Três cidades da AMUNOP enfrentam epidemia de dengue

Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso e Assaí foram incluídos na lista de epidemia de novo boletim da dengue divulgados nesta terça-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo onze cidades do Paraná enfrentam epidemia de dengue: Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Paranaguá, Cambará, Mamborê, Itambaracá e Guaraci – que já faziam parte da lista –, e agora foram incluídos além de Nova Aliança do Ivaí, os três municípios citados acima que fazem parte Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), mesoregião ao qual Cornélio Procópio pertence.
Para que seja considerada situação epidêmica, é preciso a confirmação de mais de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Desde agosto do ano passado, já são 2.693 casos confirmados, distribuídos em 153 municípios paranaenses. O boletim da semana passada apontava cerca de 2,2 mil casos.

Cidades Vizinhas
Uraí no ano passado voltou a registrar vários casos de dengue, apesar disso a cidade está fora do alerta da Secretaria. Informações confirmadas pela Secretaria de Saúde do Município de Leópolis, são de que o distrito de Jandinópolis, tem 5 casos confirmados e mais de 9 notificações de dengue. Leopólis, também vizinha de Cornélio, tem 4.165 habitantes (população estimada, último Censo em 2010 apontava 4.145) e Jandinópolis apenas 500 habitantes.  
Cornélio Procópio segundo a Secretaria de Saúde do Município registrou apenas 2 casos neste período.

Mortes
O novo boletim traz ainda a confirmação de três novas mortes por dengue no estado. Os óbitos aconteceram entre 11 e 24 de janeiro nas cidades de Paranaguá (2) e Foz do Iguaçu (1). Com isso, sobe para cinco o número de mortes pela doença neste ano.
Segundo a Secretaria, os óbitos de Paranaguá correspondem a uma idosa de 89 anos e um homem de 34 anos. Os dois tinham histórico de doença crônica. Já a morte de Foz do Iguaçu foi de uma jovem de 27 anos, sem nenhuma doença pré-existente. Outras duas pessoas já tinham morrido de dengue no estado em 2016 – ambas em Paranaguá.
Segundo o boletim, os municípios com maior número de casos notificados são Londrina (4.245), Paranaguá (2.100) e Foz do Iguaçu (1.645). Os municípios com maior número de casos confirmados são: Paranaguá (766), Foz do Iguaçu (424) e Londrina (376).

Mapa da dengue
Desde agosto do ano passado, já são 2.693 casos confirmados, distribuídos em 153 municípios paranaenses. Confira as 11 cidades em situação de epidemia:
 
Fonte: Jornal Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS