NOTICIAS

Prefeitura de Cornélio retoma o programa Compra Direta


Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (03) no Sindicato Rural Patronal de Cornélio Procópio, uma reunião promovida pela Secretaria de Promoção Social, dirigida por Lucia de Fátima Cardoso Alves, que reuniu produtores e representantes dos conselhos de sanidade agropecuária e de Segurança Alimentar, para informações referentes à volta do programa Compra Direta.
O programa funcionou dentro de sua normalidade até o início de 2015, quando ele foi interrompido devido a mudanças administrativas ocorridas em Brasília. O Ministério do Desenvolvimento Social recentemente informou a retomada do programa em Cornélio Procópio, disponibilizando recursos da ordem de 211 mil Reais, para ser utilizado no programa Compra Direta até dezembro de 2016. O município gerencia o processo, e através da Nota do Produtor, o governo federal paga os fornecedores. Cada produtor vai receber um cartão, com o qual ele poderá sacar seus vencimentos na agência bancária.

Lucia informou o andamento desse retorno do programa: “Nós Estamos tentando propor aqui uma composição entre os dois conselhos, Conselho de Sanidade Agropecuária, que tem o trabalho junto aos produtores rurais, e o Conselho de Segurança Alimentar, que está ligado à Secretaria de Promoção Social. O Programa Federal de compra direta, que é um programa de aquisição de alimentos, onde o pequeno produtor da agricultura familiar recebe recursos do governo federal, adquirindo a produção para que esses alimentos sejam distribuídos para escolas, creches e entidades assistenciais do município.
O produtor vai deixar os alimentos na Casa de Passagem, e de lá os produtos serão distribuídos às entidade sociais cadastradas junto à Secretaria de Promoção Social. Atualmente são 34 produtores cadastrados, com expectativa de que esse número atinja o total de 44. 

Água como apelo
Concurso vai premiar estudantes com melhores trabalhos sobe o tema

Cornélio Procópio participa com 14 escolas públicas municipais e três passam para a segunda fase.


Quatorze as escolas públicas municipais de Cornélio Procópio participaram da primeira fase do concurso “Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2016”, sob o tema “Água, um bem precioso”, na categoria poesia e trabalho prático com confecção de quadros. Três foram selecionados dentre 29 que serão premiados com uma viagem para um sítio ecológico, o “Sítio Carroção”, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo. O prêmio é destinado aos alunos vencedores e seus professores. Além da viagem, terão o trabalho exposto em uma mostra na cidade de Londrina com os vencedores das outras cidades participantes do concurso no Paraná. Medalhas também serão entregues aos alunos.

Na segunda etapa do concurso, que será disputada regionalmente, os alunos receberão como prêmios notebooks e tabletes e premiação em dinheiro para os professores e escolas. 14 cidades participam dessa etapa. Esta é a sétima edição da promoção e é a primeira vez que Cornélio Procópio participa. “É um evento pedagógico e ambiental que tem como ponto de partida levar os alunos a refletirem e entenderem melhor o meio em que vivem e desenvolverem formas efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento. É por isso que aceitamos participar do projeto com os alunos da rede municipal de ensino”, disse a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Rosemary Patracão.

Segundo a coordenadora do concurso, Mariluz Barbosa Zanin, é preciso manter sigilo quanto ao nome dos classificados para a segunda etapa do concurso. “A principio, somente o nome das escolas podem ser divulgados para não causar danos ao concurso”, esclareceu. As instituições representadas na segunda fase foram as escolas municipais Vitorino Gomes Henriques, Damasco Adão Sotille e Noêmia de Oliveira Bruno. Também esteve presente na sede da Educação, a assessora do concurso, Samira Loureiro, que foi recebida pela diretora da secretaria, Marisa de Conti. (Comunicação/Prefeitura)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS