ECONOMIA SOLIDÁRIA


Governo libera R$ 16 milhões em investimentos na economia solidária

O secretário de estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin José Hannouche, anunciou nesta terça-feira (27) a liberação, por parte do governador Beto Richa, de recursos na ordem de R$ 16 milhões para investimentos na economia solidária. O anúncio foi feito durante a abertura dos trabalhos da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, fase macrorregional de Francisco Beltrão, que teve a participação de 42 municípios da região Sudeste do Estado e a presença de 190 participantes da economia solidária.

Na solenidade, o secretário falou sobre a importância dos encontros macrorregionais, uma vez que cada região do estado tem sua peculiaridade e que as Conferências servem para que o poder público conheça a necessidade de cada região. “O forte da região sudoeste é a agricultura familiar. O estado tem várias parcerias com os pequenos agricultores, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - Compra Direta, por isso é importante que a secretaria venha e ouça a necessidade de cada região, para que possamos definir o trabalho a ser realizado e assim definir nossas políticas públicas”, explicou.

O encontro em Francisco Beltrão também contou com a presença do chefe do Departamento de Gestão do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda da Sets, José Maurino de Oliveira. Maurino destacou que a Secretaria vem passando por transformações na gestão Beto Richa e que ela deixou de ser apenas um lugar onde se busca o seguro-desemprego. “A Secretaria do Trabalho não deve ser apenas um lugar onde se busca o seguro desemprego, ou a intermediação da mão de obra e a qualificação profissional. A Agência do Trabalhador deve estar à disposição de todas as políticas de qualificação profissional, inclusive do trabalhador da economia solidária e é isso que vem acontecendo nos últimos anos”. 


DELEGADOS - Nos seis encontros regionais serão eleitos delegados para a Conferência Estadual, da qual 56 delegados participarão, em Brasília, da Construção do Plano Nacional de Economia Solidaria. Esse plano que está sendo traçado em conjunto com os governos federal, estadual e municipais, entidades de apoio e empreendedores econômicos solidários, servirá de rumo para que as políticas do setor sejam definitivamente implantadas de maneira séria e que beneficie todos da economia solidária. Hoje, cada governo dá o peso que quer para essas políticas e uma Lei Nacional garantirá a sustentabilidade de vários programas.

CONFERÊNCIAS – O objetivo das conferências macrorregionais é debater e oferecer subsídio para a construção do Plano Nacional de Economia Solidária, que tem como meta promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável. Durante o mês de maio, foram realizadas quatro das seis conferências em Curitiba; Guarapuava, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. O próximo será em Maringá no dia 29.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS