A energia do SENAR – PR uniu o campo e a cidade na maior festa da educação
309 alunos e professores de vários municípios foram premiados
Cerca de duas mil pessoas, entre alunos, professores, pais e lideranças de todas as regiões do Estado participaram da premiação do Programa Agrinho, nesta segunda-feira (26), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do sistema FAEP/SENAR-PR e envolve 718 mil alunos das redes pública e particular de 3.640 escolas, distribuídas em 330 municípios do Paraná. Na cerimônia desta segunda-feira foram entregues 309 prêmios para os alunos, nas categorias desenho (turmas de 1º ano e educação especial) e redação (2º ao 9º ano), para os municípios, nas categorias Município Agrinho e Escola Agrinho, e para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.
O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.
Neste ano concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular com o tema “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”, que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética. Na opinião do diretor executivo do SENAR nacional, Daniel Carrara, presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do SENAR-PR com o futuro dos recursos naturais. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.
Esta é a 20ª edição do Agrinho. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde e segurança pessoal e ambiental. O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. De acordo com a secretaria Estadual de Educação, Ana Seres Comin, a iniciativa envolve quatro secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Justiça; Meio Ambiente, e Educação. “Há 20 anos o Agrinho contribui levando temáticas extremamente importantes para a sala de aula."
A grande apoteose do evento foi a premiação das cinco experiências pedagógicas, eleitas entre as 22 melhores iniciativas concorrentes. Os vencedores nesta categoria levam para casa um carro zero quilômetro.
CORNÉLIO PROCÓPIO PRESENTE
Através
do Sindirural, sob a presidência de Floriano Leite Ribeiro, Cornélio
Procópio se fez representar com uma Caravana de 27 pessoas, entre
professores e alunos premiados.
Confira as professoras vencedores do Agrinho. A lista completa dos 309 campeões pode ser vista no site da Faep.
Rede Pública
1º lugar
Munícipio – São João
Escola – São Pedro
Professora – Carolina Ballin Cucchi
O projeto “Quem Planta Colhe” surgiu a partir da necessidade de criar
hábitos alimentares saudáveis e melhorar o espaço externo da escola. Ao
longo das etapas do projeto foram desenvolvidas diversas ações:
instalação de um pomar, horta convencional, eco-horta, painéis, móbiles,
leituras, releituras de obras de arte, produção de textos, criação de
peças teatrais educativas, maquetes, música, livro de receita, dia da
fruta, passeios e apresentações.
2 º lugar
Município – Castro
Escola – Terra Nova
Professor – Carina Hampf de Oliveira
A professora Carina desenvolveu com seus alunos um projeto para
estreitar os laços que unem o campo e a cidade, com o título “Projeto
Agrinho – Lançando Sementes”. Baseando-se no livro “Que delícia de
bolo”, ela trabalhou com as crianças sobre a origem dos ingredientes e
organizou diversas ações, como aulas passeio para mostrar às crianças o
caminho que cada produto faz do campo à área urbana. O projeto também
envolveu a comunidade, com a confecção de sabão caseiro, de brinquedos
feitos com sucata e de casa com caixas de leite.
3 º lugar
Município – Terra Boa
Escola – Adriano Franco
Professor – Elaine de Souza Barbosa Bernardes
Dos 28 alunos da turma da professora Elaine, três residem na área
rural de Terra Boa e todos os dias precisam do ônibus para chegar à
escola e também para voltar para casa. Eles chegavam no horário, mas
tinham que sair 15 minutos mais cedo para pegar a condução. Diante dessa
situação, ela observou que esses alunos eram chamados de “caipiras”
pelos colegas da área urbana. Com isso , ela desenvolveu o projeto
“Caipira Sim! E de coração! Produzindo alimento para toda nação”,
valorizando o trabalho do homem no campo.
4º lugar
Munícipio – São Miguel do Iguaçu
Escola – Serafin M. de Souza
Professora – Geni Kelli Dal Moro
“Por uma gota de Cooperação”, foi o projeto da professora Geni. Após
trabalhar com a sua turma de alunos o material do livro da Coleção 4 do
Agrinho, eles começaram a fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados
ao campo. Durante as aulas, as crianças levantaram diversos assuntos e
perceberam que, além dos produtos oriundos da área rural, a água também é
um dos principais elos entre a zona rural e urbana. Ao longo do projeto
foram realizadas diversas ações, como a conscientização da comunidade
para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água. Além disso, a
entrega de panfletos com dicas contra o desperdício e também foi criada
uma página no facebook para divulgar o assunto.
Rede particular
Município – Castro
Escola – Osvaldo Biassio – APAE
Professor – Alice Ramos Bartmeyer
“A arte com a natureza no campo e na cidade”, esse foi o projeto da
professora Alice. Ela trabalhou com seus alunos na disciplina de Arte e
realizou inúmeras ações para o desenvolvimento do projeto. Entre elas, a
coleta de materiais na natureza para transformá-los em outros objetos,
como um nariz de pinóquio feito de madeira, por exemplo. A turma também
visitou a Colônia Terra Nova, em Castro, onde conheceram um pouco da
história dessa comunidade alemã e a atividade leiteira.
Discurso de Ágide Meneguette, do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR na abertura do evento de premiação do Agrinho 2015
"O campo e a cidade unidos pela nossa energia.
Este é o tema do Agrinho 2015 e tem vários significados.
Um deles é a interação entre cidade e campo no uso da energia e da
água, tema extremante atual em face dos perigos que rondam tanto a
geração de energia – seja pela escassez de projetos e da falta de
pressão nas grandes barragens – como a de água, seja para consumo humano
ou para a produção agropecuária, como estamos assistindo em várias
regiões do país.
Assim, consumo responsável é a palavra de ordem.
Outro significado é a da imensa possibilidade de fontes alternativas
de energia para evitar a nossa crucial dependência de combustíveis
poluentes.
A água ainda é a melhor fonte de energia. Mas além dela, o sol e o
vento, que começam a ser mais bem aproveitados em algumas partes do
país.
E mais, a bioenergia, resultado do trabalho do campo na produção de
insumos que permitem a sua transformação em energia, até pouco tempo
atrás rejeitados.
A conscientização desta nova geração de jovens sobre os limites que
impõe as tecnologias tradicionais na produção de energia e na utilização
da água é uma preocupação que deve permear a formação de nossos
estudantes.
O que o Programa Agrinho se propõe é a formação de novas gerações de
paranaenses com consciência crítica e capacidade de ação quando chegar o
momento delas assumirem o comando dos setores produtivos e de decisão.
O Agrinho faz parte de um elenco de programas que tem por finalidade
melhorar a vida das pessoas através do desenvolvimento econômico e
social.
A finalidade principal do SENAR é a formação profissional rural, com a
qualificação de trabalhadores e produtores rurais para que desempenhem
suas tarefas com produtividade e rentabilidade.
Para isso, o SENAR possui mais de 250 títulos de cursos, que abrangem a quase totalidade das atividades rurais.
Já passaram pelos cursos do Senar 967 mil trabalhadores e produtores, com a expedição de 1 milhão e 800 mil certificado.
Além das atividades normais de capacitação, o SENAR mantém programas
importantes, como o Empreendedor Rural, em parceria com a FETAEP e com o
SEBRAE e pelo qual já passaram 21.500 trabalhadores e produtores, na
sua grande maioria jovens, com preparo para elaboração e execução de
projetos.
O Jovem Agricultor Aprendiz é outra iniciativa que beneficia filhos
de trabalhadores e produtores de 14 a 17 anos, que os prepara em gestão
de propriedade e os encaminha para cursos de formação profissional. Até
este ano, 51 mil jovens passaram pelo JAA, em cursos com mais de 240
horas.
O Senar busca fazer uma ligação entre as crianças que saem do curso
básico e os jovens que iniciam suas atividades no campo, passando pelo
Programa Jovem Agricultor Aprendiz, com um programa chamado de
Aprendizagem de Adolescentes e Jovens, com a finalidade de inicia-los na
preparação futura de especialização em atividades ligadas ao
agronegócio. Trata-se de uma iniciativa recente, mas que contabiliza
mais de mil crianças e jovens.
Como veem, o Senar procura encaminhar desde bem jovem o trabalhador e
produtor para formar quadros bem preparados para as atividades do
campo.
O AGRINHO é para nós caso de amor, que vai além das nossas obrigações
legais, porque lida com crianças em idade escolar e que precisam, além
dos ensinamentos curriculares, de noções de saúde, higiene, cidadania,
meio ambiente, para se tornarem cidadãos completos, cientes de seus
direitos, mas também e principalmente, de suas obrigações sociais.
O AGRINHO não seria o sucesso que é não fosse as parcerias com o
Governo do Estado, através das secretarias da Educação, Justiça, Meio
Ambiente e Agricultura.
Das Prefeituras Municipais, através de suas secretarias de educação.
De parceiros como o Ministério Público do Trabalho, Ministério
Público do Estado, Instituto de Previdência Social, Tribunal Regional do
Trabalho do Paraná, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e da empresa Dow
Agrosciences.
Do esforço de nossos e funcionários técnicos e supervisores, de nossos sindicatos rurais.
A todos agradeço o empenho e o prestígio que nos oferecem.
Quero agradecer os diretores de escola pela notável ajuda e em
particular a esses abnegados professores que fizeram do Agrinho um
instrumento de apoio para o ensino de nossas crianças e jovens.
Meus agradecimentos aos deputados da Assembleia Legislativa, que
aprovaram proposta do deputado Nereu Moura, congratulando-se com o
sistema FAEP/Senar pelo Programa Agrinho que, na palavra do ilustre
parlamentar, “contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais
conscientes e críticos”
Agradeço a presença de todos, autoridades, professores, alunos e pais
de alunos que atenderam ao nosso convite para compartilhar conosco este
dia de alegria e de sucesso destas crianças e jovens.
Muito Obrigado.
Ágide Meneguette
Presidente do Sistema FAEP"
http://www.sistemafaep.org.br/vencedores-programa-agrinho-2015.html
|
|
|
| Diretor |
Professor |
Aluno |
Educação Especial |
Guarapuava |
CLODOALDO S DE FRANCA, E-EI EF MOD E ESP – APAE |
Pitanga |
Silvana Maria Lopes Fachin |
Hérica Elaine Barbosa Ruiz |
Rosimeire Korczak da Silva |
CONCURSO DE DESENHO – 1º ANO
REDE PÚBLICA
Colocação |
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
1º |
Matelândia |
JOÃO DA COSTA VIANA, E M – E FUND |
Foz do Iguaçu |
Catia Gadonski |
Luciane Schllemer Angeli |
Julia Novelli Ledur |
REDE PARTICULAR
Colocação |
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
1º |
– |
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M |
Arapoti |
Danielle Nunes de Azevedo da Silva |
Solange Hruba |
Isadora Nunes Çar |
REDAÇÃO – 2º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Londrina |
ANTÔNIO LOCK, E M PE – ED INF ENS FUND |
Cornélio Procópio |
Edvâna da Silva Ferreira |
Cristiane da Silva |
Everton Andrade Mateus Filho |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
COLÉGIO ECEL DE BANDEIRANTES |
Bandeirantes |
Suely Aparecida Guerra Dias |
Maria Lucineia Gonçalves de Souza |
Marianne Barbosa Bomfim |
REDAÇÃO – 3º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Londrina |
AUGUSTO WEYAND, E M – ED INF E FUND |
Apucarana |
Telma Mara Ciesilski da Silva |
Debora Luiza Quintilhano |
Gabryel Donizete da Silva |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
SÌTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M |
Arapoti |
Danielle Nunes de Azevedo da Silva |
Ketly Monique da Silva |
Rhuan Pablo Campos |
REDAÇÃO – 4º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Ponta Grossa |
ZAHIRA C.P.MELLO, E M PROFA-E INF E FUND |
Ponta Grossa |
Silvia Helena Hoffmann Cutrim |
Rosana Aparecida Kuhn Kaiser |
Daniel Assumpção Pires |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
ABC EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL |
Umuarama |
Isabel Cristina Pires Bois |
Caroline Sauka Silva |
Gustavo Evaristo de Almeida |
REDAÇÃO – 5º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Curitiba |
ANTÔNIO J.DE CARVALHO, E M-ED INF E FUND |
Campina Grande do Sul |
Luciane Nowotny |
Alessandra Lourenço Leite |
Milena dos Passos Freitas Maciozek |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
COLÉGIO FUTURA |
Coronel Vivida |
Marcelo Heemann |
Suellen Cristina Santos da Rosa |
Aléxia Companhoni Ribeiro |
REDAÇÃO – 6º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Campo Mourão |
OLAVO BILAC, E E – E FUND |
Faxinal |
Rozeli Pinheiro Camargo Santana |
Maria Eloísa Henrique Lemes |
Luany Emanuelly de Oliveira |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M |
Arapoti |
Danielle Nunes de Azevedo da Silva |
Elisandra Ribeiro Alpes |
Maria Eduarda de Anhaia |
REDAÇÃO – 7º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Pato Branco |
TANCREDO NEVES, C E – E FUND MÉDIO |
São João |
Tânia Aparecida Huppes |
Nelci Cassol |
Bárbara Roberta Sampaio |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
COLÉGIO DOM BOSCO |
Cornélio Procópio |
Silvia Regina Tardelli |
Fábio José Pires |
Laiany Novaes |
REDAÇÃO – 8º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Campo Mourão |
LEOPOLDINA, E E DONA – E FUND |
Juranda |
Isair Aparecida Bortolucci Hartmann |
Solange Zanuto Camargo |
Jaqueline Menezes de Souza |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Campo Mourão |
LEOPOLDINA, E E DONA – E FUND |
Juranda |
Isair Aparecida Bortolucci Hartmann |
Solange Zanuto Camargo |
Jaqueline Menezes de Souza |
REDAÇÃO – 9º ANO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
Campo Mourão |
RANCHO ALEGRE, C E – E FUND MEDIO |
Rancho Alegre do Oeste |
Elionardo da Silva |
Edna Fontana Castro |
Diogo da Silva Bezerra |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
Aluno |
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M |
Arapoti |
Danielle Nunes de Azevedo da Silva |
Luana Cristina Campos Viccini |
Ricardo Rodrigues Pedroso Junior |
ESCOLA AGRINHO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Colocação |
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
1º |
Londrina |
CORREIA DE FREITAS, E M – ED INF ENS FUND |
Ribeirão Claro |
Daniela Rodrigues Martelini Rahuam |
Patrícia Baggio Franke Néia |
2º |
Curitiba |
ANTÔNIO J.DE CARVALHO, E M-ED INF E FUND |
Campina Grande do Sul |
Luciane Nowotny |
Marineia Manenti |
3º |
Ponta Grossa |
PEQUENO REINO, C M E I |
Castro |
Claudia Aparecida Salgado de Castro |
Claudia Aparecida Salgado de Castro |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
CLODOALDO S DE FRANCA, E-EI EF MOD E ESP – APAE |
Pitanga |
Silvana Maria Lopes Fachin |
Marizeli Terezinha Beló |
MUNICÍPIO AGRINHO
Colocação |
Regional |
Município |
Relator |
1º |
Curitiba |
Campina Grande do Sul |
Lismari Bontorim Giacomitti |
2º |
Pato Branco |
São João |
Monica Casagrande |
3º |
Ponta Grossa |
Castro |
Luciane Aparecida da Silva Farias |
EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA AGRINHO
REDE PÚBLICA DE ENSINO
Colocação |
Regional |
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
1º |
Pato Branco |
SÃO PEDRO, E M – ED INF ENS FUND |
São João |
Celia Pagnussat Soares |
Carolina Ballin Cucchi |
2º |
Ponta Grossa |
TERRA NOVA, E R M DE – E FUND |
Castro |
Elizabeth Veronica Barth Brandes |
Carina Hampf de Oliveira |
3º |
Umuarama |
ADRIANO FRANCO, E M PROF – E FUND |
Terra Boa |
Rosiani Medeiros dos Reis Bazarin |
Elaine de Souza Barbosa Bernardes |
4º |
Matelândia |
SERAFIN M. DE SOUZA, E M-ED INF ENS FUND |
São Miguel do Iguaçu |
Cátia Regina Frasson |
Geni Kelli Dal Moro |
REDE PARTICULAR DE ENSINO
Escola |
Município |
Diretor |
Professor |
OSVALDO BIASSIO, E-EI EF MOD ED ESP – APAE |
Castro |
Rosa dos Santos Oliveira |
Alice Ramos Bartmeyer |
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