da reunião era deliberar sobre a única
proposta possível de ser incluída no PAC 3, que é a inclusão do projeto
de remoção dos trilhos para fora da área urbana de Apucarana. A proposta
foi apresentada pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), durante
visita à ACIA no final de março. A maioria concordou que é vantajoso
para o município iniciar uma ampla mobilização e tentar incluir o
projeto no conjunto de obras a ser aprovado pelo governo federal.
Além
da mobilização das entidades, a ACIA conta com o apoio da administração
municipal para unir forças políticas de correntes diversas, como
deputados federais e senadores. Na próxima terça-feira, dia 15, o grupo
vai voltar a se reunir e apresentar o projeto executivo às entidades. A
ideia é organizar uma comitiva que vá a Brasília e, com o maior apoio
político possível, apresente o pleito do município nos órgãos técnicos
do governo federal. “A comunidade sem a classe política não consegue
emplacar a proposta. E os políticos, sem a mobilização da comunidade,
não vão se unir em torno da proposta da forma como deve ser”, acrescenta
o presidente da ACIA.
Júnior da Femac lembrou que a
proposta de remoção dos trilhos foi feita pela primeira vez por Beto
Preto, em sua primeira campanha de prefeito. O projeto executivo para o
contorno ferroviário começou a ser realizado em 2011, por engenheiros da
Vega Engenharia e Consultoria Ltda. Licitado por R$ 2,3 milhões, o
projeto teve a maior parte dos custos bancada pelo governo federal (R$ 2
milhões) e o restante como contrapartida da Prefeitura de Apucarana. A
obra está orçada em mais de R$ 200 milhões.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ACIA
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