Futebol: Primeira Divisão do Paranaense

PSTC aposta em base e filosofia na primeira divisão do Paranaense

Clube vai debutar na elite do futebol do Paraná em 2016; estreia será contra o Londrina, no dia 31 de janeiro

Fotos: Ricardo Chicarelli
Neto (à dir.) reencontrará o Londrina na estreia do Campeonato Paranaense
Reginaldo Vital (fundo) espera pela chegada de mais seis reforços ao PSTC

Campeão da Divisão de Acesso, o PSTC aposta na manutenção do elenco e na filosofia de clube revelador para se dar bem no Paranaense de 2016, quando pela primeira vez na sua história vai jogar a elite do futebol do Paraná.
Primeiro time a começar a preparação para o ano que vem – os treinos iniciaram em 16 de novembro –, o PSTC manteve dez atletas campeões da segunda divisão, além do técnico Reginaldo Vital. Os treinamentos acontecem em Uraí (Norte), onde o clube mantém a sua estrutura de trabalho, residência dos jogadores e utiliza o estádio municipal para os treinos. Os jogos no Estadual serão no estádio Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio, cidade para onde o clube se mudou em 2013 e por isso passou a se chamar PSTC Procopense.
O grupo atual tem 22 atletas e pelo menos mais seis reforços serão contratados. Alguns dos destaques do título da Divisão de Acesso permanecem, como o goleiro Lucas, o zagueiro Tayron, o lateral-esquerdo Índio, o volante Rafael Lemes e os atacantes Afonso e Lucão. Os novos reforços são os goleiros Fábio Otobele e Renan, os zagueiros Neto, Rafael Almeida, Márcio e Pedrão, o lateral-direito Thiago Amorim, o volante Artur, os meias Jenison, Rodolfo e Barone e o atacante Chimba.

"Não temos parâmetro de uma primeira divisão, então vamos com os pés no chão. Vamos manter a nossa filosofia, que é baseada na qualidade técnica, na formação e revelação de jogadores", frisou o gerante de futebol Renato David. "Para um time que estreia na primeira divisão não cair já é difícil. Então, essa é a nossa primeira meta".

AVALIAÇÃO

Como preparação, no próximo sábado, o time realiza um jogo-treino contra o Arapongas, em Uraí. O teste será importante para a avaliação de Reginaldo Vital, ex-volante revelado pelo próprio clube. Vital espera ainda a chegada de dois laterais, dois meias e dois atacantes. "Vamos com calma para não errarmos nos nomes. Será uma competição muito difícil, mas acreditamos que, como de 12 equipes se classificam oito, podemos chegar", apontou o treinador.
Para o capitão Tayron, de 25 anos, a manutenção da base e o início precoce dos trabalhos pode ser fundamental para uma boa participação da equipe. "Esperamos brigar pela classificação. Temos jogadores rodados, apesar da pouca idade. Aqueles que chegaram agregaram muito ao grupo e temos que pensar grande", ressaltou o zagueiro, revelado no Matsubara.
Experiência é o que não falta ao zagueiro Neto, de 30 anos. Revelado pelo próprio PSTC e com passagem pelo Londrina, o jogador atuou durante cinco anos na Tailândia e nesta temporada ficou sem jogar em virtude de uma lesão no joelho. "Toda a organização do clube, a manutenção dos profissionais e a filosofia refletem em campo e ajudam também quem está chegando. A expectativa é grande", revelou. "Para mim, vai ser diferente encarar o Londrina, mas não podemos escolher adversário. Temos como jogar de igual para igual", frisou o zagueiro, que foi campeão da Copa Paraná pelo Londrina em 2008. O PSTC estreia contra o Londrina no dia 31 de janeiro, no estádio dos Pássaros, em Arapongas, campo onde o alviceleste vai mandar suas primeiras partidas no Estadual.
Lucio Flávio Cruz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS