EM BRASÍLIA

Em Brasília, Romanelli propõe emenda de R$100 milhões para prioridades da saúde no PR

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), participou nesta quarta (14), no Congresso Nacional, da reunião semanal da bancada de deputados federais do estado. Na ocasião, o parlamentar sugeriu à bancada federal paranaense, composta por 30 deputados, uma emenda coletiva destinando R$100 milhões para melhorias e obras prioritárias na área da saúde no estado.

Caso aprovada a proposta, o governo estadual destinaria um investimento de igual valor como contrapartida. “É uma proposta que fiz em nome do governo do Paraná e que atende uma sugestão do secretário estadual da saúde, Michele Caputo. Para cada real que o Governo Federal liberar para o nosso estado, o Governo do Paraná dará outro para essas obras prioritárias”, disse.

Segundo Romanelli, os recursos seriam destinados em especial para as regiões mais necessitadas. “Sabendo das dificuldades que cada região tem, os deputados federais ajudariam na formatação do plano de ação, a partir de uma lista de prioridades definida pela Secretaria de Estado da Saúde. Isto atende as regiões e as pessoas que mais precisam”, completou.

Parceria - De acordo com Romanelli, o objetivo do novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, é resolver as demandas do Paraná. “É um trabalho que tem de ser feito por meio de muita parceria e diálogo. O novo ministro da Saúde, Marcelo Castro, demonstrou total disposição para tratar dos assuntos e colaborar com a melhoria do atendimento no Paraná”, pontuou.

Romanelli elogiou ainda a atuação do coordenador da bancada federal, deputado João Arruda (PMDB). “Tem procurado atender os interesses do Paraná com dedicação e sem interesse partidário. Isso é fundamental para que os interesses do estado sejam bem atendidos em Brasília”, disse.

Encontro - Na capital federal, Romanelli participa ao lado de deputados estaduais de todo o Brasil da mobilização pelo novo pacto federativo, movimento promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale). Outros deputados estaduais do Paraná também estão no encontro.

“É um evento importante e que amplia o debate sob um nova forma de definir as responsabilidades, direitos e deveres de cada ente federativo. Hoje, a distribuição de recursos é muito desigual, com uma alta concentração na União. Os estados e municípios não podem ficar na míngua”, disse Romanelli.

O objetivo da mobilização é conceder mais liberdade aos legislativos estaduais para trabalhar em prol da sociedade e seus direitos processuais, assistência social, trânsito, transporte, licitação e contratação, direito agrários e outros. Uma das reivindicações da Unale é que a União passe de 21,5% para 31,5% o repasse da parcela dos Estados do Fundo de Participação, e dos municípios de 22,5% para 32,5%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS