BETO RICHA PRESTIGIA CORNÉLIO PROCÓPIO MAIS UMA VEZ



Amin Hannouche assume presidência do Instituto das Águas do Paraná

O ex-prefeito de Cornélio Procópio Amin José Hannouche foi nomeado pelo governador Beto Richa como presidente do Instituto das Águas do Paraná. Esta é a segunda vez que o ex-prefeito procopense assume o primeiro escalão do Governo do Paraná. Na primeira, ele foi convidado pelo governador Beto Richa para ser secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, cargo que ocupou até a fusão deste órgão com a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social e criou, desta forma, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social. O decreto de nomeação de Amin Hannouche foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná nesta segunda-feira, dia 5.

Dentre as várias atribuições do Instituto das Águas do Paraná estão a de desempenhar, na condição de órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, as competências previstas na Política Estadual de Recursos Hídricos. O ex-prefeito entende que terá muita responsabilidade na nova pasta, sobretudo em uma época em que os recursos hídricos estão cada vez mais escassos no País. “Nossa meta à frente do Instituto das Águas do Paraná é ampla e abrangente. Uma das nossas ações será a de elaborar, executar e controlar planos, programas, ações e projetos técnicos de proteção, conservação, recuperação e gestão de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, preservando e restaurando aspectos quantitativos e qualitativos das águas para que a população paranaense tenha cada vez mais água de qualidade nas torneiras de suas casas”, anuncia o novo presidente do Instituto das Águas do Paraná.

O Instituto das Águas do Paraná é o órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, tendo por finalidade oferecer suporte institucional e técnico à efetivação dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos instituída pela Lei nº 12.726/99. Também é finalidade do Instituto das Águas do Paraná o exercício das funções de entidade de regulação e fiscalização do serviço de saneamento básico, integrado pelos serviços públicos de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas nos termos da Lei nº 11.445/07.

Para Amin Hannouche, o novo desafio será amplo, mas que trará resultados satisfatórios em todo o Paraná. Segundo ele, o Instituto das Águas é responsável pelo planejamento e execução de ações e projetos técnicos de proteção, conservação, recuperação e gestão de recursos hídricos superficiais e subterrâneos para preservar e restaurar aspectos quantitativos e qualitativos das águas. “Vamos idealizar um monitoramento constante da qualidade e quantidade dos recursos hídricos no Estado e executar serviços técnicos de engenharia para controle de problemas de erosão, cheias e inundações, degradação de fundos de vales e poluição das águas, dentre outros serviços”, conclui o ex-prefeito de Cornélio Procópio, acrescentado que uma das primeiras ações é elaborar e implantar o novo plano estadual de recursos hídricos e de bacias hidrográficas, além de incentivar e incrementar o funcionamento dos comitês de bacias hidrográficas paranaenses.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS