Melhor Idade

Nova lei do vereador Fernandinho Peppes transformará o Ceconti em um Centro de Referência de Atendimento ao Idoso
Ceconti se transformará em um “oásis” para a Melhor Idade Fernandinho Peppes criou uma lei que, se sancionada e EXECUTADA pelo prefeito municipal transformará o Ceconti em referência no atendimento aos idosos
Depois da lei que acaba com a segregação dos idosos no transporte coletivo, da lei que isenta alguns idosos do pagamento do IPTU, o vereador Fernandinho Peppes prova, mais uma vez, que está sempre atento às necessidades e preocupado com essa faixa etária da população que mais cresce em Cornélio Procópio e em todo o Brasil, o pessoal da Melhor Idade (pessoas acima dos 60 anos).
Dessa vez, ele foi mais além, apresentou a lei 01/2016 (a primeira do ano) que adapta e amplia o atendimento prestado pelo Ceconti – Centro de Convivência da Terceira Idade de Cornélio Procópio, transformando o local que hoje funciona com apenas algumas atividades, mas que com a nova lei criada pelo vereador, o atendimento dará um salto enorme em prestação de serviços que garantirão a qualidade de vida dos idosos, e o melhor, tudo de forma gratuita.
Além dos atendimentos já prestados, a nova lei promoverá ações de hábitos saudáveis que garantam vida longa e envelhecimento digno aos procopenses. Serão várias atividades relacionadas à saúde, educação, motivação e assistenciais que transformarão o máximo de idosos em pessoas ativas e com autonomia, entre elas:
- Aferição diária da pressão arterial e dos níveis de glicose;
- Educação permanente com alfabetização e aperfeiçoamento da capacidade de ler, escrever e interpretar;
- Discussão e entendimento do Estatuto e da Política Nacional do Idoso;
- Assistência Jurídica;
- Assistência Psicológica;
- Assistência Social;
- Aulas de dança de salão e outros ritmos;
- Aulas de ginástica, caminhada monitorada e/ou alongamento, trabalhando assim, os fatores de risco relacionados com o sedentarismo;
- Noções de Inglês e /ou espanhol;
- Coral;
- Prestação de serviços para melhorar a autoestima, como cabeleireiro, manicure, maquiagem e massagem estética;
- Formação de grupos de convivência comunitária, visando a troca de experiências;
- Oficinas de artesanato, patchwork, crochê e pintura em tecidos;
- Prioridade no encaminhamento e atendimento médico e odontológico nas Unidades Básicas de Saúde;
- Terapia Ocupacional;
- Acompanhamento nutricional para desenvolverem hábitos alimentares saudáveis e adequados às pessoas idosas;
- Jogos Interativos;
Fernandinho acredita que com essas melhorias o Ceconti se transformará em um espaço de formação cidadã, cultural, recreativa e de respeito aos direitos da pessoa idosa, proporcionando um envelhecimento saudável.
Ainda de acordo com o vereador, isso tudo pode ser feito sem grandes despesas acessórias ou extraorçamentárias ao Executivo. “Para que sejam realizados os atendimentos previstos nesta nova lei, indico que sejam feitas alocações de profissionais do próprio quadro da prefeitura, além de convênios e parcerias com outras instituições. A intenção é que se crie equipes intersetoriais e multidisciplinares para prestação de atendimento integral ao idoso em um único local” defende Fernandinho.
Para ele, o Ceconti será um projeto a exemplo de um CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, local destinado às famílias com vulnerabilidade social ou uma UBS que atende as famílias na área da saúde, no caso do Ceconti tratando-se de uma entidade ligada à Prefeitura será para o atendimento específico aos idosos nas diversas áreas”, exemplifica o vereador.
A minha intenção é reforçar as atividades do Ceconti, mas sempre respeitando a ACODETI que atende a parte dos direitos dos idosos e os representa nas questões jurídicas através das reinvindicações.
Mais uma vez, o vereador Fernandinho Peppes cria uma lei específica para os idosos, provando que nele, o pessoal da Melhor Idade, pode confiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS