SEDE PRÓPRIA

Legislativo  de Cornélio Procópio cria Fundo Especial para construir ou adquirir nova sede

Os vereadores da Câmara Municipal de Cornélio Procópio aprovaram recentemente a criação de um Fundo Especial para assegurar recursos para aquisição ou construção de prédio para a sede do Poder Legislativo. O valor arrecadado também prevê o futuro reaparelhamento mobiliário necessário ao seu funcionamento.
O Fundo deverá ser constituído de recursos provenientes das economias resultantes dos repasses constitucionais recebidos do Poder Executivo, além de receitas decorrentes de aplicações financeiras, e de outras doações efetuadas com esta finalidade específica.
A atual sede da Câmara funciona em um prédio central cedido há vários anos pela Prefeitura Municipal, onde também fica o Centro Cultural. O local encontra-se totalmente deficiente para o exercício das atividades legislativas, inclusive com sérios problemas de ordem estrutural e funcional, verificados nas inspeções realizadas pelo Corpo de Bombeiros.
Como o edifício foi construído antes da instituição da Lei da Acessibilidade, aprovada em 2000 pelo Governo Federal, a qual estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, é preciso que a Câmara se adeque a tais necessidades.
“Nós estamos na iminência de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC com o Ministério Público a respeito do prédio da Câmara de Vereadores, com relação à parte de acessibilidade e com relação a alguns itens que ainda faltam nesta Casa. Já fizemos alguns reparos e adequações para que pudéssemos agora firmar este TAC com o Ministério Público”, relata a presidente da Câmara Municipal, Angélica Olchaneski.
Então, faz-se necessário que o Poder Legislativo de Cornélio Procópio possua uma sede própria, com instalações modernas, para que vereadores e servidores, no exercício de suas funções, possam ter condições estruturais para desenvolver atividades com a eficiência que se espera.
De acordo com Angélica, existe ainda a possibilidade de a Câmara tomar uma medida paliativa, como a locação de outro prédio para que a sede da instituição possa ser estabelecida temporariamente em um local mais apropriado e acessível. “A gente sabe que não fica barato uma reforma ou uma construção. Então, precisamos estar preparados. Só que obviamente a gente tem que se adequar neste primeiro momento. Então, uma das alternativas seria a locação de outro espaço para que a Câmara pudesse se instalar. Mas, isso tudo a gente ainda vai discutir”, conclui ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS