MEIO AMBIENTE




Ações de conscientização ambiental serão promovidas em escolas e comunidades em mais de 100 unidades de recebimento em 23 estados brasileiros

O Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) chega a sua décima edição. Comemorado desde 2004, a data já reuniu quase 1 milhão de pessoas de todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) que é referência no País e no mundo. A iniciativa une os envolvidos no Sistema, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para divulgar a conservação ambiental no campo. Em 2014, as atividades terão início na data oficial, 18 de agosto, e a comemoração deve envolver mais de 100 unidades de recebimento de 23 estados brasileiros. A solenidade oficial de abertura acontecerá em São Paulo, no congresso da Andav (Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários).

Para festejar, a central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Cornélio Procópio (PR), gerenciada pela Associação dos Distribuidores de Agroquímicos Norte Paranaense (Adan), promoverá no dia 18/08 o dia de Portas Abertas, quando a central abre suas portas para a comunidade. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente. Estima-se que mil pessoas passarão pela central.

Além do dia de Portas Abertas, a unidade realizará o DNCL na escola, (convite às escolas para promover, por conta própria, atividades como: gincanas, apresentação teatral, exposição de desenhos, passeios ecológicos e materiais produzidos em sala de aula relacionados à conservação do meio ambiente e reconhecimento ao Sistema Campo Limpo) e a Ação Comunitária (estímulo ao envolvimento da comunidade em iniciativas pela conservação ambiental) e mais duas novas modalidades. São elas o DNCL Universitário, que incluirá palestras, oficinas e visitas para apresentar o Sistema para estudantes universitários e o Dia de Campo, que consistirá em apresentações e entrega de materiais para agricultores sobre a importância da logística reversa e sobre técnicas para fazer a tríplice lavagem. Os agricultores participantes dessa ação receberão um certificado com o selo do Dia Nacional do Campo Limpo 10 anos.

Modalidade Portas Abertas
Data: 18/08/2014
Horário: a partir das 8h30
Local: Anexo Pedreira Municipal Murilo Cassiano, s/nº, Catupiri - Cornélio Procópio (PR)
Entrada franca

Modalidade Universitário
Data: 15/08/2014
Horário: a partir das 14h
Local: Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Fernando Costa - BR 369, KM 68- Bairro Laranjinha - Santa Mariana (PR)

Modalidade Dia de Campo
Data: 20/08/2014
Horário: a partir das 14h
Local: Fazenda Atomya - PR 160 - Cornélio Procópio (PR)

Modalidade Ação Comunitária
Data: 26/08/2014
Horário: a partir das 14h
Local: área rural do Município de Cornélio Procópio (PR)


Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, quase 1 milhão de pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o País. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS