COBERTURA JORNALISTICA EM CUBA

Visita do presidente Obama a Cuba (Marcos Brito)

Tive o privilégio de viver momentos importantes na história recente da Ilha de Cuba. Em 1995 pude acompanhar de perto a polemica em torno da derrubada por Migs, de aviões americanos que endureceu ainda mais o bloqueio naquela ilha. Acompanhei a polêmica em torno do menino Elian Gonzales que chegou aos estados unidos depois de fugir com a mãe de balsa e foi devolvido a Cuba para seu pai, porque a mãe morreu na travessia. Estive no enterro de Che Guevara, quando seus restos mortais foram depositados em um museu em Santa Clara, cerca de 260 quilômetros de Havana.. Vivenciei a visita do Papa João Paulo II, primeiro papa a visitar a ilha depois da revolução de 59. E acompanhei os primeiros movimentos da posse do presidente Raul Castro Ruz, substituindo o irmão Fidel depois de 50 anos no poder. Estava em Havana quando o presidente Fidel Castro caiu em Santa Clara depois de um evento e a partir daí toda sua luta para sobreviver. Assisti a posse de Raul Castro como presidente substituindo o irmão, acometido de grave enfermidade. Vi com os próprios olhos as mudanças que estão ocorrendo na ilha, como a posse de dólar americano por cubanos, antes punido com prisão, a flexibilização da saída de cubanos da ilha para o mundo e fiz muito mais de mil amigos de verdade naquele país.
Mas na ultima semana, participar dos eventos que movimentaram o mundo foi sem dúvidas uma dádiva de Deus. Como integrante da Organização Repórteres sem Fronteiras, fui até Havana e juntamente com 1.500 jornalistas de 124 países, pude ver o homem mais poderoso do mundo a poucos metros de distancia em evento na turística Havana Velha, no domingo, dia 20 de março, por volta das 16 horas. Claro que a segurança impediu e impôs uma série de restrições a todos nós, mas foi legal estar ali. Depois vimos ele no aeroporto, se preparando para viajar até a Argentina e la se foi Obama para mais uma aventura latina. Já o show dos Rolling Stones foi um capitulo a parte. Milhares de pessoas de todas as idades reunidas na Ciudad Deportiva em nada lembrava a muvuca que foi os shows aqui no Brasil. 

Veja a expressão do Fidel Castro, ao comentar a visita do presidente a Cuba. Foi duro mesmo. veja o que ele falou: “Que ninguém tenha a ilusão de que o povo deste nobre e abnegado país renunciará à glória e aos direitos, e à riqueza espiritual que ganhou com o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura. Advirto ademais que somos capazes de produzir os alimentos e as riquezas materiais de que necessitamos com o esforço e a inteligência de nosso povo. Não necessitamos que o império nos dê nada de presente. Nossos esforços serão legais e pacíficos, porque é nosso o compromisso com a paz e a fraternidade de todos os seres humanos que vivemos neste planeta”, escreveu Fidel sobre os termos da reaproximação entre Cuba e EUA, anunciada em dezembro de 2014 pelos governos dos dois países após 53 anos de ruptura.conclui






Pouca publicidade
Também foi desta vez que vi pouca publicidade oficial em torno da visita do presidente Obama a Cuba. Todos os jornalistas buscavam faixas e cartazes saudando o ilustre visitante. Depois de uma busca incessante achei este cartaz aí próxima da Catedral de havana, onde Obama esteve poucas horas antes. Foto do presidente Obama com o Che Guevara no fundo provocou a ira dos cubanos americanos de Miami e foi criticas de todas as formar. 
Sem contar que nossa presidente também ja posou neste mesmo local quando visitou a ilha. Com o empresario Luiz Henrique Ferroni de Santo Antonio da Platina, também visitamos aquela praça, ponto turístico imperdível para quem visita Havana.. registrado.
 Em tempo:
Queria registrar que a Jornalista Claudia Trevisan, correspondente do Jornal Estado de São Paulo também esteve em Cuba participando deste momento histórico. Dois procopenses registrando uma página importante da história daquele país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS