ACOMPANHAMENTO

Fernanda Richa e chefes de escritórios regionais avaliam trabalho social no Estado

O acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias nos municípios paranaenses foi o principal assunto tratado pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, com os chefes dos 22 escritórios regionais da pasta. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (3), no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Durante a reunião, a equipe avaliou a política de assistência social, os programas de proteção da garantia de direitos da criança e do adolescente e o atendimento às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Família Paranaense, principal programa do Governo do Estado para a erradicação da pobreza, também foi discutido. Fernanda orientou que as equipes devem intensificar o monitoramento das ações nas suas regiões, observando se o plano de ação das famílias atendidas está de acordo com as necessidades de cada uma delas, além de avaliar os resultados das metas estipuladas no programa.

“É nossa obrigação acompanhar todas as famílias atendidas, dar condições para que, ao final, possam ser inseridas no mercado de trabalho. Só assim poderão ser desligadas do programa e caminhar com as próprias pernas, se tornando protagonistas de um futuro melhor e mais promissor”, disse a secretária.

Desde que foi implantado, em 2012, o Família Paranaense atendeu quase 220 mil famílias – 34 mil tiveram acompanhamento familiar e 201 mil receberam complementação de renda.

MONITORAMENTO – Durante a reunião, a chefe do Escritório Regional de Ponta Grossa, Luciana Franco Silvestre, entregou à secretária um relatório de monitoramento de gestão da assistência social e da área do trabalho. O documento reúne informações coletadas junto aos 18 municípios que compõem a regional, de outubro a dezembro de 2015.

“Avaliamos várias questões, desde a gestão, o funcionamento dos serviços e o controle social. Assim identificamos os avanços, os desafios a serem enfrentados e as potencialidade que existem em cada município”, explicou. O resultado do monitoramento será apresentado aos municípios em uma reunião no final de março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS