Autoridades ignoram e Cornélio perde Casa de Recuperação Modelo para dependentes químicos

Escrito por    - Blog do odair matias

20140924 103920
De acordo com o presidente da instituição, o prefeito Fred ignorou todos os seus pedidos de apoio, e sequer o recebeu para ouvir seus motivos. A partir daí, não teve outra saída se não o fechamento da instituição.
O conhecido procopense, Pastor Sergio Gonçalves, nos procurou para revelar que, mesmo contra a sua vontade, está fechando as portas da "Comunidade Terapêutica Libertação e Vida". O motivo, é a total indiferença das autoridades locais. Nem prefeito e tão pouco vereadores se preocuparam com este assunto. De acordo com Gonçalves, as autoridades locais, não têm a mínima ideia do tamanho do prejuízo social ocasionado pelo fechamento da instituição.
Em 2013, a Comunidade participou da ONG Brasil sendo escolhida como o melhor projeto CTs(Centros Terapêuticos) da maior feira de ONGs do Brasil. Criada em 2012, a comunidade é uma Associação de Direito Privado sem fins lucrativos, com sede localizada às margens da PR 160, ao lado da Casa João Paulo II.
20140924 104214
A comunidade ignorada pela prefeitura , vem recuperando dependentes químicos no município e na região há pelo menos dois anos. "É muita incompetência! As autoridades locais não se adéquam a nova realidade do flagelo das drogas. Esta abate a sociedade como uma epidemia sem cura". Afirmou Sergio indignado.
Revoltado com a situação,  o pastor que é coordenador e presidente da comunidade,  questiona o departamento anti-drogas criado há quase dois anos, que trabalha com o tema desde o início da administração Fred Alves: "Como a prefeitura de uma cidade importante como Cornélio, que tem um departamento anti- droga , com uma proposta específica sobre o assunto, deixa fechar uma Clínica para Recuperação de Dependentes Químicos sem ao menos nos receber? O diretor do departamento responsável não conseguiu sequer agendar uma reunião com o prefeito! Afirmou o coordenador!
20140924 104307
As fotos revelam um local paradisíaco! Cercado por um ambiente de fazenda, entre muito espaço,  e natureza viva. Os cômodos são amplos e as instalações lembram os grandes hotéis fazenda,  incluindo quartos com ar condiconado suíte, camas especiais e banheiros com chuveiros modernos todos  munidos de muito conformto.  
Sergio, começou sua missão em São Carlos-SP, tem perto de 20 anos de experiência no ramo da recuperação para dependentes químicos. Ele se orgulha em ter alcançado vários bons resultados, com  a recuperação definitiva de várias vidas, aqui mesmo em Cornélio Procópio. Vidas que hoje colaboram com a sociedade e inclusive com o seu projeto na comunidade.
20140924 110640
Gonçalves, até hoje manteve a instituição funcionando com apoio da iniciativa privada, de voluntários, e das famílias dos internos, que ele ressalta que nem todos têm a condição de ajudar! Existe uma verba específica no Governo Federal, disponível para a manutenção de projetos como este, mas é preciso que o município crie os mecanismos para que a verba seja viabilizada. Revelou. 
O entrevistado que  também é advogado, já realizou vários cursos de especialização em combate a dependência química, através da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas. Sergio disse que tem inúmeros colaboradores voluntários entre médicos, psiquiatras enfermeiros. Sua esposa é psicanalistas e os filhos, agentes comunitários, o que ajuda muita o desenvolvimento do trabalho.
20140924 104156
A comunidade se utiliza de técnicas diferentes daquelas normalmente mais conhecidas. Com uma demanda mais específica a Clínica têm recebido clientes com necessidade mais incisiva. Na primeira fase, com a possibilidade de internamentos não voluntários em casos mais crônicos. Em casos assim, a comunidade se utiliza de um tratamento médico medicamentoso, ministrado pelo Neurologista Dr Jean Shimazaki, e quando autorizado pelas famílias,também era associado um tratamento psiquiátrico. Sergio deixou claro na entrevista que a primeira fase deste tipo de tratamento, serve apenas para a desintoxicação.
Os demais métodos discorrem com técnicas avançadas de terapia ocupacional e a aplicação do que , segundo ele é o único remédio para a dependência química que existe; o estudo Bíblico!
Nossa reportagem conversou com o Pastor Elder, diretor do departamento anti drogas da prefeitura de Cornélio Procópio. Elder informou que tem conhecimento do drama vivido pela comunidade, mas questões burocráticas impedem que a prefeitura auxilie a comunidade com recursos públicos.
20140924 162952
Pastor Elder diretor do departamento anti-drogas da prefeitura de Cornélio Procópio
Elder não soube explicar porque o prefeito Fred não recebeu o coordenador do projeto nestes últimos dois anos para ouvir suas propostas. O diretor do departamento nos informou que já tentou agendar a conversa mas não conseguiu.
Sergio Gonçalves lamentou que, diante de tantas promessas de políticos em planos de governo, uma Casa de Recuperação premiada, como Comunidade Terapêutica libertação e Vida,  tenha que fechar suas portas por falta de recursos financeiros.
Sergio encerrou a entrevista dizendo que , apesar da grande decepção, não vai desanimar da causa e pretende agora ,  continuar o trabalho, viabilizando projetos de prevenção contra as drogas. 
20140924 11073820140924 104225
20140924 103941
20140924 110634

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS