JUSTIÇA FEITA

Delegado vence ação contra Estado e retoma cargo

Chefe da delegacia de Arapongas havia sido transferido após criticar falta de estrutura em entrevistas

Polícia Civil
O delegado Osnildo Carneiro Lemes foi um dos responsáveis pela instalação da Subdivisão Policial em Arapongas
Arapongas – Após ser transferido repentinamente de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina), o delegado Osnildo Carneiro Lemes obteve determinação judicial para ser reconduzido ao cargo. A Portaria nº1668 foi publicada ontem, determinando que o delegado volte à cidade em cargo de chefia.

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado dispensou o delegado justificando suas manifestações à imprensa quanto à insatisfação com a infraestrutura da unidade de Arapongas. Entendendo a argumentação da transferência como infundada, Osnildo Carneiro Lemes resolveu ingressar com uma ação contra o Estado requerendo a nulidade da portaria. "Às vezes eles enfiam goela abaixo essas remoções, mas nem sempre elas têm fundamento. Acredito que quando a gente se sente injustiçado, o caminho que temos que recorrer é a justiça, que sempre determina a reparação do que não está dentro da legalidade, e foi o que aconteceu. Busquei os meios legais de resolver a situação, o juiz entendeu que a transferência estava em desacordo e determinou a recondução ao cargo", explicou.

Osnildo foi um dos responsáveis por levantar a bandeira da necessidade de uma Subdivisão em Arapongas, medida que acabou sendo oficializada pelo governo estadual no início do mês. A cidade, de pouco mais de 113 mil habitantes, passa a ter a maior Subdivisão do Estado, atendendo mais 15 comarcas regionais. A cerimônia de inauguração oficial da Subdivisão ocorreu ontem.

"Minha recondução ao cargo vem como uma oportunidade de conseguir finalizar aquilo que comecei. É uma honra poder fazer a Subdivisão funcionar, agora que ela está efetivamente implantada. Lutamos desde que assumi a cidade para que este sonho se tornasse uma realidade. Arapongas ganhou e isso é o que importa", afirmou.

Osnildo Carneiro Lemes tem mais de 40 anos efetivos na Polícia Civil. Foi delegado chefe em Londrina por seis anos, entre 1974 e 1990. Em Arapongas, assumiu em setembro de 2013 e foi afastado em agosto de 2014. Com o afastamento, Lemes ficou lotado na Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, em Curitiba. Esta é a segunda ação judicial contra o Estado vencida pelo delegado. Em 2008, Lemes foi transferido de Cascavel, ingressou com ação e, dois anos depois, acabou sendo reconduzido ao cargo.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que a determinação da Justiça foi acatada e que Lemes já participou de reuniões com o chefe da Subdivisão para discutir as diretrizes de trabalho na segurança pública. Sobre a transferência do delegado após as críticas à imprensa relacionadas à estrutura da delegacia, a assessoria disse que não podia comentar o assunto, já que o caso ocorreu durante a antiga administração da Polícia Civil no Estado. (Colaborou Rafael Fantin/Reportagem Local)
Thamiris Geraldini
Grupo Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS