ACESSIBILIDADE

CORNÉLIO PROCÓPIO SEDIA ETAPA DO FÓRUM PARANAENSE DE ACESSIBILIDADE DO CREA-PR


Cornélio Procópio (Norte do Paraná) - A cidade recebe a próxima etapa do Fórum Paranaense de Acessibilidade do CREA-PR. O evento será realizado nesta quinta-feira, dia 08 de maio, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a partir das 18h30, aberto à participação de toda a comunidade.
A programação prevê a discussão dos temas “Avanços e Desafios na Acessibilidade do Município”; “Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos”; e “Inovações Tecnológicas para a Acessibilidade”.
Os palestrantes serão o engenheiro civil londrinense José Gonçalves Neto e o assessor para assuntos de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, de Curitiba. A abertura será feita pelo gerente regional do CREA, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki.
O vereador em Cornélio Procópio, Luiz Amâncio, lembra que o CREA recentemente realizou fiscalizações de acessibilidade em Cornélio Procópio, no prédio da Câmara de Vereadores, no centro da cidade e nas unidades básicas de saúde.
“A realização do Fórum coincide com esse trabalho que o CREA já vem realizando e vai sem dúvida fortalecer essa discussão que é tão importante para o município”, declara Amâncio.
O assessor para assuntos de Acessibilidade do CREA-PR, engenheiro civil Antonio Borges dos Reis, antecipa que em sua palestra vai fazer uma abordagem relacionada à falta de planejamento urbano no que se refere à acessibilidade.
“São muitas as dificuldades que as pessoas têm em circular nas cidades em geral”, frisa Borges. Ele destaca como questão estratégica na discussão sobre acessibilidade o fato de as prefeituras se eximirem da responsabilidade sobre a construção e manutenção de calçadas, colocando isso a cargo dos proprietários de imóveis.
“O imóvel na realidade termina no muro, no portão. A calçada é um complemento, mas é pública e caberia ao poder público cuidar dela”, assinala o assessor. (Com informações da assessoria do CREA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS