Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016

Empreendedores rurais comprovam a força do campo em evento em Curitiba

Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016 reuniu mais de 5 mil produtores e lideranças do agronegócio. Cornélio Procópio esteve entre os 10 escolhido.

Uma parcela significativa do agronegócio paranaense esteve reunida no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na sexta-feira (2). Na ocasião, o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR desde 2003, reuniu mais de 5 mil produtores e lideranças do setor para o evento de premiação do Programa Empreendedor Rural (PER) e outras atividades, como a Olimpíada Rural de português e matemática e a palestra com o sociólogo Zander Navarro.
Os produtores e lideranças rurais de praticamente de todos os municípios do Estado foram recepcionados pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, que no discurso de abertura do evento, destacou a importância de novas iniciativas para a manutenção do crescimento do agronegócio, nos âmbitos estadual e nacional.


“O que o país mais precisa é o que vocês sabem fazer de melhor: trabalhar, produzir. Mais do que nunca o Brasil precisa de gente consciente que trabalhe, que crie riquezas”, diz Ágide.

                                                                          CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE
O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016 ainda serviu de palco para o lançamento da Campanha Nacional de Combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikunguya e Zika. Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que apresentou detalhes do programa, o evento permite atingir cada município do Paraná, pois os produtores poderão disseminar as informações.
“Esse evento demonstra a força da agricultura que sustenta a balança comercial do país. Esse trabalho do Empreendedor é fundamental para qualificação, profissionalização do produtor rural. Isso permitiu aumentar a produção sem aumentar a área”, destaca Barros.

Parceiro do SENAR-PR no PER, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, colocou o Programa Empreendedor Rural como uma eficiente ferramenta para qualificar e elaboração de projetos de investimento.
“O programa, com uma metodologia apropriada, desenvolve competências para otimizar os negócios. Na prática, moderniza e cria novos empreendimentos, inovadores e rentáveis, na realidade rural”, aponta Mueller.
Além do desenvolvimento de competência, Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae, colocou o Empreendedor Rural para o surgimento e desenvolvimento de novos líderes. “O Empreendedor Rural, que já ocorre em outros 24 Estados, valoriza o trabalho no campo, discute temas fundamentais de importância econômica e política e apoia o desenvolvimento de novos líderes no campo”, diz.

Na sequencia, o público que lotou as dependências do Expotrade Pinhais assistiu a apresentação do pesquisador da Embrapa Zander Navarro, sobre “A situação atual e o futuro próximo da agricultura e das regiões rurais do Brasil”. Na ocasião, o sociólogo colocou o Paraná como uma referência para o Brasil quando o assunto é agronegócio.
“Quando analisamos os dados econômicos, o Paraná é um orgulho. O Estado precisa continuar nesta trajetória. Se o Brasil organizasse a agropecuária como o Paraná faz, não estaria vivendo essa recessão”, colocou Navarro.
HISTÓRICO
Criando em 2003 no Paraná, mais de 22 mil produtores rurais tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades e competências como empreendedores para melhorar suas atividades por meio do Programa Empreendedor Rural. Em função do sucesso, o PER foi estendido para outras regiões do país em 2007. Atualmente, é oferecido em 23 Estados e no Distrito Federal.
Desde 2012, o SENAR-PR também passou a oferecer o Programa Empreendedor Rural via internet - o Empreendedor à Distância. Com foco no planejamento estratégico, o curso com 40 horas é dividido em quatro horas presenciais e o restante em nove semanas. Esse curso é dirigido aos produtores que já fizeram o PER.


PREMIAÇÃO AOS VENCEDORES

Primeiramente foram premiados alunos que participaram da Olimpíada Rural de português e matemática, em seguida foi apresentado ao público os 10 finalistas do Programa Empreendedor Rural(PER), destacando em vídeo os que cada um realizou.

CORNÉLIO PROCÓPIO PRESENTE


O Sindirural de Cornélio Procópio participou do evento Programa Empreendedor Rural, com uma delegação de 17 produtores rurais da região. 

NOSSA REPRESENTANTE ENTRE OS 10 MELHORES TRABALHOS

Mesmo não sendo uma das premiadas, a produtora rural, Eliana de Fátima Zavagli Marson, do Sítio São José, no município de Cornélio Procópio, foi classificada entre ao 10 melhores trabalhos em empreendedorismo rural ganhou um tablet e um "penDrive". Eliana foi representando os filiados do Sindicato Rural de Cornélio Procópio. 





Na oportunidade, o diretor do Sindirural-CP, Carlos Kaminagakura falou em nome do presidente da Entidade procopense, Floriano Leite Ribeiro, dizendo estar satisfeito em poder participar mais uma vez deste evento realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, dirigido pelo competente Ágide Meneguette e parabenizou a Eliana Marson pelo trabalho.













PROJETO DA ELIANA MARSON
A produtora Eliana de Fátima Zavagli Marson, Sítio São José, planta soja, milho e trabalha com a criação de gado. O projeto da produtora é para confinar os bovinos, assim como implantar uma nova pastagem na propriedade, como conta a produtora.























Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016
Cultivo de hortaliças e melância ficou na segunda colocação, enquanto diversificação das atividades na propriedade ocupou a terceira posição. Autores receberam uma viagem técnica internacional como prêmio.

O jovem Gustavo Freyhardt, de Porto Vitória, 21 anos, conquistou o primeiro lugar do Programa Empreendedor Rural 2016. A melhora do cultivo de hortaliças e melância do produtor Hezion Eduardo Naiverth, de Paula Freitas, ficou na segunda colocação. 
  

INCENTIVO
O projeto de Freyhardt, com o título “Investimentos em benfeitorias da leiteria visando o bem-estar e qualidade de vida da família”, busca elevar os índices de produtividade na atividade leiteira. O bem-estar animal do rebanho de 200 animais será alcançado com investimentos em equipamentos mais modernos para a sala de ordenha.                
“Estou muito feliz e realizado com essa premiação. Ao longo do curso percebi o quanto a gestão faz a diferença na propriedade rural”, disse Freyhardt, quando recebeu a notícia. “O Programa projetou novos horizontes na nossa propriedade porque tivemos uma nova maneira de olhar para toda a parte que envolve a gestão, os custos de produção e as receitas da fazenda”, acrescenta.
Hezion Eduardo Naiverth, 36 anos, desenvolveu um projeto para melhorar o cultivo de hortaliças e melância na propriedade de 47 hectares. Com o título “Otimização da produção de alimentos através de investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias”, o projeto permitiu implantar um sistema de irrigação para o cultivo da fruta. “
“Agradeço ao SENAR pela oportunidade do curso, que permitiu mudar minha visão e gestão da propriedade”, ressalta Naiverth.

Com o sugestivo título “Mais renda, por favor”, o projeto da médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, 38 anos, conquistou o terceiro lugar. Ela desenvolveu um projeto para diversificar as atividades na propriedade de 24, 2 hectares. Ao longo do curso, Carolina trabalhou com a elaboração de seis propostas: o plantio de diversas mudas agroflorestais e de mogno e glirícidia; o cultivo de noz-pecã; a construção do corredor e a divisa dos talhões para o cultivo do fruto; a construção de galinheiro para as poedeiras e da composteira de carcaça.
“Eu não esperava ganhar esse prêmio. E se pudesse fazer, faria tudo novamente”, reforça Carolina.

OLIMPÍADA RURAL


Além dos melhores projetos empreendedores, o evento premiou os vencedores das Olimpíadas de Português e Matemática. A competição, que é realizada desde 2013, reuniu em Curitiba 100 jovens de todas as regiões do Estado, 50 em cada modalidade.
As provas foram realizadas durante a parte manhã. Foram seis questões de matemática e oito questões e um texto de português. Logo após o término das provas foi feita a correção e o resultado com os vencedores saiu após o almoço.

Os três ganhadores da Olimpíada de Matemática foram Alisson Cesar Grocholski, Júlio Valéria Tamm Mendes de Morais Laura Massuda Crema. Na Olimpíada de Português, os premiados foram Aline Frontella, Diego Alex Pedroso e Igor Mateus Mariano Dutra. Todos levaram para casa tablets como prêmio.
Os participantes são alunos dos programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ). Ao longo do ano eles passam por uma triagem realizada através de provas aplicadas através do processo de Educação à Distância (EaD), no qual são auxiliados por tutores, que complementam o trabalho dos instrutores do AAJ e JAA.
De acordo com a pedagoga do SENAR-PR, Regiane Hornung, “a Olimpíada nasceu para criar o hábito do estudo à distância”. Segundo ela, é possível notar que desde que a competição foi criada, a participação dos estudantes vem aumentando, bem como as notas de corte que classificam os jovens para a etapa final da Olimpíada.

ORQUESTRA DE VIOLA E ROCK






Encerrando a programação, o grande público pode assistir a belíssima apresentação da Orquestra de Viola do Paraná, que deu um verdadeiro show. 

CONFIRA OUTRAS FOTOS COLHIDA PELA LENTE DE DANIEL DE ASSIS - Jornal Metrópole News:































 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS