ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

Programa Compra Direta beneficia 1,5 milhão de pessoas no Paraná

No Paraná, berinjela, alfaces crespa e americana, couve flor, tomate e batata, além de frutas e laticínios, são alguns dos produtos que alimentam de forma saudável crianças e idosos. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, executa o Compra Direta - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra produtos da agricultura familiar e distribui a entidades socioassistenciais, como asilos, creches, escolas públicas, hospitais e albergues.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin Hannouche, desde o início do governo Beto Richa, já foram investidos R$ 92 milhões no programa, que é uma parceira entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Governo do Estado.

Em todo o Paraná são atendidas em torno de 1,5 milhão de pessoas e 12 mil agricultores familiares participam. “O programa tem uma lógica simples. Adquire alimentos dos agricultores familiares e os repassa a entidades que atendem pessoas em situação de risco nutricional e vulnerabilidade social. Todos ganham. Os agricultores garantem o escoamento da produção na região onde residem e as entidades socioassistenciais recebem alimentos frescos e de qualidade”, disse o secretário.

REGIÃO METROPOLITANA – O escritório regional de Curitiba supervisiona os produtores rurais que participam deste programa em 10 municípios da Região Metropolitana: Almirante Tamandaré, Antonina, Campo do Tenente, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba e Quitandinha.

O técnico da regional responsável pelo Programa, Julio César Oliveira, visitou os produtores de Curitiba, Cerro Azul, Itaperuçu e Campo do Tenente e gostou do que viu. “São produtos de primeira qualidade. Os critérios sanitários são todos cumpridos rigorosamente”, disse.

Durante a supervisão, a coordenação da Regional verifica o pleno funcionamento na aplicação do Programa nas duas partes envolvidas. Nas entidades beneficiárias são analisadas a qualidade dos produtos e a periodicidade de entrega, se o produto é processado em forma de refeição para as pessoas atendidas e qual é a opinião da entidade sobre o programa.

No caso dos produtores, nas propriedades rurais os técnicos conhecem a forma de cultivo e manejo e avaliam quais são os impactos positivos na vida no campo. Na Região Metropolitana de Curitiba são atendidas 119.820 pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e 876 agricultores familiares.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS