Coluna Semanal dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016


Jogos Rio2016: um projeto transformador


Em 2007, após a realização bem-sucedida dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil apresentou sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ao final, o Rio de Janeiro disputou o direito de sediar os Jogos de 2016 com outras três cidades: Chicago, Madrid e Tóquio. A decisão final, que consagrou o projeto do Rio, foi tomada durante sessão do Comitê Olímpico Internacional em Copenhague, na Dinamarca, em outubro de 2009. O resultado da última rodada de disputa, entre Rio e Madri, entrou para a história dos Jogos como a mais dilatada vantagem entre primeiro e segundo lugares: 66 a 32. O Rio era reconhecido como a bola da vez. A vitória do projeto brasileiro foi resultado do reconhecimento da qualidade e do preparo do país para receber eventos dessa magnitude. O projeto Rio2016 trouxe, também, enorme potencial transformador para a cidade do Rio de Janeiro e para todo o Brasil.

Os Jogos do Rio serão os primeiros realizados na América do Sul, após 27 edições na Europa, na América do Norte e na Ásia. A América do Sul é lar de quase 400 milhões de pessoas, com uma das maiores concentrações de jovens na faixa dos 18 anos no mundo, e a vinda dos Jogos para nosso continente contribuirá para aproximar ainda mais a prática desportiva da vida e do cotidiano de todos os sul-americanos. A rede nacional de treinamento construída no Brasil trará benefícios para atletas de toda a região, que poderão treinar com equipamentos modernos e de qualidade em nosso País. Após os Jogos, parte do Parque Olímpico da Barra da Tijuca será transformado no primeiro Centro Olímpico de treinamento da América do Sul.

Na última década, o Brasil realizou, com reconhecido sucesso, eventos internacionais de grande porte. O legado deixado pela Copa do Mundo de 2014 permitirá o aproveitamento dos estádios de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para as disputas dos torneios masculino e feminino de futebol olímpico.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são o maior e mais complexo evento da humanidade em tempos de paz. A realização de um megaevento como esse só é possível por meio do fortalecimento da capacidade de integração logística do país, da capacitação da mão de obra nacional e do profundo amadurecimento do setor de serviços em todo o país. Graças aos Jogos Rio2016, o Brasil entrará para o restrito grupo de países capazes de realizar esse projeto tão complexo com competência.

A cidade do Rio de Janeiro está sendo completamente revitalizada para a realização dos Jogos. As competições se realizarão em quatro áreas principais da cidade – Copacabana, Maracanã, Barra e Deodoro –, que estão sendo interligadas por uma rede de transportes moderna e ágil. Como uma das principais vitrines para o turismo estrangeiro no Brasil, as profundas transformações da cidade do Rio de Janeiro, modernizando sua infraestrutura turística e de transportes, contribuirão para atrair ainda mais turistas para todo o país. Com isso, o país inteiro será beneficiado.


Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS