MOÇÃO DE APLAUSOS

Câmara outorga Moção de Aplauso em comemoração aos 10 anos da UTFPR no município



Câmara outorga Moção de Aplauso em comemoração aos 10 anos da UTFPR no município
A Câmara Municipal de Cornélio Procópio convida a comunidade para participar solenidade de entrega da Moção de Aplauso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná em comemoração aos dez anos da sua implantação no município.
A homenagem será realizada durante a sessão ordinária de 3 de novembro, às 20h, no plenário da Câmara, e deverá contar também com a presença do reitor da universidade, Carlos Eduardo Cantarelli.
O projeto de lei, que é de autoria dos vereadores Rafael Haddad e Fernando Peppes, tem como objetivo exaltar a instituição educacional que tanto tem trazido benefícios para a cidade, como a grande oferta de cursos superiores de qualidade, o fortalecimento da economia local e também crescimento do mercado imobiliário no município.
“Com a vinda da UTFPR e dos seus cursos superiores, os pais deixaram de mandar seus filhos para fora de Cornélio. Este é o grande ganho pra família procopense. O filho pode se preparar aqui, fazer colégio aqui, e cursar uma universidade pública de qualidade aqui. Já não precisam mais ir pra fora. E agora com o advento da Incubadora Tecnológica e do Parque Tecnológico, com certeza a gente quer manter estes profissionais e gerar emprego e renda aqui”, defende o vereador Rafael Haddad.

Sobre a UTFPR – Campus Cornélio Procópio

O nascimento do Campus Cornélio Procópio aconteceu com a sua implantação, em 1993, na época como uma Unidade de Ensino Descentralizada - UNED - do então CEFET-PR e ofertava somente os Cursos Técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.
 Atualmente, o Campus conta com cerca de 2000 alunos oriundos de diversas partes do país, com 217 professores e 93 técnico-administrativos. Ocupa uma área de cerca de 65 mil m2, possuindo construções que totalizam aproximadamente 22 mil m2, abrangendo ambientes administrativos, de ensino, pesquisa e área esportiva.
Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – a primeira especializada do Brasil. Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com treze campus distribuídos estrategicamente em todo o estado do Paraná e, dentre eles o Campus Cornélio Procópio.
Os cursos oferecidos pela UTFPR Campus Cornélio Procópio atualmente são: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática, além de diversos cursos de Especialização, Extensão e o Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Informática, Bioinformática e Matemática.

Foto: Divulgação/UTFPR

Câmara celebra dez anos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Reitor Carlos Eduardo Cantarelli, dep. Alex Canziani (PTB-PR) e dep. Mauro Pereira (PMDB-RS)
A Câmara promoveu nesta quarta-feira (28) sessão solene para celebrar os dez anos de criação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A homenagem, que contou com a participação do reitor, Carlos Eduardo Cantarelli,  foi uma iniciativa do presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso, deputado Alex Canziani (PTB-PR). Ele foi, na época, um
dos relatores do projeto de criação da instituição.

A UTFPR foi a primeira e é a única universidade tecnológica do País, criada a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, em sete de outubro de 2005. Ao suceder o Cefet-PR, a Universidade Tecnológica herdou uma expressiva trajetória na educação profissional, que teve como origem a Escola de Aprendizes Artífices, fundada em 1909,

Para Canziani a evolução na oferta de cursos e no número de alunos atendidos é uma prova de que criação da Universidade Tecnológica foi uma medida vitoriosa:

“Em 2005 eram 7 campi, hoje são 13; dos 1.335 professores, hoje temos 2.407; e de 14 mil alunos atendidos, em 2015 esse número saltou para 32 mil – mais do que dobrou! Em 2005 o Cefet tinha 67 graduações, sendo quatro engenharias; quatro mestrados e um doutorado. Hoje a Universidade Tecnológica Federal do Paraná oferece 109 graduações, sendo 42 engenharias; 38 mestrados e sete doutorados”, lembrou o deputado paranaense.

A UTFPR conta com 2.549 professores, 1.176 técnicos-administrativos e mais de 32 mil estudantes regulares nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS