EMPREGOS EM ALTA

Contratação de temporários terá leve aumento neste Natal
No Paraná, data mais importante do comércio varejista será um pouco mais expressiva que no ano passado

O número de empregos temporários que serão criados para atender a demanda do comércio no Natal deste ano ultrapassará pouco o do ano passado. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) identificou que, entre os estabelecimentos comerciais questionados, apenas 16% têm intenção de contratar temporários para as festas de fim de ano. Apesar de o índice ser superior ao registrado na sondagem de 2015 (14,5%), o aumento no contingente de empregos não deve ser significativo.

Em 2014, no início da crise financeira, a intenção de contratação de temporários para o Natal era de 29,4%. Esse índice foi reduzido pela metade em 2015 (14,5%) e agora apresenta uma leve recuperação (16%). De acordo com o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, mesmo que timidamente, o comércio já vem percebendo sinais de melhora na economia do país. “Não apenas nesta sondagem, mas em outras pesquisas da Fecomércio, como a Conjuntural, temos verificado que, aos poucos, o comércio está se recuperando. A retomada do crescimento ainda não atingiu os indicadores que tínhamos antes das crises econômica e política, mas, levemente, estamos retomando a confiança”, observou.

Os empresários que responderam que não aumentarão seu quadro de colaboradores somam 76%, e os que ainda não se decidiram são 8%. Empresas do comércio varejista apresentam maior otimismo com a data que as de serviços. Enquanto 18% dos respondentes do comércio pretendem contratar temporários, apenas 5% dos empresários do setor de serviços responderam afirmativamente a questão.

Entre os empresários que pretendem contratar temporários, a maioria tem a intenção de manter o colaborador no quadro, mesmo após o período de festas. Eles somam 76%. Os que devem manter o quadro como estava antes são 14%.

Cargos mais cotados
Entre as vagas que devem ser abertas, a função de vendedor é a mais cotada, com a maioria das intenções de contratação (68%). Em 2015 esse índice era de 46%. Os que ainda não sabem que profissionais contratar somam 7%, e os que pretendem contratar principalmente profissionais relacionados ao caixa são 2%.

Metodologia
A sondagem foi realizada com 250 empresas do varejo da cidade de Curitiba entre os dias 01 e 17/10/16. Foram entrevistados sócios proprietários, diretores e gerentes de Recursos Humanos.

____________________________________________
Sistema Fecomércio Sesc Senac PR
Núcleo de Comunicação e Marketing
Assessoria de Imprensa: Carolina Lara
Contato: (41) 3304-2190 / carolina@pr.senac.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS