Premiação do Agrinho 2015

A energia do SENAR – PR uniu o campo e a cidade na maior festa da educação

   
309 alunos e professores de vários municípios foram premiados

    Cerca de duas mil pessoas, entre alunos, professores, pais e lideranças de todas as regiões do Estado participaram da premiação do Programa Agrinho, nesta segunda-feira (26), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

    O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do sistema FAEP/SENAR-PR e envolve 718 mil alunos das redes pública e particular de 3.640 escolas, distribuídas em 330 municípios do Paraná. Na cerimônia desta segunda-feira foram entregues 309 prêmios para os alunos, nas categorias desenho (turmas de 1º ano e educação especial) e redação (2º ao 9º ano), para os municípios, nas categorias Município Agrinho e Escola Agrinho, e para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.

    O presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.

    Neste ano concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular com o tema “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”, que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética. Na opinião do diretor executivo do SENAR nacional, Daniel Carrara, presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do SENAR-PR com o futuro dos recursos naturais. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.

    Esta é a 20ª edição do Agrinho. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde e segurança pessoal e ambiental. O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos. De acordo com a secretaria Estadual de Educação, Ana Seres Comin, a iniciativa envolve quatro secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Justiça; Meio Ambiente, e Educação. “Há 20 anos o Agrinho contribui levando temáticas extremamente importantes para a sala de aula."

    A grande apoteose do evento foi a premiação das cinco experiências pedagógicas, eleitas entre as 22 melhores iniciativas concorrentes. Os vencedores nesta categoria levam para casa um carro zero quilômetro. 

CORNÉLIO PROCÓPIO PRESENTE

Através do Sindirural, sob a presidência de Floriano Leite Ribeiro, Cornélio Procópio se fez representar com uma Caravana de 27 pessoas, entre professores e alunos premiados.

 

Confira as professoras vencedores do Agrinho. A lista completa dos 309 campeões pode ser vista no site da Faep.

Rede Pública

1º lugar

Munícipio – São João
Escola – São Pedro
Professora – Carolina Ballin Cucchi
O projeto “Quem Planta Colhe” surgiu a partir da necessidade de criar hábitos alimentares saudáveis e melhorar o espaço externo da escola. Ao longo das etapas do projeto foram desenvolvidas diversas ações: instalação de um pomar, horta convencional, eco-horta, painéis, móbiles, leituras, releituras de obras de arte, produção de textos, criação de peças teatrais educativas, maquetes, música, livro de receita, dia da fruta, passeios e apresentações.

2 º lugar

Município – Castro
Escola – Terra Nova
Professor – Carina Hampf de Oliveira
A professora Carina desenvolveu com seus alunos um projeto para estreitar os laços que unem o campo e a cidade, com o título “Projeto Agrinho – Lançando Sementes”. Baseando-se no livro “Que delícia de bolo”, ela trabalhou com as crianças sobre a origem dos ingredientes e organizou diversas ações, como aulas passeio para mostrar às crianças o caminho que cada produto faz do campo à área urbana. O projeto também envolveu a comunidade, com a confecção de sabão caseiro, de brinquedos feitos com sucata e de casa com caixas de leite.

3 º lugar

Município – Terra Boa
Escola – Adriano Franco
Professor – Elaine de Souza Barbosa Bernardes
Dos 28 alunos da turma da professora Elaine, três residem na área rural de Terra Boa e todos os dias precisam do ônibus para chegar à escola e também para voltar para casa. Eles chegavam no horário, mas tinham que sair 15 minutos mais cedo para pegar a condução. Diante dessa situação, ela observou que esses alunos eram chamados de “caipiras” pelos colegas da área urbana. Com isso , ela desenvolveu o projeto “Caipira Sim! E de coração! Produzindo alimento para toda nação”, valorizando o trabalho do homem no campo.

4º lugar

Munícipio – São Miguel do Iguaçu
Escola – Serafin M. de Souza
Professora – Geni Kelli Dal Moro
“Por uma gota de Cooperação”, foi o projeto da professora Geni. Após trabalhar com a sua turma de alunos o material do livro da Coleção 4 do Agrinho, eles começaram a fazer uma pesquisa sobre assuntos relacionados ao campo. Durante as aulas, as crianças levantaram diversos assuntos e perceberam que, além dos produtos oriundos da área rural, a água também é um dos principais elos entre a zona rural e urbana. Ao longo do projeto foram realizadas diversas ações, como a conscientização da comunidade para reduzir o consumo e evitar o desperdício de água. Além disso, a entrega de panfletos com dicas contra o desperdício e também foi criada uma página no facebook para divulgar o assunto.

Rede particular

Município – Castro
Escola – Osvaldo Biassio – APAE
Professor – Alice Ramos Bartmeyer
“A arte com a natureza no campo e na cidade”, esse foi o projeto da professora Alice. Ela trabalhou com seus alunos na disciplina de Arte e realizou inúmeras ações para o desenvolvimento do projeto. Entre elas, a coleta de materiais na natureza para transformá-los em outros objetos, como um nariz de pinóquio feito de madeira, por exemplo. A turma também visitou a Colônia Terra Nova, em Castro, onde conheceram um pouco da história dessa comunidade alemã e a atividade leiteira.

 

 

Discurso de Ágide Meneguette,  do presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR na abertura do evento de premiação do Agrinho 2015

"O campo e a cidade unidos pela nossa energia.

Este é o tema do Agrinho 2015 e tem vários significados.
Um deles é a interação entre cidade e campo no uso da energia e da água, tema extremante atual em face dos perigos que rondam tanto a geração de energia – seja pela escassez de projetos e da falta de pressão nas grandes barragens – como a de água, seja para consumo humano ou para a produção agropecuária, como estamos assistindo em várias regiões do país.
Assim, consumo responsável é a palavra de ordem.
Outro significado é a da imensa possibilidade de fontes alternativas de energia para evitar a nossa crucial dependência de combustíveis poluentes.
A água ainda é a melhor fonte de energia. Mas além dela, o sol e o vento, que começam a ser mais bem aproveitados em algumas partes do país.
E mais, a bioenergia, resultado do trabalho do campo na produção de insumos que permitem a sua transformação em energia, até pouco tempo atrás rejeitados.
A conscientização desta nova geração de jovens sobre os limites que impõe as tecnologias tradicionais na produção de energia e na utilização da água é uma preocupação que deve permear a formação de nossos estudantes.
O que o Programa Agrinho se propõe é a formação de novas gerações de paranaenses com consciência crítica e capacidade de ação quando chegar o momento delas assumirem o comando dos setores produtivos e de decisão.
O Agrinho faz parte de um elenco de programas que tem por finalidade melhorar a vida das pessoas através do desenvolvimento econômico e social.
A finalidade principal do SENAR é a formação profissional rural, com a qualificação de trabalhadores e produtores rurais para que desempenhem suas tarefas com produtividade e rentabilidade.
Para isso, o SENAR possui mais de 250 títulos de cursos, que abrangem a quase totalidade das atividades rurais.

Já passaram pelos cursos do Senar 967 mil trabalhadores e produtores, com a expedição de 1 milhão e 800 mil certificado.
Além das atividades normais de capacitação, o SENAR mantém programas importantes, como o Empreendedor Rural, em parceria com a FETAEP e com o SEBRAE e pelo qual já passaram 21.500 trabalhadores e produtores, na sua grande maioria jovens, com preparo para elaboração e execução de projetos.
O Jovem Agricultor Aprendiz é outra iniciativa que beneficia filhos de trabalhadores e produtores de 14 a 17 anos, que os prepara em gestão de propriedade e os encaminha para cursos de formação profissional. Até este ano, 51 mil jovens passaram pelo JAA, em cursos com mais de 240 horas.
O Senar busca fazer uma ligação entre as crianças que saem do curso básico e os jovens que iniciam suas atividades no campo, passando pelo Programa Jovem Agricultor Aprendiz, com um programa chamado de Aprendizagem de Adolescentes e Jovens, com a finalidade de inicia-los na preparação futura de especialização em atividades ligadas ao agronegócio. Trata-se de uma iniciativa recente, mas que contabiliza mais de mil crianças e jovens.
Como veem, o Senar procura encaminhar desde bem jovem o trabalhador e produtor para formar quadros bem preparados para as atividades do campo.
O AGRINHO é para nós caso de amor, que vai além das nossas obrigações legais, porque lida com crianças em idade escolar e que precisam, além dos ensinamentos curriculares, de noções de saúde, higiene, cidadania, meio ambiente, para se tornarem cidadãos completos, cientes de seus direitos, mas também e principalmente, de suas obrigações sociais.
O AGRINHO não seria o sucesso que é não fosse as parcerias com o Governo do Estado, através das secretarias da Educação, Justiça, Meio Ambiente e Agricultura.
Das Prefeituras Municipais, através de suas secretarias de educação.
De parceiros como o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, Instituto de Previdência Social, Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e da empresa Dow Agrosciences.
Do esforço de nossos e funcionários técnicos e supervisores, de nossos sindicatos rurais.
A todos agradeço o empenho e o prestígio que nos oferecem.
Quero agradecer os diretores de escola pela notável ajuda e em particular a esses abnegados professores que fizeram do Agrinho um instrumento de apoio para o ensino de nossas crianças e jovens.
Meus agradecimentos aos deputados da Assembleia Legislativa, que aprovaram proposta do deputado Nereu Moura, congratulando-se com o sistema FAEP/Senar pelo Programa Agrinho que, na palavra do ilustre parlamentar, “contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e críticos”
Agradeço a presença de todos, autoridades, professores, alunos e pais de alunos que atenderam ao nosso convite para compartilhar conosco este dia de alegria e de sucesso destas crianças e jovens.
Muito Obrigado.
Ágide Meneguette
Presidente do Sistema FAEP"

http://www.sistemafaep.org.br/vencedores-programa-agrinho-2015.html




Diretor Professor Aluno
Educação Especial Guarapuava CLODOALDO S DE FRANCA, E-EI EF MOD E ESP – APAE Pitanga Silvana Maria Lopes Fachin Hérica Elaine Barbosa Ruiz Rosimeire Korczak da Silva

CONCURSO DE DESENHO – 1º ANO

REDE PÚBLICA

Colocação Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
 Matelândia JOÃO DA COSTA VIANA, E M – E FUND Foz do Iguaçu Catia Gadonski Luciane Schllemer Angeli Julia Novelli Ledur

REDE PARTICULAR

Colocação Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M Arapoti Danielle Nunes de Azevedo da Silva Solange Hruba Isadora Nunes Çar

REDAÇÃO – 2º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Londrina ANTÔNIO LOCK, E M PE – ED INF ENS FUND Cornélio Procópio Edvâna da Silva Ferreira Cristiane da Silva Everton Andrade Mateus Filho

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
COLÉGIO ECEL DE BANDEIRANTES Bandeirantes Suely Aparecida Guerra Dias Maria Lucineia Gonçalves de Souza Marianne Barbosa Bomfim

REDAÇÃO – 3º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Londrina AUGUSTO WEYAND, E M – ED INF E FUND Apucarana Telma Mara Ciesilski da Silva Debora Luiza Quintilhano Gabryel Donizete da Silva

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
SÌTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M Arapoti Danielle Nunes de Azevedo da Silva Ketly Monique da Silva Rhuan Pablo Campos

REDAÇÃO – 4º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Ponta Grossa ZAHIRA C.P.MELLO, E M PROFA-E INF E FUND Ponta Grossa Silvia Helena Hoffmann Cutrim Rosana Aparecida Kuhn Kaiser Daniel Assumpção Pires

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
ABC EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Umuarama Isabel Cristina Pires Bois Caroline Sauka Silva Gustavo Evaristo de Almeida

REDAÇÃO – 5º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Curitiba ANTÔNIO J.DE CARVALHO, E M-ED INF E FUND Campina Grande do Sul Luciane Nowotny Alessandra Lourenço Leite Milena dos Passos Freitas Maciozek

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
COLÉGIO FUTURA Coronel Vivida Marcelo Heemann Suellen Cristina Santos da Rosa Aléxia Companhoni Ribeiro

REDAÇÃO – 6º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Campo Mourão OLAVO BILAC, E E – E FUND Faxinal Rozeli Pinheiro Camargo Santana Maria Eloísa Henrique Lemes Luany Emanuelly de Oliveira

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M Arapoti Danielle Nunes de Azevedo da Silva Elisandra Ribeiro Alpes Maria Eduarda de Anhaia

REDAÇÃO – 7º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Pato Branco TANCREDO NEVES, C E – E FUND MÉDIO São João Tânia Aparecida Huppes Nelci Cassol Bárbara Roberta Sampaio

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
COLÉGIO DOM BOSCO Cornélio Procópio Silvia Regina Tardelli Fábio José Pires Laiany Novaes

REDAÇÃO – 8º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Campo Mourão LEOPOLDINA, E E DONA – E FUND Juranda Isair Aparecida Bortolucci Hartmann Solange Zanuto Camargo Jaqueline Menezes de Souza

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Campo Mourão LEOPOLDINA, E E DONA – E FUND Juranda Isair Aparecida Bortolucci Hartmann Solange Zanuto Camargo Jaqueline Menezes de Souza

REDAÇÃO – 9º ANO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Regional Escola Município Diretor Professor Aluno
Campo Mourão RANCHO ALEGRE, C E – E FUND MEDIO Rancho Alegre do Oeste Elionardo da Silva Edna Fontana Castro Diogo da Silva Bezerra

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor Aluno
SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, C-EI EF M Arapoti Danielle Nunes de Azevedo da Silva Luana Cristina Campos Viccini Ricardo Rodrigues Pedroso Junior

ESCOLA AGRINHO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Colocação Regional Escola Município Diretor Professor
Londrina CORREIA DE FREITAS, E M – ED INF ENS FUND Ribeirão Claro Daniela Rodrigues Martelini Rahuam Patrícia Baggio Franke Néia
Curitiba ANTÔNIO J.DE CARVALHO, E M-ED INF E FUND Campina Grande do Sul Luciane Nowotny Marineia Manenti
Ponta Grossa PEQUENO REINO, C M E I Castro Claudia Aparecida Salgado de Castro Claudia Aparecida Salgado de Castro

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor
CLODOALDO S DE FRANCA, E-EI EF MOD E ESP – APAE Pitanga Silvana Maria Lopes Fachin Marizeli Terezinha Beló

MUNICÍPIO AGRINHO

Colocação Regional Município Relator
Curitiba Campina Grande do Sul Lismari Bontorim Giacomitti
Pato Branco São João Monica Casagrande
Ponta Grossa Castro Luciane Aparecida da Silva Farias

EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA AGRINHO

REDE PÚBLICA DE ENSINO

Colocação Regional Escola Município Diretor Professor
Pato Branco SÃO PEDRO, E M – ED INF ENS FUND São João Celia Pagnussat Soares Carolina Ballin Cucchi
Ponta Grossa TERRA NOVA, E R M DE – E FUND Castro Elizabeth Veronica Barth Brandes Carina Hampf de Oliveira
Umuarama ADRIANO FRANCO, E M PROF – E FUND Terra Boa Rosiani Medeiros dos Reis Bazarin Elaine de Souza Barbosa Bernardes
Matelândia SERAFIN M. DE SOUZA, E M-ED INF ENS FUND São Miguel do Iguaçu Cátia Regina Frasson Geni Kelli Dal Moro

REDE PARTICULAR DE ENSINO

Escola Município Diretor Professor
OSVALDO BIASSIO, E-EI EF MOD ED ESP – APAE Castro Rosa dos Santos Oliveira Alice Ramos Bartmeyer
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