EDUCAÇÃO

Base Nacional comum deverá direcionar ensino no país

Presidente da Frente da Educação diz que plano atenderá também particularidades regionais.

O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), comentou, em entrevista, a proposta da Base Nacional Comum, que deverá nortear o ensino básico no Brasil. O documento final está sendo preparado para ser entregue ao Conselho Nacional de Educação até abril de 2016.

Segundo ele, os países mais desenvolvidos em educação conseguiram crescer em função de uma base nacional comum moderna. “Os professores têm que ter clareza daquilo que tem que ensinar, e é bom também para os alunos, pois eles ficam sabendo o que será ensinado”, destaca o deputado da educação, apoiando a reformulação da grade. “E é bom ressaltar que o plano também deverá atender as particularidades regionais. Isto é importante.”
DEBATE – Atualmente o projeto está em fase de discussão pública, aceitando opiniões e sugestões de toda a sociedade, e principalmente de pais, professores e instituições por meio do site. Para os pais que querem contribuir com ideias, sugestões e críticas, basta se cadastrar no site e dar sua opinião.

O objetivo da proposta é padronizar em pelo menos 60% o currículo da educação básica. Isso vale para escolas públicas e privadas.

Na prática, isso significa que os professores e escolas de todo o Brasil terão objetivos pedagógicos claros, e, no caso da educação fundamental e de ensino médio, os conteúdos que devem ser dados. O restante do currículo, que não pertence à base, deverá ser elaborado por professores e instituições para satisfazer as necessidades de ensino específicas de cada localidade.

Quando a fase de consulta com a população - em que o projeto atualmente se encontra - terminar, ele deverá ser avaliado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação. Só depois, ele poderá ser implementado nas 190 mil escolas de educação básica do país. A previsão é de que a Base Nacional Comum Curricular esteja pronta para entrar em vigor até junho de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS