EDUCAÇÃO
Frente Parlamentar quer levar a escolas públicas experiência na capacitação de professores
Canziani acha que professor precisa ser avaliado, não para punir, mas para melhorar as aulas oferecidas em sala.
A
formação em novas metodologias de ensino pode ser o caminho para
atingir a qualidade na educação no País. A conclusão é da doutora em
educação Márcia Sebastiani, que, no ciclo de palestras “Educação em
Debate”, em Brasília, expôs a integrantes da Comissão de Educação da
Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar da Educação do Congresso
Nacional pesquisa sobre a formação de bons professores. Tanto a comissão
quanto a FPE são os promotores do evento.
Na
palestra “O que fazem os bons professores?”, Márcia lamentou que hoje
ainda exista pouca clareza sobre o que se espera desses profissionais.
A
pesquisa, desenvolvida há três anos em escolas particulares de todo
País, elabora diagnósticos identificando pontos fracos dos professores
e, em seguida, oferecendo capacitação de acordo com as necessidades.
A metodologia foi testada nos Estados Unidos com mais de três mil docentes.
De
acordo com Márcia, bons professores são os que elevam o desempenho dos
alunos, são aqueles cujos alunos realmente aprendem. Um dos métodos de
avaliação, ela explicou, é justamente ouvir os estudantes. “Os alunos
sabem melhor do que qualquer um quem são seus bons professores. São
perguntas que não dependem de o aluno ter um conhecimento específico. Um
dos fatores mais fortes de correlação com ganho de aprendizagem tem
sido a correção de lição de casa. Coisas tão simples quanto isso.”
A
formação continuada, segundo a especialista, tem o objetivo de
atualizar os professores. Márcia Sebastiani afirmou que o que é ensinado
nos cursos de licenciatura tem pouca relação com a realidade em sala de
aula.
ESCOLAS PÚBLICAS
– Presidente da Frente Parlamentar da Educação, o deputado Alex
Canziani (PTB-PR) quer levar o programa para as escolas públicas de todo
País. “O professor precisa ser avaliado, não no sentido de punir, de
excluir, mas de fazer com que tenha noção de como está dando aula. Se
houver pessoas dando feedback, dando retorno sobre o que está fazendo,
ele pode melhorar sua aula, e o maior beneficiado será o aluno”,
afirmou.
A
palestra “O que fazem os bons professores?” encerrou o ciclo “Educação
em Debate”, promovido ao longo do ano pela Comissão de Educação e pela
Frente Parlamentar da Educação.
FOTO: Cid Queiroz
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