AGRINHO 2016

Assembleia aprova homenagem
21ª edição do Agrinho, da FAEP

Foto do Agrinho 2015, quando Cornélio Procópio esteve presente, através do Sindirural
 
  A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade nesta terça-feira (18), requerimento do deputado Nereu Moura para o envio de votos de congratulações a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), pelo Programa Agrinho. A promoção, que este ano chega à 21ª edição, terá sua final na próxima segunda-feira (24), no Expotrade em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR, resultado da parceria entre várias instituições públicas e privadas. Durante o ano são realizadas atividades nas escolas tendo como apoio o material pedagógico para os professores, com embasamento teórico e material paradidático aos alunos divididos por série onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil.

“O Agrinho é uma ação de responsabilidade social, cuja metodologia se baseia na pedagogia da pesquisa e na interdisciplinaridade com o objetivo de valorizar e reconhecer projetos de alunos e professores da rede pública de ensino”, destaca Nereu Moura. De acordo com o deputado, há 21 anos o programa contribui com a educação nas escolas do Paraná.

Neste ano, o programa tem como tema “Estreitar as Relações entre Campo e a Cidade” e envolve aproximadamente um milhão de estudantes e 80 mil professores em 330 municípios. No total, foram inscritos 5.595 trabalhos (6.148 de escolas públicas e 447 de escolas particulares), entre desenhos, redações e experiências pedagógicas.

São premiados 279. Todos os materiais são resultado das atividades que começaram no início do ano. Os educadores de todo Paraná, por meio dos materiais pedagógicos do Programa Agrinho, desenvolveram a aprendizagem dos alunos com temas de relevância social e ambiental.

Em comemoração aos 21 anos do Agrinho foram confeccionados pequenos quadros para presentear os parceiros do Programa. As peças são assinadas pela artista plástica paranaense, Paula Schmidlin, vencedora do 1º prêmio em pintura e prêmio de Aquisição pelo Governo do Estado do Paraná, aluna de grandes mestres como Fernando Calderari, Friedrich Arndt (grande Mestre Mundial de títeres), Cláudio Corrêa e Castro, Nicete Bruno, entre outros.

Metas
O Agrinho busca desenvolver junto aos estudantes ações que despertem a consciência de cidadania e o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho e consumo e preservação do meio ambiente. O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.

Desde sua criação, o programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas qualificados de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade.

Na realização do Agrinho, a FAEP/SENAR conta com parceria das secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences. Cópia do requerimento será enviada ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS